?> Paisagismo - Dicas e Como Fazer | Imóveis Cultura Mix

Paisagismo

O paisagismo é uma arte, arte de harmonizar espaços conciliados com o meio ambiente, traz paz e calma. Para começar o planejamento do que irá ser feito no espaço, o profissional da área deve ter um contato com a família contratante, pois somente assim terá uma ideia do que será feito e planejado.

Para começar o planejamento é necessária a criação de uma lista com as funções desejadas. Essas funções são, por exemplo, local para sentar e comer, churrasqueira, compostagem, área recreativa infantil, armazenagem de lenha, local para fazer varal, canil, lugar com proteção contra o vento, e assim por diante.

Planejar

E após feita a lista, faça um esboço tentando localizar lugares próximos a outros, e que estes tenham alguma conexão. Como exemplo, área de refeição seja perto da cozinha, armazenagem de lenha com acesso facilitado à lareira. Isso facilitará o processo.

Em casas que são abertas, que dá para as pessoas que passam na rua ver, é bem comum fazer paisagismo, colocar plantas na frente da casa, para dar um charme e chamar atenção dos que andam por ali. Sendo que as plantas comuns para essas casas são plantas de fundação, são misturas de plantas de pequena espécie, com flores, árvores ornamentais e herbáceas, além de gramados. E ainda na escolha da planta deve-se levar em conta a sujeira que cada uma delas fazem. Cai-se muitas folhas ou não.

Charme

Tudo deve ser planejado de acordo com a necessidade de cada indivíduo, se a família tem muitas crianças, ou que frequentemente as visitam, deve ser pensado em uma área para elas como um balanço, escorregador, caixa de areia, o que for. Se for uma pessoa que gosta de receber amigos no final de semana, o planejamento deve ser feito com um lugar para sentar e comer, churrasqueira, um lugar agradável.

Esboço Funcional

Quando forem pensados os padrões de tráfego e atividades ao livre, o que deve ser relacionado e planejado? São coisas simples como, por exemplo, a entrada da casa deve ser junto ou perto do lugar para estacionar os carros.

E ainda o cuidado da relação dos espaços internos e externos. Sendo os espaços internos, as janelas e portas, e já o externo são área de serviço, o privado e o público.

Dicas

Aí vão algumas dicas do que não fazer, erros causados por excesso de cuidado:
O jardim não pode ser adubado no fim do verão, ainda mais em lugares frios.
Adubação nas gramas, especialmente as que estão sob clima quente, e para as que estão em climas frios, deve-se as proteger com solo.

Cuidados

Não deve ser cortado o gramado muito curto, pois prejudica a gramínea e ajuda no crescimento de ervas daninhas.
Não pise na grama, pois danifica a planta.
O solo deve ser diversificado, com bastante matéria orgânica, suficiente para nutrir as plantas.
Não utilize agrotóxicos.
Jéssica Mendes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *