Pintura De Paredes Externas

As paredes externas de nossas casas são importantes por serem uma espécie de cartão de visita de todas  as pessoas que visitam a sua casa. Muitas pessoas não se preocupam muito com a estilização das suas paredes externas, mas isso deve ser atentado para que você cause uma boa impressão para todos e demonstre um pouco do seu estilo e sobre o que define o que está atrás delas.

Vejamos mais abaixo algumas dicas sobre como usar a pintura das suas paredes externas a favor de seu imóvel.

Pintura De Paredes Externas

Pintura De Paredes Externas

Escolhendo a Tinta Certa Para Suas Paredes Externas

Então você vai pintar as suas paredes externas de casa, não escolhe bem a tinta e poucos meses depois o trabalho em que ser refeito porque o calor do sol e o desgaste natural tirou a beleza total da sua obra. Isso é algo que acontece com alguma certa frequência e que não deveria caso você escolhesse a sua tinta corretamente.

A melhor tinta que existe no mercado hoje para pintura de paredes externa é a Tinta Acrílica Emborrachada. Ela possui uma durabilidade imensa sendo sempre indicada para pintar fachada de casas e prédios. Essa tinta custa cerca de 250 reais e pode variar muito de loja para loja e fabricante para fabricante.

Como Pintar Paredes Externas

Que tal um pequeno e prático tutorial sobre como pintar as paredes externas da sua casa? Preparamos um para você.

Passo 1: Comece lixando bem as suas paredes. A lixa ideal para essa tarefa é a de número 120. Após esse processo retire toda a poeira para evitar que o acabamento seja prejudicado.

Passo 2: Em um recipiente misture 20% de água potável no selador acrílico. Feito essa mistura você vai aplicar uma mão desta em toda parede que será pintada.

Passo 3: Com um pouco de massa acrílica você deve corrigir as pequenas imperfeições da sua fachada para que o acabamento da sua parede fique bem feito realmente.

Passo 4: Com uma lixa nova, passe sobre a massa corrida que você acabou de passar na parede para uniformizar a superfície. Não se esqueça de tirar toda a poeira da lixa para não acumular nada na sua parede e prejudicar a tintura.

Passo 5: Agora você aplicará uma nova mão da mistura que indicamos no primeiro passo e deixe a sua parede secar totalmente.

Passo 6: Você agora vai aplicar a tinta na sua parede. Para que o resultado seja eficiente é necessário que seja aplicada três mãos de tintas na sua fachada. Você não vai aplicar a tinta sequencialmente, sendo necessário esperar 4 horas entre uma pintura e outra.

Como Pintar Paredes Externas

Como Pintar Paredes Externas

Sequência Da Pintura

Pode até parecer bobo, mas é importante seguir uma sequência na hora de pintar as suas paredes externas. Comece pintando o teto, passe para as paredes sempre da parte mais alta até as partes mais baixas, pois isso evita que pingos caiam na tintura já feita. Tendo passado em todas as paredes, passe agora pelas molduras como portas e janelas e finalize com os rodapés. Em caso de necessidade você poderá pintar o piso e então terminar nessa sequência.

Dicas Importantes

Como é um processo de certa forma delicado, alguns detalhes devem ser levados em conta para que sua pintura saia muito bonita.

  • Sempre deixe uma cadeira ou qualquer outro objeto consistente e com peso do lado contrário da abertura da porta. Isso vai evitar que algumas pessoas entrem de vez e batam a porta na parede estragando a sua pintura.
  • Para que a pintura da sua parede seja de qualidade incomparável, sempre use rolos de espuma ou de lã para todas as superfícies maiores. Para acabamentos, cantos e outros detalhes você deve usar pincéis.
  • Como indicamos o uso do rolo, vai se fazer necessário o uso de uma bandeja para pintura.Caso você não queira gastar com esse objeto, a bandeja pode ser substituir por uma assadeira de alumínio velha e que você não vá mais utilizar.
  • Quando for pintar as suas paredes sempre obedeça a mesma ordem. Você deve pintar tudo ou somente na vertical ou somente na horizontal, ou das duas formas ao mesmo tempo, apesar de não indicarmos muito esse segundo caso para quem não tem prática com pintura de paredes. Isso vai evitar que sua parede fique manchada e com texturas diferentes.
  • Se você quiser pintar apenas uma parte da sua parede, indicamos que não o faça pois as tintas depois de aplicadas na parede e passado um tempo, ganham uma textura diferenciada e isso vai deixar a textura com uma quebra de tonalidade mesmo que sejam da mesma cor. Indicamos que nesse caso você pinte a parede por completo.
  • Caso você não tenha prática alguma com pinturas de parede, contrate um profissional por ser mais eficiente e resultado de um trabalho certo.

Cores Mais Indicadas Para Pintura De Parede Externa

Da mesma forma que não é indicado o uso de determinadas cores nas paredes dentro de casa, também não é indicado que isso aconteça fora dela. A maioria das pessoas não se atenta para esse fator e acabam jogando qualquer tinta e mesmo que você utilize uma tinta boa, faça todo o procedimento corretamente ficará algo de errado na sua fachada.

Claro que a escolha da cor é algo muito pessoal e que a tonalidade desta vai depender da sua personalidade, mas existem cores que afastam ou atraem o calor, por exemplo. A indicação vai ser sempre de cores mais claras e tonalidades mais pastéis para as áreas externas porque elas passam uma imagem de limpeza, tranquilidade e, principalmente, não absorve calor.

Essas cores mais claras também quase não possuem corante e você raramente terá uma parede desbotada, o que acontece com cores mais escuras. Um outro detalhe sobre a tonalidade da tinta para sua fachada é que você deve sempre escolher uma tonalidade acima daquela que você realmente deseja. Isso é indicado porque como a parede ficará em contato direto com o sol e com o tempo vai clarear um pouco mais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Área Externa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *