A cozinha é um dos lugares da casa que mais atrai pessoas, especialmente as visitas e amigos. Já que também passamos grande tempo nela e ali fazemos as refeições mais gostosas de maneira divertida e interessante, proporcionando sabores e sensações maravilhosas a toda a família.
Mas infelizmente, nem só de talento e boa vontade vive um bom chef de cozinha, já que tão importantes quanto a habilidade de quem cozinha são ainda os utensílios usados, que ao fim da preparação certamente farão toda a diferença. Como por exemplo, a faca certa para se cortar diversos tipos de carne e ainda numa espessura que seja ideal, a quantidade certa de açúcar e sal e se acrescida nos alimentos feita através dos medidores e ainda muitos outros considerados indispensáveis e salvadores.
E como na cozinha e na prática toda a ajuda é muito bem-vinda selecionamos alguns itens considerados indispensáveis, por diversos chefes de cozinha e cozinheiros do dia a dia. Eles o ajudarão a fazer uma lista do que falta para que sua cozinha tenha sempre tudo a mão e você possa elaborar os mais diversos pratos, com muita praticidade e segurança.
Utensílios Indispensáveis:
- -colher de bambu
- -pilão
- -descascador de legumes
- -batedor de arame
- -forma de fundo removível
- -pinça para pegar alimentos
- -pincel de cozinha
- -medidores padrão
- -tigelas
- -faca do chefe
Descrição Dos Itens
- –Colher de Bambu: a colher é comumente um dos utensílios mais usados na cozinha, mas passou da hora de substituir a velha colher de pau pela de bambu. Isso porque, assim como as demais peças feitas em madeira, a colher de pau possui a capacidade negativa de acumular resíduos, e consequentemente fica mais propensa ao desenvolvimento de bactérias.
O bambu, ao contrário da madeira, tem propriedades naturais autodesinfetantes, que proporcionam sempre um utensílio limpo para o uso na cozinha. - –Pilão: O pilão é considerado um utensílio multiuso, com ele somos capazes de executar várias tarefas, como: amassar, triturar, bater, macerar e ainda integrar os mais diversos ingredientes. Além disso, ele é perfeito para fazer do simples dente de alho misturado ao sal uma pastinha excelente para temperar aquele delicioso filé de frango ou até mesmo para fazer um pesto. Quem conhece bem o poder do pilão sabe que com ele pode-se bater umas ervinhas para fazer um molhinho de salada.
- –Descascador de legumes: apesar de parecer um pouco banal para muitos, esse utensílio faz toda a diferença durante a execução das atividades do dia a dia. Ele é bem mais ágil que a faca, descasca fininho, portanto não há desperdício e você não corre o risco de se machucar. O descascador também é ideal para descascar, e ainda faz lascas de queijo parmesão com grã de perfeição, e pode cortar abobrinhas em fatias bem fininhas para a salada, é praticamente o faz tudo da cozinha.
- -Batedor de Arame: popularmente chamado de fouet, um batedor feito de arame e em muitas vezes é prontamente aproveitado na cozinha. Ele fica guardado geralmente na gaveta e muitas pessoas somente o usam para bater clara em neve, mas pode servir para incorporar outros ingredientes, como ovos, farinha e ainda mais. Serve muito melhor que a colher para emulsificar os produtos.
- –Forma de fundo removível: este tipo de forma também chamada de fundo falso, é outro item que não pode faltar na sua cozinha, especialmente para quem gosta de fazer tortas doces e salgadas em casa. Elas proporcionam um sucesso garantido na hora de desenformar o bolo, sem correr o risco de quebra-lo. As mais baixas são recomendadas para tortas de frutas, enquanto que as mais altas ficam perfeitas no preparo de tortas salgadas.
- -Pinça para pegar alimentos: uma boa pinça para pegar alimentos é essencial na cozinha, pois facilita o transporte do mesmo sem que ocorram furos ou ele se quebre na hora de virá-lo na frigideira, por exemplo.
- –Pincel de Cozinha: O pincel de cozinha é usado para espalhar óleo, manteiga ou ovos sobre os alimentos, sendo mais prático e fácil usá-lo, além de ser também bem mais econômico. Há vários modelos para se usar especificamente na cozinha: o fabricado com cabo em inox pode ser considerado como mais prático, pois pode ser lavado à lava-louças; o feito com cerdas de silicone é muito bom já que não solta os fios, e aqueles feitos com cerdas tradicionais são perfeitos para espalhar a manteiga.
- –Medidores Padrão: caneca não é xícara, assim como colher de café não é de chá, com isso as medidas para se fazer uma boa receita acabam sendo alteradas, pois muitas pessoas não percebem a diferença entre uma coisa e outra. Então, para não errar na hora de cozinhar, opte por usar os medidores padrão.
- –Tigelas: elas são ótimas para deixar os alimentos de molho, servindo também para acomodar os ingredientes já picados ou ainda para bater a massa de bolo. Para uma coisa ou outra elas sempre serão usadas, por isso, não podem faltar na cozinha. Aquelas feitas com material plástico, apesar de serem as mais populares, não são as mais recomendadas, pois costumam pegar o cheiro dos alimentos, enquanto que as de vidro, mesmo não tendo o problema, são pesadas demais e podem se quebrar com facilidade. Com isso, a melhor opção acaba sendo as tigelas de inox, já que são mais duráveis e não retém o cheiro dos alimentos.
- –Facas do chefe: esse tipo de faca é um objeto indispensável em qualquer cozinha, especialmente naquelas em que a pessoa tem fascinação pela culinária. O tamanho ideal para esse utensílio é muito relativo, dependendo exclusivamente do tipo de alimento que se pretender cortar, coo também da preferência de cada um pessoal. Por exemplo, para os alimentos maiores, como a moranga ou abóbora, o ideal é que se use as lâminas mais compridas como as de 10 polegadas. Mas para os demais cortes pode ser aquelas comuns mesmo, com aproximadamente 06 polegadas. No entanto, antes de comprar saiba que algumas dicas são importantes, como fugir das facas onde a lâmina acaba onde o cabo começa, pois se quebram com facilidade. Prefira os objetos que tenham bojo, uma espécie de barriguinha, colocada na parte de trás da lâmina.