?> Móveis e Objetos em Estilo Barroco | Imóveis Cultura Mix

Móveis e Objetos em Estilo Barroco

O estilo barroco tem se reinventado nos últimos tempos e voltado a figurar dentre os estilos mais utilizados na moda e na decoração. O barroco nasceu na Itália no final do século XVII e início do século XVII e se caracteriza pelo visual mais pesado e carregado de ornamentos na arquitetura, decoração, vestuário e outras áreas.

Uma curiosidade é que o nome barroco tem sua origem na palavra espanhola barrueco que significa pérola irregular. É interessante ressaltar que quando surgiu o estilo tinha características bem diferentes e contrastantes a aquelas que haviam imperado até então.

Características do Barroco

Podemos destacar como as principais características desse estilo o desequilíbrio entre a razão e a emoção, o sentimento sempre prevalece na arte. As esculturas apresentam movimentos livres e as superfícies passam a ter volumes e curvas acentuadas. Os efeitos decorativos se destacam. Em geral as peças apresentam um aspecto mais teatral e dramático. A natureza é uma grande fonte de inspiração para o Barroco, os objetos sempre terão um exagero de ornamentos e formas voluptuosas.

Tendência

Assim como o barroco se mostra uma tendência forte para as roupas está conquistando a decoração aos poucos, fugindo um pouco do minimalismo que imperou durante um bom tempo. Em geral os móveis e objetos em estilo barroco têm formas mais rebuscadas e são feitas de materiais nobres e tecidos com adamascados. Os ambientes ficam bem mais requintados com essas peças.

Como Investir Nessas Peças

Como nem todo mundo tem orçamento muito alto para ir atrás de móveis e objetos de antiquários a dica é garimpar em brechós e até mesmo nas lojas modernas que devido a alta dessa tendência tem trabalhado mais com essas peças. Você pode inclusive fazer uma mistura interessante de estilos com uma peça que seja bem moderna e outra que tenha o visual puxado para o barroco. Uma bela mesa com tampo de vidro negro pode ficar linda acompanhada de poltronas no melhor estilo barroco.

Dicas de Móveis e Objetos em Estilo Barroco

Louça

Quem deseja começar a introduzir o barroco em sua decoração aos poucos pode escolher um belo conjunto de louças que sigam o estilo. As peças do estilo são aquelas com extrema decoração, ou seja, terão desenhos quase sempre de querubins com formas voluptuosas e ornamentos dourados em volta. Essas peças são indicadas para se ter na sala de jantar, é interessante que não seja uma louça de uso cotidiano e sim uma louça de enfeite para deixar na sua cristaleira.

Armário

Um dos tipos de móveis mais interessantes desse estilo barroco é com certeza aqueles armários que com vidros nas portas superiores e portas inferiores menores de madeira. A peça que tem tudo a ver com o estilo barroco pode ser encontrada em versões de madeira com toque rústico ou mesmo em versões mais ornamentadas para quem deseja dar mais graça para os seus ambientes. Seja como for é uma bela opção para deixar a sua sala de jantar mais elegante. Para modernizar a peça você pode colocá-la no escritório ou mesmo na sua sala de estar.

Banheira Vitoriana

As peças que são definidas como em estilo vitoriano são peças barrocas e em geral tem como principal característica serem ornamentadas, não tem nada básico. O banheiro da sua casa tem muito mais a ganhar com uma banheira dessas que tem aquele toque antigo. Com certeza seu banheiro irá ganhar um ar vintage. Para não sobrecarregar o ambiente você pode optar por uma decoração mais minimalista no banheiro.

Cortinas

A sua sala pode ganhar um ar barroco e elegante com uma bela cortina estampada. A dica é procurar por uma estampa que converse com o estilo. Em geral as estampas barrocas são de repetição de orçamentos e em cores escuras. Para não deixar a sua sala muito escura a sugestão é manter o branco predominando nas paredes e escolher móveis claros.

Sofás

Ao invés da cortina você pode optar por sofás com estampas, eles podem ser o elemento barroco que estava faltando para a sua casa. Outra possibilidade é ter um sofá de cor neutra e usar almofadas com estampa barroca neles criando um contraste com o ambiente.

Poltrona

Qualquer sala ou escritório ganha mais refinamento com a presença de uma poltrona estofada com um design retrô. Mesmo que a peça não seja antiga é possível encontrar boas versões modernas desse clássico dos móveis. Procure por peças estofadas com tons terrosos como marrons e beges.

Caixas em MDF Decoradas

As suas lembranças ou objetos de uso pessoal como maquiagens, por exemplo, podem ficar guardadas de uma maneira mais interessante em caixas de MDF decoradas. Para seguir o estilo barroco procure por peças que tenham uma ornamentação mais carregada. Tem várias opções de estampas.

Espelho com Moldura

Um dos objetos de decoração que mais puxam para o visual barroco é o espelho com moldura ornamentada. A ornamentação segue os padrões do estilo com formas curvilíneas e bastante carregadas.

Cômoda

A decoração do seu quarto ganha muito mais estilo com uma cômoda no melhor estilo barroco, escolha peças com puxadores ornamentados. O desenho da peça costuma ser mais curvo e mais cheio de estilo. Contraste a peça com uma decoração mais clean.

Porta-Retratos

O barroco pode aparecer nos detalhes decorativos como porta-retratos, por exemplo, com molduras com todo o aparato de formas e ornamentos do estilo. Você ainda pode apostar em outros objetos como vasos de flores, por exemplo. É uma forma de ter o barroco na decoração sem pesar muito a mãos no estilo.

Cuidado com o Excesso

Quando se busca inspiração no estilo barroco para decorar a sua casa é importante tomar cuidado com os possíveis exageros, ou seja, em escolher muitas peças do estilo que acabam apenas deixando o lugar sobrecarregado. A contraposição de estilo moderno com o barroco é uma forma de tentar evitar essa sobrecarga tendo alguns móveis e áreas mais clean.

O barroco é um estilo que tem móveis e objetos muito bonitos e elegantes, mas a linha que separa o elegante do exagerado é tênue. Dessa forma tenha cuidado ao buscar por esse estilo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *