Como Dar Um Novo Acabamento Em Pisos De Madeira

A madeira é um recurso natural que vem sendo usado na fabricação de pisos, sendo usada muitas vezes de regiões reflorestadas, para que o recurso seja explorado de maneira sustentável.

O uso do piso de madeira é uma maneira interessante de dar uma nova aparência para o revestimento da sua residência, além disso, raramente o piso de madeira é substituído, além de possuir um grande numero de opções de efeito estático.

Os pisos de madeiras são bonitos e possuem uma boa vida útil, alem do que, torna o lugar um ambiente mais rústico e aconchegante.

Uma das vantagens de utilizar o piso de madeira é que este pode passar por tratamentos que darão uma espécie de novo acabamento, deixando o piso como se fosse outra vez novo.

Como Dar Um Novo Acabamento Em Pisos De Madeira

Como Dar Um Novo Acabamento Em Pisos De Madeira

Os Tratamentos Dos Pisos De Madeira

Para dar um novo acabamento ao piso de madeira, existe uma série de tratamentos que renovam o estado do seu piso, dando uma nova aparência, transformando o estado do seu piso.

Entre os tratamentos existentes para pisos de madeira, podemos encontrar: o clareamento, o tingimento, a ebanização, a impermeabilização e a restauração.

Os Tratamentos Dos Pisos De Madeira

Os Tratamentos Dos Pisos De Madeira

  1. A Ebanização – é o processo de dar um novo acabamento ao piso de madeira através da aplicação de um pigmento preto para escurecer o piso, é uma variação do tingimento;
  2. O Clareamento – o clareamento é o processo de limpar e clarear o piso de madeira com a aplicação de uma solução com água, água oxigenada e outros produtos. Essas soluções clareiam o piso de madeira até que seja alcançado o tom de cor desejado. O clareamento não afeta a resistência do piso de madeira e leva em torno de 02 semanas para ficar pronto;
  3. Restauração com Bona – a bona é uma resina fabricada à base de água, e é utilizada para impermeabilizar o piso de madeira e dar um novo acabamento com a aplicação da resina;
  4. Restauração com Sinteco – o sinteco é um tipo de resina composta de formol e ureia. Essa resina é utilizada para dar brilho no piso de madeira, mas não é impermeabilizante. Quando o sinteco é usado para realizar um acabamento em piso de madeira, ela exala um odor forte, por isso é necessário cuidado no momento de aplicar;
  5. O Tingimento – é o processo de acabamento do piso de madeira que consiste em realizar a mudança da cor da madeira, através da utilização de corantes que funcionam à base de água;
  6. Impermeabilização – processo indicado para locais onde o piso de madeira está exposto a ação da água. É aplicado um verniz que impermeabiliza (impede a passagem de líquidos) o piso de madeira;

Como Dar Um Novo Acabamento Em Pisos De Madeira

Muitas vezes, queremos dar uma renovada e dar um novo acabamento ao piso de madeira da nossa residência.

Para fazer isso, além de disposição e boa vontade para realizar este trabalho, segue algumas dicas para a realização do processo de acabamento:

A Preparação Do Piso

Realize a preparação do piso de madeira para que seja realizada a aplicação do novo acabamento. Faça a limpeza e remova todo tipo de material que não será mais necessário como por exemplo o carpete.

Caso exista algum prego solto ou mesmo saliente, martele de forma que este fique linear ao piso. Não indicamos a remoção do prego, pois martelar os mesmos de forma profunda é mais rápido e fácil que fazer a retirada. Procure não deixar as marcas do martelo no piso, por isso cuidado na hora de martelar os pregos.

Verifique Se o Piso Se Encontra Limpo

É importante deixar o piso de madeira limpo antes de fazer a aplicação dos materiais do novo acabamento. caso haja resquícios de algum material em cima do piso de madeira, raspe o piso de madeira com uma espátula de forma que o mesmo fique limpo.

Caso exista pó, você pode fazer uso de um aspirador de pó, pois esse tipo de sujeira precisa ser retirada antes de aplicar qualquer produto sobre o revestimento de madeira.

Fazendo a Remoção Do Antigo Acabamento

Dependendo do resquício de material que tenha ficado no piso de madeira, você pode aplicar uma lixa para eliminar essas imperfeições antes de aplicar o material do novo acabamento.

A lixa vai ajudar a remover manchas, arranhões e marcas devido ao uso constante. Caso você deseje obter um resultado mais rápido, pode fazer uso de algum produto químico especifico para remoção de cada tipo de sujeira, como por exemplo, os decapantes químicos.

No caso de utilizar algum produto químico, não se esqueça de utilizar os equipamentos de segurança básico (luvas, óculos de proteção) para evitar acidentes e permita que a área seja bem ventilada para que o cheiro forte do produto se espalhe.

Os decapantes são produtos que descascam o acabamento do piso de madeira, e por isso não é interessante que este tipo de material entre em contato com a sua pele, olhos e narinas.

É indicada a remoção desse produto antes que ele seque. Para remover o decapante químico pode ser usada uma espátula e a aplicação de álcool desnaturado aplicado em uma esponja de aço.

Depois deixe que o piso de madeira fique completamente seco, para que o novo acabamento seja aplicado.

Aplique o Novo Acabamento

Antes de aplicar o novo acabamento, faça uma limpeza para remover qualquer tipo de detrito que por qualquer motivo tenha permanecido ou surgido após a primeira limpeza.

O piso de madeira precisa ficar completamente seco e limpo, senão não estará apto para receber o novo material de acabamento.

Após a adequação do piso, aplique de maneira uniforme o novo acabamento. Antes de fazer a aplicação total, faça uma aplicação em uma pequena parte do piso de madeira para ver se o resultado alcançado está de acordo com o esperado.

Para dar um acabamento mais bonito ao seu piso de madeira, após o acabamento ter secado, aplique uma camada de poliuretano.

Cuidados a Serem Tomados

Segue abaixo algumas dicas de cuidados a serem tomados na aplicação do novo acabamento no seu piso de madeira:

  • O local precisa apresentar uma boa ventilação para exalar o cheiro dos produtos;
  • Procure seguir as orientações dos fabricantes dos produtos, principalmente a questões de temperatura e umidade;
  • Certifique se junto a pessoas especializadas qual o produto mais adequado para de decapagem para ser aplicado no piso de madeira de sua residência;
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *