A Piscina
Um dos destaques de um jardim, pois transmite transparência e movimento. Assim é importante analisar e planejar bem a paisagem que a rodeia. Referindo a formas, matérias e cores, pois tudo isso na hora da construção do ambiente deve ser levado em conta. Hoje em dia há uma grande variedade de pastilhas de vidro que dão um brilho, causadas pela luz que as atravessam. E ainda tomando cuidado na hora da escolha da cor do piso, um tom escuro de azul pode faz com que perca a noção de profundidade e ainda uma cor esverdeada pode tornar a água menos atraente por fazer parecer que a água esta um pouco suja e com algas. Enquanto que para o piso uma dica boa são os térmicos e claros, e que tenham uma temperatura agradável.
A dica vai na aposta de luzes na piscina, ou ainda em certos pontos do jardim para valorizar ainda mais. Assim fazendo ali um ambiente deslumbrante e calmo. Além da valorização da piscina valoriza-se também o entorno, a vegetação, o verde. Lugares pequenos ou grandes sempre há um jeito de fazer sair dali um espaço aconchegante e tranquilo, um espaço verde, com flores e plantas. Só obterá um resultado bom se no processo de planejamento houver bom gosto e claro respeitar algumas regras de praticidade e estética.
Elementos de Jardins
O jardim adequado parte de quatro fatores básicos, a privacidade, conforto, beleza e segurança. Para garantir a privacidade ali na área em volta da piscina podem abusar de plantas que tampe a visão, plantas grandes e volumosas. Para o conforto, no sentido que não queiram muita manutenção podemos contar com plantas que não sejam caducas, ou seja, que as folhas destas não caiam muito e que não precisem de cortes frequentemente.
A beleza é a essência de um jardim, é claro, é muito relativa, mas muitas cores em um jardim e muitas espécies de plantas são consideradas um erro, pois acaba tornando o ambiente desarmonioso. E o último, requisitos básicos é a segurança na piscina, que começa no planejamento desta. Na escolha de pisos que não corram o risco de escorregar e cair, e desenvolvida uma forma em que crianças e animais nem cheguem perto da água. Ainda devem ser evitadas plantas que tenham espinhos ou que sejam venenosas.
Dicas
No planejamento do seu jardim pense em algumas regras básicas:
- Plantas que são caducas, ou seja, que as folhas caem muito é preciso coloca-las de forma que o vento não as carregue para dentro da água, ou tente evita-las;
- No uso de plantas grandes e volumosas, estas devem ser posicionadas de acordo com o poente;
- Para plantar árvores e arbusto com raízes profundas, estas não devem ser plantadas próximas a piscinas, e que tenham pelo menos uma distancia de dez metros desta;
- Dê preferencia a plantas que possuam folhas perenes, pois irá facilitar a limpeza;
- Ainda prefira as espécies que não atraiam pragas, insetos e pássaros, ou seja, espécies mais rústicas.
Jéssica Mendes