Algumas pessoas chegam a definir bosque como um lugar maravilhoso: flórido, bonito e com muito verde. Um paraíso, mas nem sempre é assim.
Alguns dicionários chegam a definir bosque como um conjunto de arbustos, árvores e outras plantas que ocupa uma área menor que uma floresta. Definem também como uma mata, um terreno, na maioria das vezes, coberto por algumas espécies vegetais, coberto de arvoredo.
Bosque x Floresta
Bosque e floresta são duas coisas distintas, não tão diferentes, mas um pouco. Bosque chega a ser definido como certas formações florestais, mas eles se diferenciam pelo fato de que as copas das árvores de bosques não formam uma cobertura contínua, logo, as árvores se encontram mais distantes e afastadas umas das outras, enquanto na floresta não é bem assim.
Alguns bosques brasileiros
São Paulo
* Parque Villa-Lobos: Quando o parque Villa-Lobos ficou sob administração da SMA, em 2004, ele já possuía cerca de 12 mil mudas de árvores que formariam os bosques e as palmeiras imperiais, que são cultivadas em duas filas perto da entrada principal. Foi concluído em 2006 o plantio dos bosques e alamedas, e foram acrescentadas mais 12 mil árvores.
Foram plantadas mais 800 mudas em 2008, para o enriquecimento dos bosques. Delas, 760 tem mais de três metros de altura e foram plantadas com o objetivo de oferecer mais sombra as pessoas. Outras 7.644 têm aproximadamente 1,5 metros de altura e estão plantadas nos bosques do parque.
Curitiba
* Bosque de Portugal: Este bosque é um memorial da língua portuguesa, foi inaugurado em 1994 e tem uma área de 21 mil metros quadrados, além de ser ornamentada com elementos da cultura portuguesa. No Bosque de Portugal há uma alameda, com pisos que atravessam um trecho de mata e neles estão estampados versos de poetas da língua portuguesa. Versos de Camões, Gregório de Matos, Pessanha, e outros poetas ilustres dos séculos 16 a 20.
* Bosque Alemão: Fundado em 1996, o Bosque Alemão homenageia a cultura e as tradições que os alemães levaram até Curitiba. É um memorial para esses ilustres estrangeiros, imigrantes que chegaram na cidade depois de 1833. Sem esquecer que eles contribuíram muito no estilo dos habitantes de Curitiba e influenciam até hoje o estilo de vida dos curitibanos.
O Bosque ocupa 38 mil metros quadrados de área e se localiza no bairro Jardim Schaffer. Essa área tem mata nativa densa e pertencia antigamente a família Schaffer.
O Bosque Alemão contém inúmeras atrações, citando algumas: O Oratório Bach, onde se é exibido concertos musicais; A Torre dos Filósofos, que retém um mirante; A trilha João e Maria; A Praça da Cultura Germânica; A Casa Encantada, que tem uma biblioteca infantil; e o bosque de mata nativa que exibe nascentes de água doce.
Samuel Castro