Como Montar Uma Academia em Condomínio

Ter uma academia no condomínio é muito prático para quem deseja entrar em forma, pois com a rotina cada vez mais corrida pode ser difícil ter tempo para se deslocar para uma academia fora. Grande parte dos empreendimentos imobiliários oferecem academias como uma forma de oferecer mais conforto para os seus moradores.

Se o seu condomínio ainda não possui a sua própria academia é possível fazer a implantação de uma. Porém, saiba que esse tipo de instalação exige uma série de cuidados como a compra dos equipamentos e a escolha do espaço em que a academia será instalada.

Diferencial

Os condomínios que possuem academia tem um grande diferencial já que as pessoas estão muito preocupadas com a sua saúde e com o seu corpo. Dessa forma se o condomínio tem uma sala de ginástica se torna mais fácil atrair novos moradores. Quanto mais bem equipada e organizada for a academia do condomínio mais moradores irão procurar utilizá-la.

A Implantação da Academia

Para que dê tudo certo é importante que você tenha um projeto muito bem estruturado em relação a montagem do espaço para ginástica. É possível encontrar empresas que desenvolvem projetos completos para que possam ser apresentados para os condôminos. Considere ainda a questão da escolha do local em que a academia deve ser instalada.

O tamanho da academia pode variar, saiba que com 16m2 você já pode ter uma academia. É importante que o local escolhido seja claro e arejado. No projeto é necessário que conste quantos apartamentos existem no condomínio para estimar qual o percentual de uso, o layout de como serão dispostos os equipamentos, elementos decorativos entre outros.

Pesquisa

Para que a implantação da academia obtenha êxito é importante fazer uma pesquisa com os condôminos para saber se eles realmente têm interesse nesse projeto. Essa pesquisa ainda funcionará como uma forma de determinar o perfil dos usuários para ter mais facilidade para escolher os equipamentos.

Equipamentos

Na hora de comprar os equipamentos para a academia é sempre melhor investir em equipamentos de linha profissional, aqueles que são realmente usados em academias. Os equipamentos de uso doméstico são mais baratos, contudo, eles depreciam mais rapidamente.

Não podem faltar na sua academia equipamentos como bicicletas, esteiras, acessórios, estações de musculação, colchonetes entre outros. Atenção também para o piso que deve ser emborrachado para evitar acidentes e proporcionar para os equipamentos uma melhor aderência. Deve haver uma distância de 40 cm a 1 m entre um equipamento e outro, mas é claro que isso depende do aparelho.

Aprovação

Para que a instalação da academia possa acontecer de forma correta é importante que haja aprovação da mesma em assembleia. Isso porque se trata de um investimento, lembramos que o tamanho do espaço e o número de equipamentos depende muito do tamanho do condomínio.

Controle do Uso da Academia

Depois que a instalação da academia tiver pronta é necessário que haja um controle de quem frequenta o espaço para evitar problemas futuros. Sendo assim tente estabelecer regras bem claras e deixe as normas de uso dos equipamentos em destaque para que todos tomem conhecimento. O síndico é o responsável por ter o regulamento interno e os condôminos devem assinar um termo de responsabilidade em relação a forma como irão usar a academia.

O regulamento deve possuir os dias e horários em que os condôminos podem usar a academia. Nesse texto deve constar ainda que é responsabilidade do usuário repor qualquer equipamento que por ventura ele tenha estragado. É possível baixar um modelo de regulamento acessando http://www.sindiconet.com.br/334/Downloads/Academia-de-ginastica.

Termo de Responsabilidade

Crie um termo de responsabilidade que deverá ser assinado por todos no condomínio, nesse texto deverá ficar bem claro que o usuário está realizando atividade física porque assim o deseja, de maneira espontânea e que tem total responsabilidade em relação a possíveis danos a sua saúde.

Controle de Acesso

Mantenha um livro de presença no qual seja possível ter controle do acesso de quem usa a academia. O usuário deve assinar esse livro sempre que frequentar a academia. Deixe explícita a restrição de que apenas pessoas do condomínio podem usar a academia.

Crianças

É permitido que crianças a partir dos oito anos freqüentem a academia, porém, devem ter um acompanhamento profissional. Já existem equipamentos que tem a sua ergonomia pensada para as crianças. São equipamentos que trabalham com a atividade física sem usar cargas excessivas de peso.

A Manutenção dos Equipamentos

A manutenção dos equipamentos é muito importante para garantir o bem-estar dos usuários da academia e também ao ter o hábito de realizar a manutenção o condomínio evita que os equipamentos se desgastem. Para evitar problemas procure fazer um contrato de manutenção preventiva que vigore depois que a garantia expirar. Vale a pena ficar de olho nos parafusos e também no aparecimento de ferrugem.

Professor

Não é exatamente comum que haja a presença de um professor nas academias de condomínios, no entanto, essa é uma prática muito válida. Em casos em que não existe a figura desse profissional é possível que os usuários façam uma reclamação judicial. Uma pessoa que faz repetidamente um exercício errado pode causar uma lesão ou mesmo pode acontecer um acidente quando alguém usa incorretamente um equipamento.

O papel do professor nessa academia é orientar os usuários bem como montar programas de exercícios e corrigir eventuais problemas. Além disso, o profissional ainda preserva o bom uso dos equipamentos. Claro que a contratação desse professor deve atender a necessidade, ou seja, se poucas pessoas frequentam o espaço talvez não seja tão pontual fazer isso.

Vale a pena fazer uma pesquisa com os condôminos para saber quais são os horários que eles preferem para malhar e assim contratar o professor para atender nesse período. Ter um professor para uma grade de 9 horas semanais já é bom o suficiente. O professor pode criar outras atividades além de dar aulas específicas em equipamentos.

Possibilidades

O espaço da academia pode ser usado para aulas de tai-chi-chuan, hidroginástica, organização de torneios entre outros. O condomínio pode aproveitar para fazer campanhas pelo bem-estar e saúde dos condôminos por meio da prática de esportes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Condomínio

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *