O Brasil é um país de dimensões continentais. Isto você já ouviu falar. Mas você já parou para pensar no clima em nosso país? Nas diferenças gritantes de clima que um único país pode ter? Em alguns estados é sempre quente e seco. Em outros há inverno e verão amenos com a estação das chuvas muito bem marcada. E distante dos trópicos há a mais característica divisão de temperaturas que se possa sentir em algum lugar.
Verões muito quentes e invernos absurdamente frios, com estações como outono e primavera bem demarcados. E em qualquer clima destes os climatizadores de ar se fazem cada vez mais presentes. Para atender as mais diferentes exigências e variações climáticas, o climatizador de ar pode ser com ciclos de ar quente e frio, ou só frio.
Climatizadores de Ar e Resfriadores Evaporativos
Os climatizadores de ar funcionam a base de gás. Já os resfriadores evaporativos são equipamentos que transformam o ar quente que entra no aparelho em um ar mais frio e úmido se utilizando do resfriamento por meio de uma pequena bomba de circulação de água. São dotados de uma espécie de filtro de papel especial e um reservatório para a água e este tipo de equipamento diminui a temperatura ambiente em até 10 graus, ao contrário dos climatizadores de ar que diminuem bem mais a temperatura.
Mas os climatizadores de ar também gastam mais energia elétrica. Nos locais muito secos há também a vantagem de os resfriadores umidificadores auxiliarem na prevenção dos problemas respiratórios.
Os Climatizadores de Ar e a Natureza
Cuidar do planeta é uma necessidade urgente. E os climatizadores de ar, se não forem bem utilizados podem gerar um gasto excessivo de energia.
Portanto se você pretende adquirir um climatizador de ar, informe-se primeiro a respeito dos detalhes técnicos. Indo desde unidades com 7500 BTUs até os gigantescos comerciais com mais de 60000 BTUs, prescindem de uma avaliação para cálculo da demanda de resfriamento necessária a cada ambiente. Um climatizador com pouca capacidade em um local muito amplo vai ter seu motor forçado e gastar muito mais.
Cuidados
Outra observação é sobre os cuidados com o isolamento dos locais onde o climatizador e até mesmo o resfriador estão funcionando. Não deixe janelas e portas abertas. Procure criar um ambiente protegido da luz solar direta.
Quanto mais tempo o ar se conservar frio, menos gasto de energia vai ocorrer. E procure não utilizar estes aparelhos desnecessariamente, quando não houver ninguém na sala, em horários de pico de energia, ou nas horas do dia em que o sol não está tão quente.
O uso dos climatizadores aumenta a cada dia, mas é nossa responsabilidade o uso correto e econômico desses aparelhos. Então antes de comprar seu climatizador informe-se dos aspectos técnicos do produto e procure ter conhecimento do gasto real de energia de cada modelo.