?> Índios Contra Projeto Imobiliário - Preconceito e Mercado | Imóveis Cultura Mix

Índios Contra Projeto Imobiliário

Ameaça Imobiliária

Alguns líderes indígenas estão se sentindo ameaçados em perderem seu templo religioso denominado Santuário dos Pajés, em virtude de um projeto de construção de um complexo imobiliário em Brasília, Capital Federal,para cerca de quarenta mil pessoas habitarem o local.Esse empreendimento, já esta sendo considerado como o mais polêmico da região, em virtude desse impasse.

Mercado

Conhecendo a Região

A comunidade indigena denominda Bananal, composta de cerca de vinte índios de duas etnias distintas, fica numa área denominada bairro Noroeste, e o indígenas habitam esse local,segundo o pajé da tribo desde o ano de 1957.No entanto com a politica de arrendamento das terras, eles foram pressionados pelo proprio SPi (Serviço de Proteção ao Índio), para migrarem para Brasília, buscando melhores condições de sobrevivência, além disso outras etnias vinda do estado de Alagoas, pelo mesmo motivo, também teriam ocupado o local onde onde se pretende construir os imóveis.

Índios Contra Projeto Imobiliário

Empreendimento Imobiliário

O empreendimento é um projeto grandioso para mais de 40 mil residentes,no setor Noroeste de habitação. Ocupando uma área de mais de 800 hectares, os empresários que os estão construindo o intitularam o primeiro bairo ecológico existente no nosso país, pois seus edifícios são equipados com aparelhos para captarem energia solar, e também fazer o reaproveitamento das águas pluviais e recolhimento dos detritos com aparelhos a vácuo. Realmente com todos esses cuidados com a preservação do meio ambiente, esse empreendimento foi projetado para tornar o ar menos poluído e a vida mais saudável. No entanto, para construção desse projeto imobiliário inovador é necessário tombar grande parte da única área de vegetação de Cerrado virgem,que ainda existe na Capital Federal.

Preconceito

Posição dos Índios

Vários líderes indígenas religiosos de etnias diferentes, se reuniram para defender as comunidades locais, que deverão ser tombadas para que o empreendimento possa se tornar real. Segundo alguns deles, cabe às autoridades competentes tomar as providências cabíveis sobre os direitos dos índios sobre a terra, impedindo que a especulação imobiliária, sempre se torne um fator decisivo em casos desse tipo de disputa. Vale ressaltar que o Templo religioso, conhecido como Santuário dos pajés é conhecido por receber todos os índios que passam por Brasília, provavelmente, ajudando-os de várias maneiras com seus conhecimentos tradicionais.

Resolução do Impasse

A resolução desse impasse, ainda está um pouco longe de acontecer, pois é um caso que envolve terras e suas demarcações em uma grande metrópole. Se houver por parte das autoridades competentes uma decisão a favor do Santuário, esse será um fato inovador para a política que é responsável por demarcar as terras dos indígenas no nosso país nas áreas urbanas, redefinindo todo um processo que o envolve. Os grupos indígenas esperam contar com uma decisão satisfatória da FUNAI, para que possam ficar no local que já estão há tanto tempo.

Esse conflito envolve dois aspectos: Primeiro a demanda dos índios é válida, e sua cultura deve ser respeitada e preservada, em contrapartida, o empreendimento proposto é inovador extremamente responsável com aparelhos projetados para aproveitar as energias e não agredir ao meio ambiente. Resta saber se o que foi projetado será cumprido, e qual será a posição das autoridades perante essa situação,ou mantem uma tradição cultural ou investem em um projeto inovador imobiliário. Se houver a possibilidade de conciliação, ou seja, a manutenção dos costumes religiosos, e a construção dos edifícios em um outro local, seria a solução ideal, que beneficiaria a todos.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *