Custos do Condomínio

O condomínio é composto por valores definidos por meio de critérios como a quantidade de pessoas que moram no mesmo, as opções de lazer e os funcionários. Uma das melhores formas de avaliar se o valor pago do condomínio está justo é compreender quais são as despesas que são contabilizadas.

Mesmo que o seu condomínio não tenha piscina pode ser que existam motivos para que o valor seja elevado no final das contas. Realmente itens de lazer pesam no valor final do condomínio, mas outros fatores como a quantidade de moradores também influencia. Se mais pessoas moram no condomínio menor será o valor que cada um terá que pagar.

Outro ponto que conta bastante é a localização do imóvel assim como o estilo do empreendimento e o custo de vida do lugar. Numa mesma cidade o valor dos condomínios pode variar bastante tudo depende da sua localização e da região em que está localizado.

Custos do Condomínio

Despesas Fixas

Uma despesa é um custo essencial para que o condomínio funcione e todo condomínio tem as suas despesas fixas mesmo que elas não sejam tão evidentes. A principal e maior despesa é aquela do quadro de funcionários. Em geral esse custo varia entre 55% e 64% de todos os gastos.

Vale lembrar que dentro desse custo com funcionários estão inclusos os encargos como FGTS e INSS além dos benefícios como alimentação e décimo terceiro salário. Entram nessas despesas ainda os encargos envolvidos com os serviços que são prestados ao condomínio.

Além dos gastos com os funcionários e com os encargos outras grandes despesas dos condomínios são as contas de energia e de água. Engordam a lista os gastos com a manutenção do prédio, custos mensais para preservar as piscinas, elevadores entre outros.

Gastos Administrativos

Dentre as despesas fixas podemos citar ainda os gastos administrativos bem como os custos bancários, isenção do síndico entre outros.

Gastos eventuais e gerais também devem ser somados as despesas fixas, dentre os gastos gerais podemos citar os valores gastos com cartório, materiais de limpeza, correio entre outros. Os gastos que são entendidos como eventuais são aqueles que aparecem de forma imprevista como, por exemplo, uma reforma.

Os Custos Área de Lazer

Morar num condomínio com piscina, quadras de esportes, churrasqueira, academia entre outros é maravilhoso, mas é essencial saber que tudo isso aumenta os custos mensais, valor que acaba sendo embutido nos gastos com funcionários e manutenção. Em geral uma piscina é um item relativamente barato de ser mantido no condomínio. Porém, se essa piscina fizer parte de um clube pode gerar custos mais elevados.

A Discussão Sobre os Custos Cobrados no Valor do Condomínio

Um dos principais impactos que uma pessoa tem quando está pensando em comprar ou alugar um imóvel é o valor do condomínio. Pode ser um impacto negativo ou positivo, a crença geral é a de que os imóveis localizados em locais valorizados tem uma taxa alta.

Essa máxima se mostra errada em muitos casos, pois não é exatamente somente o condomínio ser ou não de luxo que interfere nesse cálculo. Como já explicamos as despesas fixas do prédio e a quantidade de apartamentos são determinantes a formação do valor final.

Quando não existe valorização do imóvel não deve haver aumento das tarifas que deverão ser divididas entre os moradores. No momento de definir o valor do condomínio o que realmente pesa são os gastos com funcionários, zeladores, limpeza, segurança entre outros.

Devo ou Não Pagar?

Observando que os fatores que mais pesam nos custos do condomínio são aqueles inevitáveis para a manutenção e funcionamento do prédio fica a pergunta de porque tantas pessoas se queixam desse valor. A primeira coisa que as pessoas devem compreender é que quanto menos elas consumirem no dia a dia menos terão que pagar.

Além disso, quando maior o número de apartamentos menor será o valor a ser pago pelos moradores. O que parece tirar o sono de muitos condôminos é o fato de que se sentem pagando pelo o que não usam. Em condomínios de luxo, por exemplo, são inclusos valores de despesas com manutenção de quadras de esportes e piscinas.

Para as pessoas que não usam esses espaços existe um descontentamento por ter que arcar com as despesas dos mesmos. Algumas áreas de lazer de condomínios de luxo podem ser tão grandes que passem a exigir a contratação de pessoal extra para fazer a sua administração, tudo isso vai se tornando gastos fixos que precisam ser rateados entre os moradores. Não dá para ficar separando quem usa isso ou aquilo na hora de pagar.

Sendo assim quando estiver procurando um apartamento para comprar ou alugar leve isso em consideração, será que você quer pagar um condomínio que inclua piscina e quadra de esportes se não pretende usar esses espaços?

Saiba o Que Vem Pela Frente

Compreender quais são os gastos que influenciam no valor do condomínio é essencial para encontrar um imóvel ideal para as suas necessidades. Quem passa pouco tempo em casa e deseja apenas um apartamento confortável, mas sem os luxos de piscinas e áreas de lazer grandes deve reconsiderar as opções de alto padrão.

É muito frustrante pagar por algo que realmente não se usa, para que todos os meses você não sinta que o seu dinheiro está indo pelo ralo vale a pena pesquisar mais. Faça uma lista do que você deseja e realmente precisa num condomínio. Com essa lista em mãos comece a sua busca, o valor do condomínio será proporcional a quantidade de funcionários necessários para manter o condomínio funcionando bem como os custos fixos com água e luz.

Se o condomínio em questão não tiver piscina ou um clube irá pesar bem menos no final do mês. Participe das reuniões de condomínio para ficar por dentro do que é decidido e para poder opinar a respeito desses custos. Se você não participa e não tem voz ativa acaba não podendo reclamar muito a respeito do valor no fim do mês. Seja mais participativo e procure saber quais são os custos considerados pelo seu condomínio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Condomínio

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *