?> Principais Modelos de Persianas | Imóveis Cultura Mix

Principais Modelos de Persianas

Não é de hoje que as persianas vêm fazendo o maior sucesso na decoração e motivos não faltam para isso. Para começar elas transmitem sempre o conceito de modernidade, depois são mais leves e também mais práticas do que a tradicional cortina. É claro, que nem todo mundo gosta de persianas e ainda prefere as cortinas, mas para quem gosta, a boa notícia é que pode contar com uma grande variedade de modelos.

Um dos diferenciais entre cortina e persiana que influencia muito na escolha da segunda é o fato de ela permitir que a entrada de luminosidade seja controlada. A persina nos dá a possibilidade de abri-la parcialmente ou totalmente e dessa forma temos o controle de quanto de claridade queremos que entre dentro de casa.

As persianas são feitas em diversos tipos de materiais, como alumínio, PVC e até mesmo madeira, em todas elas o sistema de abrir e fechar é garantido com roldanas. Além dos principais materiais que citamos anteriormente também é possível encontrar modelos de persianas com revestimentos de fibras naturais ou de tecidos.

Na questão da limpeza da persiana existe uma discussão. Para algumas pessoas elas são fáceis de limpar e para as outras, a distância entre uma régua da outra faz com que a tarefa não seja uma das mais simples. Porém, pode ter certeza que dá para limpar e achar simples e fácil. Basta usar aspirador de pó e em seguida, passar uma esponja úmida.

Veja os Principais Modelos de Persianas Vendidas Atualmente:

1- Persiana Vertical: é considerada uma das melhores pela sua funcionalidade. Chamada de vertical pela forma que é feito o seu fechamento. Graças a posição e o mecanismo, citado anteriormente, é muito funcional porque é fácil de controlar o quanto de luz você prefere que entre no ambiente. Ela é feita em PVC, mas também são usados alumínio e tecido como revestimento.

2- Persiana Laminada: esse tipo de persiana inicialmente eras somente usado em escritórios, demorou muito para que começasse a ser usado em casas. Elas podem ser encontradas nos mais diferentes materiais: metal, alumínio (o mais comum), madeira e PVC.

No caso da madeira, as réguas são produzidas apenas com duas medidas: 25 ou 50 centímetros.

Assim como qualquer persiana é fácil controlar a luz no abrir e fechar e é muito usada para “vedar” a luz, embaixo de cortinas, graças a leveza do material.

3- Persiana Celular: não se engane, o nome não tem nada a ver com tecnologia, celulares. Neste caso, o celular vem de tecido de papel. Isso mesmo, é com esse material que se fabrica esse tipo de persiana. Quando pronta a sua forma é a de uma colmeia e uma das suas vantagens que vale a pena destacar é o fato de reduzir em até 30% o barulho que vem de fora. Maior ou menor a capacidade de reduzir o barulho externo tem a ver com o tecido usado na fabricação.

Sobre o papel de “controle” da luz dentro de casa, pode ser do semitransparente ao translúcido até deixar o ambiente totalmente escuro.

4- Persiana Silhouette: com o nome em francês, é um tipo de persiana especial, que parece que suas réguas estão flutuando. As lâminas que estão sempre na posição horizontal do tecido são translúcidas na parte que elas foram fixadas.

No caso particular da persiana silhouette, ela permite um melhor controle da quantidade de luz que entra no ambiente quando estão na posição inclinada. Por isso, o lugar preferido dos decoradores para o uso desse tipo de persiana é na sala de estar. Também por conta da praticidade que ela oferece.

Por conta do sistema especial desse tipo de persiana, entre os principais modelos, elas são as que possui o preço mais elevado. Vale destacar que a diferença de preço entre esse tipo de produto pode ser muito grande e isso se dá não somente pelo tamanho, mas principalmente, pela qualidade do material utilizado na fabricação. Por isso, nem sempre optar pela persiana com o preço muito inferior pode ser uma vantagem, pelo contrário, pode ser um produto que durará por pouco tempo.

5- Persiana Romana: diferente das demais persianas que têm a sua estrutura com lâminas, esse modelo é estruturado em varetas.

O seu fechamento é feito em módulos é usada a lógica das camadas para abrir e fechar. No caso deste tipo de persiana é importante que ela seja feita em um tecido de boa qualidade porque repuxando muito, na hora da lavagem não se pode correr o risco do mesmo encolher.

O tecido preferido para fabricação desse tipo de persiana que ganha um “tom” rústico é o linho sintético.

6- Persiana Rolô: o modo de fechar esse tipo de persiana a faz ser bem diferente das demais, é feito através da parte superior que recebe todo o tecido enrolado. Sim, porque esse tipo de persiana é fabricada basicamente em fibras naturais, linho ou algodão.

A persiana rolô também é muito usada com blecaute ou simplesmente como forro, porque consegue escurecer completamente um determinando ambiente. Claro, que isso depende de qual dos materiais foi escolhido para confeccioná-la.

7- Persiana – Painel: não custamos nem chamar de persiana, mas na verdade, o que chamamos de painel, nada mais é do que um tipo de persiana. Ao contrário dos demais modelos, o painel não é vantajoso para quem quer controlar a quantidade de luz que entra no ambiente. Por outro lado, se a ideia é quebrar a luz externa é uma solução perfeita.

O painel costuma ser usada no quarto das crianças no lugar da cortina quando essas são alérgicas. Isso porque esse tipo de persiana é fabricado em lona ou sarja, ou seja, não é um “abrigo” de ácaros como a cortina.

Os painéis são vendidos nas mais diversas cores e estampas, sendo que a variedade dessa segunda é maior. No ambiente, eles são fixados como cortinas em tecido, nos trilhos. Um painel tem um pequeno pedaço sobre o outro, até cobrir toda a porta e a abertura é feita na horizontal.

Apesar da colocação ser igual a usada para cortina, o abrir e fechar é o mesmo utilizado com as persianas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *