Não é fácil pagar aluguel em circunstancia alguma, mas nas grandes cidades com certeza a concorrência e a demanda maior fazem com que os aluguéis muitas vezes tenham altas que extrapolam o orçamento de qualquer um.
Na cidade de São Paulo somente no mês de janeiro o aumento dos alugueis chegou a um percentual de 1,2% em relação ao mês de dezembro do ano passado.
Contratos Novos de Aluguel
Ainda na cidade de São Paulo temos dados que mostram o comportamento dos alugueis residenciais e estes nos 12 meses completos até janeiro deste ano registraram em média um aumento acumulado de 14,57%.
Estes dados foram levantados pela Pesquisa Mensal de Locação Residencial que é realizada pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (SECOVI-SP).
Se considerarmos a inflação deste período chegaremos a conclusão que este foi um dos itens que pesou bastante para a determinação do índice inflacionário anual e principalmente pesou muito no bolso dos inquilinos.
A verdade é que o aumento de 1,2% que tivemos já no mês de janeiro faz pensar que este ano o comportamento dos aluguéis, mesmo que venham a se estabilizar não deve ficar muito aquém do aumento do ano passado.
Possível Estabilização de Preços
O Sindicato das Empresas de Compra, de Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo, avaliou que diante do fato De que o aumento dos aluguéis terem ficado abaixo das altas do mês de dezembro que fora m de 1,9% e de novembro que foi de 1,6% é um bom sinal de que poderá acontecer de que nos próximos meses tenhamos uma estabilização dos preços dos aluguéis na cidade de São Paulo.
Aumentos e Tipos de Imóveis
As unidades que registraram as maiores altas no mês passado foram dos imóveis com apenas um dormitório com um aumento da ordem de 1,5% enquanto que os apartamentos e casas com dois dormitórios esse aumento se manteve dentro da media registrada nesse período que foi de 1,2%.
Já no que se refere aos imóveis de três quartos, segundo o que foi informado de acordo com a pesquisa teve o menor aumento registrado e este foi de 0,5%.
Modalidades de Garantias
A pesquisa apurou ainda que a modalidade de garantia que mais foi usada foi o fiador que participou com 50%. A seguir veio o depósito de três meses com uma participação de 30% e por ultimo o seguro fiança que participou com 20%.
A maior velocidade de locação ficou com casas e sobrados numa media de 12 a 29 dias enquanto que no caso dos apartamentos, de 18 a 38 dias foi a media de tempo para a locação.