?> Paisagistas: Arquitetos de Paisagens - Pintura e Projetos | Imóveis Cultura Mix

Paisagistas: Arquitetos de Paisagens

Seguindo a própria definição do termo Paisagismo, a arte de projetar jardins representa um elo entre a paisagem e arquitetura. Em outras palavras, todo o conhecimento adquirido para a projeção de espaços urbanos pode ser ampliado para o conceito da incorporação da área verde. O princípio parte da concepção de construção. Por mais que o objeto do paisagista seja o solo, as plantas, enfim, o natural, a “Arquitetura da Paisagem” surge para ordenar e conduzir o espaço para um resultado harmonioso como parte de todo o projeto.

Pintura

Esse mercado não é recente, mas nos últimos anos vem ganhando força e representando boa parcela nos empreendimentos mais recentes. Hoje não se concebe a possibilidade de construir um condomínio, por exemplo, sem a inserção de áreas verdes comuns. Compreende-se essa razão em partes pela orientação da funcionalidade – lazer, esportes, playgrounds –, mas também pela necessidade atual dos grandes centros urbanos, que atendem a demanda por mais qualidade de vida nas cidades.

Paisagismo ou Jardinagem?

Apesar da amplitude do propósito, no Brasil ainda não existe uma formação específica para o Paisagista. Aqueles que desejam seguir para essa área podem realizar o curso de arquitetura, que contém disciplinas condizentes ao tema na grade curricular, no entanto para quem busca sua profissionalização na área é necessário recorrer aos cursos livres ou então fazer uma especialização. Fatores esses que contribuem para uma divulgação ineficaz da profissão, uma vez que muita gente ainda confunde paisagismo com jardinagem. Aqui, a diferença é clara: a jardinagem trata apenas do manuseio e aplicação de técnicas relacionadas às plantas, enquanto que o paisagismo envolve completamente o cenário do jardim, seja composto por elementos naturais ou não – projeto para churrasqueiras, áreas de jogos, bancos, calçadas, etc.

Projetos

Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas

Atualmente os arquitetos paisagistas contam com uma associação – a ABAP – fundada no intuito de disseminar a profissão e lutar pela regulamentação de cursos de formação. Para compensar as falhas no processo de formalização da profissão, a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas organiza periodicamente eventos como debates e congressos em todo o país no intuito de reunir os profissionais da área para disseminar conhecimento e discutir novas técnicas e implementações tecnológicas.

Paisagistas: Arquitetos de Paisagens

Segundo a ABAP

Essa área profissional é ampla e abrange, além de projetos novos, jardins residenciais ou de empresas, o envolvimento em recuperação e reestruturação de áreas públicas em grande escala como revitalização de parques, ruas e avenidas de centros urbanos. A definição dos projetos é fruto de estudos e cálculos com base na planta baixa e condições da região a ser trabalhada. O resultado desse trabalho é um espaço projetado para o bem-estar das pessoas, capaz de agregar valor ao local, além dos benefícios diretos àqueles que buscam uma forma de estar em contato com a natureza e aliviar as tensões do cotidiano nas cidades.

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Paisagismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *