Cores de Tintas para Exterior

No momento de mudar as cores das paredes ou ainda para escolher as tintas para a fachada da nova casa, acabam surgindo inúmeras dúvidas. Por isso, montamos esse pequeno artigo para lhe auxiliar na decisão de cores, quais tintas usar, e outras dicas especiais. Confira e observe como sua casa ficará linda e ainda com o seu estilo.

Dicas de Pintura

O melhor é escolher primeiramente a cor da tinta a ser usada e, para isso, você deve observar qual o estilo de sua casa, a arquitetura que ela carrega, a história e tudo o mais. Não esqueça de observar as casas ao redor, não é legal usar a mesma cor que a dos vizinhos, senão sua casa irá se perder dentre as outras. Além disso, a cor pálida demais acaba se tornando apagada, o ideal é usar um tom legal, bonito, que você goste e que combine com a da vizinhança, tudo a seu critério.

Para fazer uma pintura limpeza mais limpa e adequada, o ideal é limpar bem toda a pintura anterior, e o chão deve ser todo coberto por jornal velho, além disso, é bom que se tenha sempre próximo um produto para remover possíveis manchas de tinta e ainda as espátulas para poder executar a raspagem, antes de remover alguma forma de sujeira.

Outra coisa, é preciso cuidado com os vidros, uma informação importante para retirar os respingos é usar cebola. É verdade! Para isso é só cortá-la ao meio e esfregá-la sobre a mancha.

Imagem de Amostra do You Tube

Preparação da Superfície Externa Para Receber a Pintura

Para fazer a pintura toda a superfície precisa estar firme, estando limpa, coesa, seca e sem nenhum vestígio de gordura, mofo ou graxa. Nunca aplique o produto em cima de superfícies infectadas ou deterioradas por cupins ou fungos.

Imagem de Amostra do You Tube

Tendências de Cores

De acordo com os profissionais especializados, usar uma mistura de cores muito vibrantes na fachada de uma casa não é nada recomendado. As cores fortes demais costumam enjoar, por isso, os tons menos gritantes são mais elegantes e podem ficar mais tempo na parede. A mistura de tons somente é bem-vinda se for para colocar o mais escuro na parte de fora e o mais claro na parte fechada, da garagem por exemplo. Algo que não interfira demais na estética e, além do mais é melhor usam o tom sobre tom, mais chique.

As cores mais básicas são mais simples de combinar com o restante da decoração, por isso o melhor é seguir essa dica, assim se colocar um vaso na entrada ou alguns outros acessórios, desta forma não se tem que pensar tanto se o item irá ou não combinar com a tonalidade da parede.

Cores Que Merecem Cuidado

Há inúmeras cores que precisam de cuidado ao serem usadas e dentre elas estão o alaranjado e o vermelho intenso. Essas cores costumam deixar o ambiente mais agitado e, além do mais são tons que enjoam com facilidade. Estas cores são mais recomendadas para estabelecimentos comerciais como restaurantes e bares.

Existem ainda as cores chamadas de hospitalares, como o azul claro e o verde, mas que podem ser usadas também nas fachadas de casa, porém, são menos chamativas, e remetem à tranquilidade.

Nada impede que numa fachada de residência seja usada a textura na parede, o único problema é que o efeito ao final pode não ser o esperado e arrumar isso pode demandar tempo extra e dinheiro, entretanto, elas são bem indicadas para compor detalhes da pintura e não toda ela. As partes que contem textura tendem a fazer com que a cor desbote menos, deixando-a sempre bonita e ainda tem a propriedade de esconder possíveis imperfeições.

Melhores Tintas Disponíveis no Mercado

Epóxi: É uma tinta bastante resistente se comparada às demais, visto que não se permite agredir facilmente ao contato com produtos químicos, como aqueles usados na limpeza. É perfeita para ser usada em diversas superfícies, dentre elas azulejos, pisos, dentre outros. Há tipos de epóxi à base de água e de solventes. É complicada de ser aplicada, por isso, requer que o trabalho seja feito por um profissional especializado.

Isolante Térmica: Esse tipo de tinta é mais recomendado para diminuir o calor do ambiente, atuando como um revestimento resistente e flexível, à base de água, que traz em sua fórmula polímeros acrílicos junto com microesferas de cerâmica, refletindo grande parte dos raios solares. Ela é mais utilizada em telhados, lajes, exteriores e residências e em caixas d’água.

Acústica: Especial e diferente esse tipo de tinta é próprio para o revestimento de telha de teto acústico, dando cobertura sem causar algum prejuízo na qualidade acústicas das telhas. Pode ser passada com a ajuda de um rolo, entretanto é mais eficiente quando usada em spray e mais difícil de comprometer a telha no abafamento do som.

Magnética: Ela apresenta certo semibrilho, quase sempre em tom de cinza, rugosa e densa, contendo carga magnética, assim, no caso, pode ser posicionado ímãs, mudando totalmente a aparência do espaço em que é inserida.

O Significado das Cores

Antes de pintar sua casa, veja o significado das cores e escolha qual delas se encaixa melhor ao perfil de sua família.

Laranja: Esta cor está ligada à comunicação, a afeição, à segurança, ao equilíbrio, à confiança, é a cor preferida das pessoas que acreditam que tudo pode se realizar. Ela transmite generosidade, otimismo, entusiasmo e ainda colabora com o aumento do apetite.

Amarelo: Esta relacionada ao sol, proporcionando luz para as mais complicadas situações, motivando a inteligência, a harmonia geral e a comunicação.

Vermelho: É a coloração da paixão, do fogo, dos impulsos e do entusiasmo. Promove a estimulação dos movimentos, auxiliando no combate a falta de energia e ao estresse.

Violeta: Essa cor está ligada ao mistério, transmite ares de personalidade, individualidade, relacionada à espiritualidade e à intuição, trazendo influencia do humor e das emoções.

Rosa: Ligada ao coração, alegria e amor. Aumenta o companheirismo e a empatia.

Verde: Proporciona segurança, paz, esperança em grande quantidade, inteligência e confiança, é a cor da ação e do movimento.

Azul: Emana confiança e seriedade, tranquilidade e fluidez. É a cor do bem estar e da purificação e ainda do raciocínio lógico, é a aquela que possui a capacidade de acabar com as energias negativas, favorecendo a serenidade e a paciência.

Posts Relacionados

Depois de saber um pouco mais a respeito de tintas para exterior, veja as nossas dicas de como pintar a casa sem contratar um profissional e economizar. Confira qual tipo de tinta usar em cada parte da casa e tenha um resultado perfeito. Saiba quais são as tendências de cores de tinta para paredes na atualidade.


Categoria(s) do artigo:
Área Externa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Qual é a cor da casa 09?

    gessika 5 de dezembro de 2012 16:28
  • que mais gostarias de saber

    Nomeleal 4 de julho de 2013 9:52
  • nao preciso de comentar

    Nomeleal 4 de julho de 2013 9:54
  • Quais as cores usadas casa de numero 01?

    edilson Silva 11 de dezembro de 2013 12:46
  • qual a cor da casa numero 1?

    stela 28 de março de 2014 7:35
  • Qual esse azul da casa 15. Estou querendo fazer essa pintura e gostaria de saber o nome da cor, ou melhor da tinta. Que azul é esse??
    Obrigado, aguardo resposta.

    venilda lopes 28 de abril de 2014 23:36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *