Em Nova York hoje existe um serviço que é voltado às pessoas que buscam parcerias para dividir apartamentos e esse serviço propõe encontros de grupos para que os interessados não só conversem, mas que também troquem informações antes de fecharem um contrato em que irão dividir moradia e dessa forma conviverem diariamente.
Situação é bastante comum
Embora dividir apartamento com uma pessoa desconhecida possa parecer uma situação bastante estranha na realidade é muito comum principalmente nas grandes cidades e em especial entre pessoas jovens que ao saírem de caso por motivo de estudo ou trabalho acabam buscando alguém que queira dividir a moradia para assim diminuir as despesas que em geral são sempre pesadas, para quem só estuda ou para quem está em início de carreira. Devemos ainda considerar que estes não são os únicos motivos que levam as pessoas a alugarem apartamentos juntos sem nem mesmo se conhecerem, pois muitos jovens apenas desejam sair da casa dos pais se tornando independentes e para isso buscam com quem dividir apartamentos, como alternativa que sai mais barata.
Criação do novo serviço
Foi na tentativa de evitar surpresas desagradáveis que o designer gráfico Orlick Jeff e o biólogo Dene Farrel criaram o “Procuram-se Companheiros de Quarto”, um serviço novo que possibilita que os inquilinos potenciais venham a se encontrar em grupos o que em geral acontece em algum clube ou mesmo em um bar. Assim eles conseguem evitar que os interessados se submetam as longas e cansativas entrevistas feitas por telefone e também que as pessoas na falta de alternativas se vejam obrigadas a abrigar em casa o primeiro desconhecido que aparece.
Objetivo do serviço
Os companheiros Jeff e Farrel vêm procurando fazer com que as pessoas possam se conhecer um pouco antes de resolverem morar juntos. Esses encontros em media duram de duas a três horas e são grupos formados por um numero de 15 a 50 pessoas que no segundo ou terceiro domingo de cada mês se reúnem geralmente em bares, sendo que as idades dos participantes variam de 20 a 30anos. Em cada encontro paga-se US$ 5 dólares.
Identificação dos participantes
Antes do inicio da reunião cada participante recebe uma etiqueta onde consta seu nome e tem uma cor que costuma ser verde no caso de que você tenha apartamento e deseje alguém para dividir e vermelho no caso daqueles que buscam um lugar para se estabelecer, sendo que estes em geral são em maior número. Logo de inicio a reunião começa com troca de informações entre os participantes e por vezes longos bate- papos. Por enquanto Farrel e Jeff estão concentrando esse tipo de serviço somente na cidade de Nova York, porém os fundadores estão abertos para expandir o serviço para outras cidades.