Todos os meses o Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP realiza pesquisa sobre o mercado imobiliário, observando o ritmo de comercialização medido pelo indicador Vendas sobre Ofertas (VSO), sendo que os dados divulgados indicam que no décimo mês do ano esse percentual ficou em 23,5%. Com isso se pode fazer uma analise que nos indica que se o desempenho nas vendas ficou abaixo do registrado em setembro que foi de 26,4%, no que se refere a comparação com outubro do ano passado cuja taxa de desempenho nas vendas foi de 18,1%, esse valor hoje é bastante superior.
Maior Participação
Através da pesquisa se pode observar ainda que o nicho que mais teve participação nas vendas do mês de outubro de 2010 foi o de doía quartos com 1.417 unidades sendo negociado o que representa nada menos do que 46,7% do total de imóveis vendido ficando o segundo lugar com os imóveis de três quartos com 1.102 unidades o que representa um percentual neste caso de 36,3%. Com esses dados pode-se determinar que 83% do total de vendas o que significa que as casas mais vendidas em São Paulo durante o mês de outubro ficaram por conta dos imóveis que tem dois e três quartos.
Região Metropolitana Cresce em Relevância
A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) que abrange além da capital mais 38 municípios nos arredores, vem crescendo em relevância diante da grande expansão da atividade imobiliária. No mês de outubro na RMSP foram negociados 5.367imóveis sendo que 56,5 desse total ficaram com a capital. Esse volume de comercialização foi 13,6% maior do que no mês de setembro, ocasião em que foi comercializado 4.723 imóveis e comparado esse resultado a outubro do ano passado quando foram vendidos 3.808 imóveis, o incremento foi da ordem de 40,9%.
Os Lançamentos Residenciais
A Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (EMBRAESP) registrou em outubro o lançamento de 5.143 unidades residenciais o que representa um aumento de 77,7% em comparação ao mês de setembro q1uando o numero de lançamentos do mesmo tipo foi de 2.894 unidades. Se comparados os dados a outubro do ano passado o percentual de aumento chega a 104,3%.
Participação da Capital nos Lançamentos
Ainda observando o mercado de lançamentos na Região metropolitana de São Paulo pode-se notar que 78% do total de lançamentos se localizam na capital, enquanto que o restante se concentra na região do ABCDM que é a área que compreende os municípios do ABC mais Diadema e Mauá que deteve em outubro 20% do volume de imóveis lançados com um total de 1.308 unidades. No acumulado de janeiro a outubro a alta foi de 0,3% em relação à igual período do ano passado.