Churrasco no Bafo – Dicas

Churrasqueiras

No Brasil o churrasco é quase que um sinônimo de festa e comemoração, além de união e integração também. Isso é uma coisa que difere demais do nosso país e dos outros, pois no exterior, o churrasco é apenas um modo diferente de se preparar uma carne, porém, aqui é um evento de fato, e que geralmente dura o dia todo, muitas vezes com o foco de comemorar algo importante.

Por ser algo tão importante e cheio de divertimento, é muito comum que os brasileiros tenham vontade de ter sua própria churrasqueira em sua residência, já que isso facilita imensamente que se promova esses eventos. Essa é uma questão que pode ser facilmente resolvida, ainda mais pelo fato de já existirem várias possibilidades de escolhas de churrasqueira, que podem agradar todos os tipos de pessoas, além de caber no bolso de todo mundo e também se encaixar na necessidade e no desejo de cada um, no que diz respeito aos mais diversos fatores, como espaço disponível, modo como é feita a liberação da fumaça, entre outros.

Além dessas pessoas que tem vontade de ter uma churrasqueira, existem outras que vão um pouco mais além, e tem a vontade de ter todo um espaço reservado para a realização de churrascos. Esse ambiente é ótimo, pois além dele acomodar as pessoas de maneira mais confortável, deixando a integração ainda mais efetiva, por meio da união das pessoas, isso também evita com que na realização de um evento, a bagunça e a sujeira vão para outras áreas da casa, além de todo o cheiro de fumaça também ficar concentrado em um único local.

Com tudo isso que foi citado, tona-se compreensível o fato de que caras e / ou apartamentos que possuem varandas e até mesmo churrasqueiras são muito mais valorizadas no mercado, tanto para compra, quanto para o aluguel. Porém, montar uma churrasqueira de alvenaria, toda clássica e tradicional, não é algo que fica barato, já que é uma área a mais para se projetar, construir e dar um acabamento. Além disso, esse tipo de churrasqueira também demanda um espaço bastante considerável, pois ela fica bem grande e volumosa. Por isso, muitas vezes se torna necessário buscar alternativas às churrasqueiras de alvenaria, e isso não é tão difícil, pois existem modelos tão eficientes e bons, quanto,  e alguns deles serão mostrados a seguir.

Modelos de Churrasqueira

– Churrasqueira a Carvão:

Esse tipo de churrasqueira é um dos mais utilizados e mais tradicionais, e o motivo disso é que é o carvão que dá a carne o gosto característico do churrasco, e assim, ela se torna muito famosa. Porém, esse modelo também é o que mais gera fumaça, então há a necessidade de se planejar com atenção e cuidado maneiras efetivas para o escoamento da mesma, isso pode ser feito através de dutos ou caminhos pensados exclusivamente para a exaustão dessa fumaça.

Churrasqueira a Carvão

Churrasqueira a Carvão

– Churrasqueira Pré Moldada:

Essa é uma churrasqueira que, como o próprio nome sugere, já vem praticamente pronta, e isso agrada demais as pessoas que desejam montar um “cantinho do churrasco”, mas que tem algumas limitações a respeito disso. Outro fator que é extremamente positivo sobre essa churrasqueira é que ela promove uma economia de espaço, porém, é necessário que tudo seja bem dimensionado, para que o espaço seja aproveitado da melhor maneira e que nenhum tipo de equívoco aconteça.

Assim como a citada anteriormente, a exaustão da fumaça também deve ser pensada cuidadosamente no momento de se instalar essa churrasqueira, pois caso ela fique voltada para outros cômodos, ou para a casa do vizinho, por exemplo, isso pode inundar o ambiente e gerar muitos prejuízos, deixando até mesmo a churrasqueira inutilizável.

Churrasqueiras Pré Moldadas de Diferentes Cores

Churrasqueiras Pré Moldadas de Diferentes Cores

A instalação dessa churrasqueira é algo bastante simples, pois todos os seus módulos são fabricados visando um encaixe perfeito. Por esse motivo é possível alcançar a altura que se desejar com essa churrasqueira, além de também se ter controle com outras dimensões. Pelo fato de todas as peças serem constituídas de concreto, a churrasqueira pode ser instalada tanto em locais cobertos, quanto ao ar livre, desde que se leve em consideração o espaço necessário para o escoamento da fumaça que já foi citado acima.

– Churrasqueira elétrica:

Essa é uma das churrasqueiras mais práticas possíveis, já que ela tem o acendimento extremamente fácil e também é portátil, além de praticamente não gerar fumaça. É a alternativa de churrasqueira mais indicada para ser utilizada em locais pequenos, e que só tem espaço utilizável no interior da casa.

Churrasqueira Elétrica

Churrasqueira Elétrica

Dicas de Churrasqueiras a Bafo

Como essa é a churrasqueira que é o tema desse artigo, a churrasqueira a bafo é muito observada em séries e filmes estadunidenses, onde é muito retratada. Esse tipo de churrasqueira pode contar com duas principais maneiras de acendimento: a com a utilização de carvão e a elétrica. Por esse motivo ela é considerada uma churrasqueira muito versátil, além do fato também de ela poder ser utilizada tanto em ambientes cobertos, quanto em ambientes externos, já que esse modelo conta com uma espécie de tampa que serve para abafar a fumaça, deixando o sabor defumado na carne ainda mais potente.

As maiores vantagens dessa churrasqueira é a praticidade e a versatilidade, pois como foi dito, por ter um porte pequeno e compactado, ela pode ser utilizada em diferentes ambientes, além de poder ser transportada também sem muitos esforços e sem muitas dificuldades. Outro ponto muito positivo, é que ela é uma ótima opção para pessoas que não tem muita experiência em cuidar das carnes no churrasco, já que seu sistema funciona de modo semelhante a um forno, isso é, possibilita que a carne asse de modo igualitário, não necessitando que uma pessoa precise ficar conferindo a cada minuto se tudo está dando certo e virando a carne constantemente.

A churrasqueira a bafo consome uma quantidade menor de carvão, e como já foi dito, consegue realçar ainda mais o sabor da carne assada e também possibilita com que ela fique mais macia. Uma dica é que o preparo da carne seja feito de modo a deixa-lo o mais saboroso possível, ou seja, levando em conta coisas como temperos utilizados e harmoniosos, coloração da carne a ser utilizada, entre outras coisas. Com isso com certeza o churrasco será um sucesso.

Churrasqueira à Bafo de Tamanho Médio

Churrasqueira à Bafo de Tamanho Médio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Área Externa

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *