Como Encontrar um Vazamento em uma Piscina

Naqueles dias quentes, de muito sol, não nada melhor do que aproveitá-lo em uma piscina, e ter uma piscina em casa é maravilhoso, ter privacidade para reunir amigos e a família. Afinal, quem não imaginou ter esse conforto, essa comodidade, mas saiba que para ter uma piscina você terá muitas vantagens e também muitos contratempos.

Vantagens x Desvantagens

As vantagens de se ter uma piscina em casa é que você pode usufruir da sua piscina quando quiser, sem sair de casa, evitando o trânsito, evita a aglomeração de pessoas, além da privacidade e de ter um ambiente para diversão, com higiene e também com segurança.

Óbvio que tudo isso que foi citado é apenas um pouco das vantagens que encontramos ao ter uma piscina em casa. Sem contar, que se pode manter o bronzeado sempre em dia.

Por outro lado, nem tudo são flores e encontramos “problemas”, essas desvantagens de ter uma piscina é que precisa de um grande investimento, para manutenção precisamos de disponibilidade para as tarefas que são necessárias para seu funcionamento perfeito, precisamos limpar os equipamentos e ter uma manutenção contínua, além do aumento das contas de água e de luz e outros contratempos.

Os Temidos Vazamentos

Saiba que um aborrecimento comum para quem tem uma piscina é o desperdício de água com vazamentos, pois para manter o nível da água você vai ficar completando com água do hidrômetro, assim ficará muito caro.

Existem firmas especializadas em manutenção de piscina, eles detectam os vazamentos através de rastreamento e não causam danos à piscina, e depois executam o conserto na estrutura ou na tubulação da piscina. Essas empresas possuem profissionais especializados com experiência em vazamentos ou na sua localização.

Detectando o vazamento

Se você suspeita que tenha um vazamento, a primeira coisa a ser feita é confirmar se realmente existe, para isso verifique:

  • Medir a água da piscina durante 24 horas (dia sem chuva) procure ver quantos milímetros de água sua piscina vai diminuir. Se baixar até 3 (três) mm por dia é normal, é o efeito da evaporação.
  • Se a água está esvaziando mais de 3 (três) mm por dia, fique observando até onde o nível vai cair , ocasionalmente a água desce até a altura das bocas de canos (aspirador, grelha de sucção,retornos) luminárias, eventualmente tem vazamento no encanamento ou na luminária.
  • O problema pode está no encanamento, procure o ponto exato. As empresas especializadas utilizam  um aparelho de ultrassom  para detectar o ponto.

Com essas dicas você pode identificar se sua piscina contém vazamentos.

Confira o filtro, pois ele pode ser o causador da perda de água, ligue o filtro e verifique se não tem rachaduras, também veja se as braçadeiras estão apertadas, elas são usadas para evitar vazamentos, é possivel que  os encaixes de PVC estejam vazando fique atento para ver se perto do filtro não tem áreas úmidas. Se estiver tudo normal verifique o forro da piscina.

Para verificar o forro da piscina faça o teste do balde. Esse teste que é bem simples.

Deixe a piscina no seu nível normal, pegue um balde e encha com a água da piscina até 5 (cinco) cm da borda do balde, marque o nível da água do balde e também da piscina, coloque o balde dentro da piscina (prenda), a água do balde precisa ter a mesma temperatura da água da piscina, deixe por 24 horas e depois verifique o nível da água, confrontando  as marcações, se a piscina tem  uma variação grande com certeza  a piscina vai revelar um vazamento. Saiba que o teste vai mostrar que tem vazamento, mas não vai indicar o local exato.

Como Fazer

Como Fazer

Quando o vazamento é forte fica mais fácil de localizar, se a piscina perde pouco nível de água (poucas gotas por minuto), não vamos encontrar um meio confiável para descobrir o ponto exato.  Assim você pode fazer um tratamento com uma solução vedante.

Mas se o problema foi encontrado na estrutura você pode achar os pontos exatos com o teste de pressão negativa, o teste é realizado por um mergulhador, na piscina limpa e no seu nível normal de água. Esse teste só alcança vazamentos de certa vazão (com vazamento fraco não dá certo).

Como Acabar com os Vazamentos?

Essa não é uma tarefa muito fácil, mas quando o vazamento não for possível de identificar com o teste de pressão negativo, podemos dizer  que é um vazamento por micro porosidade (geral) por causa da uma má impermeabilização. Você pode aplicar uma solução para vedar à micro porosidade, antes de aplicar a solução faça o teste de acidez da água, pois se não estiver neutro a solução não fará efeito e a piscina vai continuar vazando.

E talvez seja preciso retirar todo revestimento para solucionar o problema. Se a piscina tem forro de vinil interno ela pode apresentar vazamento, assim compromete a qualidade da água como também a perda de água.

Vazamento

Vazamento

Saiba que encontrar um vazamento na piscina é quase impossível, nas piscinas mais antigas, os pontos de vazamento podem ser em vários lugares, os furos são bem pequenos, podem ser do tamanho da cabeça de um alfinete, é impossível ver, assim procure os furos maiores por toda piscina.

Confira todo o equipamento da piscina que pode causar vazamento, verifique o filtro, a bomba, o aquecedor, as válvulas de tubulação, e assegure se de que eles não são  o culpado do vazamento.

Procure partes úmidas (solo) debaixo e/ou ao redor de qualquer peça. Verifique a bomba, procure rachaduras, use tintura de piscina para ajudar a identificar a localização do vazamento, (corante próprio para piscina).

Você também pode drenar a piscina, passe sabão onde você acha que tem vazamento, com a água ele irá emergir como uma bolha. Fique atento, pois a maioria dos vazamentos ocorre na parte hidráulica, nas tubulações, na casa das máquinas, no acabamento da piscina.

Os vazamentos também podem ocorrer por causa de fissuras, rachaduras e também por causa de trincas na estrutura da piscina e na impermeabilização mal feita.

Também vamos evitar plantar arvores na beira da piscina, pois as raízes podem estragar o encanamento, procure firmas com experiência para construir e fazer manutenção da sua piscina assim você vai evitar problemas hidráulicos e estruturais.

Agora que você já sabe como identificar e consertar os possíveis vazamentos que são encontrados na piscina, não permita que haja desperdício de água, afinal com os problemas que temos hoje em dia, desperdiçar água chega a ser um crime!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Construção

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *