?> Projeto Paisagismo - Dicas e Decoração | Imóveis Cultura Mix

Projeto Paisagismo

O jardim projetado é um jardim com mais qualidade

Projeto Paisagismo

Projeto Paisagismo

Seja qual for o tamanho ou o estilo da área construída, é fato que um jardim bem projetado contribui muito para o conjunto da obra. Afinal, tratar desse assunto hoje não é mais um capricho.

Segundo estudos e definições estabelecidas pela ONU – Organização das Nações Unidas, alguns metros quadrados de área verde em espaços de convivência promovem a redução do estresse e, consequentemente, aumentam a qualidade de vida. Isso sem falar que qualquer área contendo um jardim torna-se mais valorizada através do visual agradável proporcionado pelo cenário verde.

Como ele trabalha

Dicas

Dicas

Para realizar um bom projeto paisagístico, o ideal é recorrer a um profissional especializado. Atualmente existem alguns softwares específicos para elaboração de projetos que usam recursos de última tecnologia.

As propostas, a partir desses programas, contam com ferramentas aprimoradas e simuladores que possibilitam a visualização no contexto da obra. O resultado é um conjunto harmonioso de maior qualidade estética que prioriza a funcionalidade e o equilíbrio entre forma, cor, aproveitamento de luz e elementos naturais.

Nesse quesito, um bom projeto paisagístico deve considerar se há necessidade de drenar ou irrigar o solo a ser trabalhado, bem como medir o ph da terra. É também função do paisagista a análise e levantamento topográfico do local. Fundamental, ainda, é que o profissional tenha acesso à planta baixa da obra e acompanhe o andamento da construção, delimitando suas propostas em conjunto com o arquiteto.

Por que contratar um paisagista?

Decorar

Decoração

Você pode optar por organizar seu quintal ou gramado com algumas plantas e folhagens preferidas e conseguir um bom resultado, ou então contar com os serviços de um profissional qualificado para esse fim, que usará todo o seu conhecimento e criatividade para transformar a área em um ambiente bonito e planejado.

O paisagista sabe o que funciona melhor no seu espaço e pode utilizar elementos que irão potencializar o jardim, evitando os erros comuns decorrentes do mau aproveitamento da área ou investimento em plantas não-adequadas para as condições do local.

Além disso, o desenvolvimento de um bom projeto paisagístico representa menos desperdício e menos gastos com manutenção.

Aproveitamento dos recursos naturais

Entre todos os fatores que contribuem para a definição do projeto ideal para o seu espaço, leva-se em consideração sumariamente a vegetação típica da região, a qualidade do solo e as condições favoráveis para determinadas plantas.

Um detalhe importante diz respeito ao tamanho das plantas utilizadas. Aqui, o profissional atuará com conhecimento e especificação das espécies, prevendo onde poderá haver sombra e onde será necessário criar passagens de carros ou pessoas.

Outro ponto fundamental que garantirá a manutenção do projeto é a utilização de adubo natural, feito a base de cascas de frutas, serragem e borra de café. Os elementos são aplicados na terra após entrarem em processo de decomposição para evitar que retirem os nutrientes da terra e enfraqueçam as plantas.

Antes de se reelaborar um projeto para que o seu ambiente interno ou externo é necessário que se sigam várias etapas que vão garantir a qualidade do projeto final. Primeiramente deve-se analisar o terreno onde o local está inserido.

Por exemplo, se for um terreno com muita umidade é necessário que se instale uma drenagem para que no futuro toda a decoração não vá cedendo e o cliente acabe no prejuízo.

Deve-se também fazer um levantamento topográfico do local, analisando todo o formato do terreno. Um bom paisagista sempre terá em mente que é preciso pensar no local e ai sim adequar um projeto especifico para ele. Muitas pessoas vêem na televisão jardins maravilhosos e acham que ficariam perfeitamente lindos em suas casas, mas não é bem assim.

Cada terreno é diferente, tem dimensões distintas e precisa ser analisado antes do projeto ser feito e implantado. As pedras, por exemplo, podem ser usadas estrategicamente para que a água da chuva segure a terra que está por baixo, não ocasionando muita sujeira para a casa nos dias de chuvas fortes. É importante lembrar que uma boa decoração sempre está diretamente ligada a funcionalidade do local.

Por Vivian Fiorio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Paisagismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *