Vender Ou Alugar Um Imóvel: Qual a Melhor Opção?

Quem tem um imóvel e pretende usá-lo como fonte eventual de renda, certamente já deve ter ouvido falar ou já deve até ter pensado em tal situação – o que é mais viável: alugar ou vender o imóvel. Isso acontece geralmente depois que se muda para um imóvel novo ou mesmo recebe um mais antigo como herança.

Nessas horas de vender ou alugar, todos ficam meio incertos com o que fazer, pois como saber ao certo qual atitude é a mais correta e também a mais segura. Resolver essa questão de uma hora para a outra pode até parecer simples, mas é importante ter cautela para equilibrar bem o bom senso e saber que às vezes, a aplicação a longo prazo também uma boa dica para amenizar futuras dores de cabeça.

Imagem de Amostra do You Tube

Vender Ou Alugar o Imóvel

Para saber qual atitude demais diante de um imóvel desocupado que você não sabe o que fazer com ele, vamos exemplificar a situação, pense no seguinte: você possui um imóvel, com valor aproximado com uma média de 500 mil reais e comprou outro, por isso, irá se mudar. Para pensar bem no que fazer com aquele que ficará vazio, alguns consultores de investimento imobiliário lembram que é necessário observar duas importantes questões: qual a localização do imóvel e ainda qual a reserva financeira que você tem para possíveis instabilidades.

Vender Ou Alugar o Imóvel

Vender Ou Alugar o Imóvel

Essas questões são formuladas em razão de que, conforme o local do imóvel antigo, a opção a se tomar poderá ser modificada. É o caso das residências em áreas nobres ou centrais, por exemplo, já que os valores dos empreendimentos nessas regiões são bem mais altos que os valores médios praticados pelo mercado imobiliário, o que significa que alugar uma residência no local pode render um aluguel muito bom, algo em torno de dois mil reais, considerando especialmente o valor da residência e a sua conservação.

Essa renda mensal a mais é extremamente satisfatória, pois, o acréscimo dessa parcela na economia doméstica é bastante considerável, sem mencionar que haverá ainda uma economia de gastos com o condomínio e outros reparos que possam surgir caso a residência fique fechada.

O respaldo financeiro que foi mencionado anteriormente, diz respeito a qual melhor atitude para se tomar frente ao imóvel desocupado, pois tanto vendê-lo, quanto alugá-lo, para as duas questões é preciso contar com as imprevisões do mercado imobiliário, bem como com a variação da economia do país. Por isso, se a opção for a venda do imóvel, a sugestão é de consultores é investir o dinheiro diretamente em fundos imobiliários ou em salas comerciais, caso o mercado seja promissor, pois esse tipo de investimento tem a capacidade de render mais em relação a um aluguel de casa normal, como as residenciais.

Os dois tipos de aplicação do imóvel, implicam em ter uma reserva de dinheiro em caixa que deverá ser usada para situações de risco, como, de repente, a alta da inflação ou uma possível desvalorização de sua casa ou apartamento. No entanto, apesar de todas as ressalvas, a venda do imóvel implica em ter disponível um capital de giro, que costuma ser a garantia e uma chance mais segura de se lucrar em futuros negócios.

Imagem de Amostra do You Tube

Caso ocorra a venda do imóvel, o mais prudente é optar por uma das três oportunidades seguintes:

  • Título de Tesouro Direto e de longo prazo
  • Fundos imobiliários
  • Imóveis comerciais

Estas são as opções mais prováveis para se ganhar um dinheiro razoável com a venda do imóvel, mas caso tenha filhos na faculdade ou algum outro plano, que necessite de uma renda mensal maior, a venda do imóvel também vem a ser conveniente.

Os Cálculos Para Optar Pela Venda Ou Aluguel Do Imóvel

É necessário fazer os cálculos para ver se realmente o que compensará quanto a seu imóvel, ou seja, alugá-lo ou vendê-lo. É preciso, primeiramente, levantar o valor do imóvel em questão no mercado imobiliário. Após isso, calcula-se o valor apurado no mercado com o imóvel e se aplica sobre ele a possível porcentagem de rendimento decorrente das aplicações financeiras vigentes. Caso o valor do que render o imóvel na aplicação for menor ou ainda igual aquele que foi o apurado com o aluguel do mesmo, valerá a pena alugar o imóvel.

Procurar Ajuda Profissional

Se ainda pairam dúvidas quanto a decisão mais correta a ser tomada, é interessante consultar um gerente de banco de sua confiança ou até um agente financeiro para lhe orientar corretamente quanto a qual aplicação é mais indicada e a liquidez da mesma.

Imóvel Comercial

Outra escolha interessante a ser feita é analisar se vale a pena transformar o imóvel num ponto comercial, entretanto, isso vai depender da localização do mesmo. Se o valor do aluguel for igual a qualquer outra aplicação do mercado é muito mais compensador procurar um inquilino com a finalidade comercial. Antes de alugar é preciso analisar qual o tipo de negócio que será montado no local, a conservação do mesmo e ainda, a valorização do lugar com o futuro comércio. Pense bem antes nos prós e nos contras da decisão.

Prós e Contras: Aluguel e Venda

Analise bem sua escolha, seja ela qual for, pois depois de feita, especialmente se optar pela venda, o arrependimento poderá ser muito grande, especialmente se a região sofrer uma supervalorização dos imóveis e você vendeu a um preço Z e agora ele poderia estar valendo A.

Prós e Contras: Aluguel e Venda

Prós e Contras: Aluguel e Venda

Um imóvel alugado, como já dissemos, pode ser uma fonte de renda extra a um longo prazo para a família, enquanto se você for vendê-lo, poderá usar o dinheiro sem reservas e acabar arrependido, por não ter mais nem uma coisa e nem outra. Por outro lado, alugando o imóvel, o proprietário deve estar ciente de que correrá riscos, especialmente em relação aos  danos com o  patrimônio, inquilinos inadimplentes, e até dificuldades caso queira reavê-lo em alguma situação.

Alugar também poderá ser uma boa alternativa, caso o imóvel em questão tenha um alto valor sentimental. Desta forma você dará alguma utilidade a ele sem necessariamente ter necessariamente que se desfazer do mesmo. Em contrapartida, caso necessite de dinheiro a um curto prazo, a solução mais pertinente é a venda. Para calcular, pense em quanto tempo de aluguel você demorará para conseguir o valor total da venda, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>