Depois de um almoço ou jantar deliciosos, sempre há aquela tristeza quando vemos a pia cheia de louças para lavar. Ainda mais quando no meio estão panelas com gordura e óleo de fritura. Mas a limpeza do óleo das panelas não precisa ser um sacrifício e alguns truques podem facilitar este trabalho.
Instruções
- Cada tipo de panela, em relação ao material que ela é feita e ao seu revestimento, possui uma maneira específica de ser lavada. Porém, algumas dicas são universais, como não usar esponjas feitas de materiais abrasivos, como a palha ou a esponja de aço, que podem arranhar as panelas e tirar seus revestimentos, e o uso de água quente para amolecer e ajudar a dissolver melhor a gordura.
- As panelas com revestimentos antiaderentes, como o Teflon ou T-Fal, de uso muito comum hoje em dia, são de fácil limpeza e não necessitam de raspagens ou produtos químicos fortes para tirarem a gordura. Basta apenas que, após retirar o óleo que sobrou na panela, se ponha água quente, ou ponha-a para ferver na própria panela, com um pouco de detergente ou sabão diluído, até amolecer a gordura ou o óleo que ficou preso. Depois é só tirar a água e lavá-la normalmente, com bastante sabão, tomando cuidado para não se queimar na panela ainda quente.
- Esse procedimento pode ser repetido em outros tipos de panela, como as de inox, as de barro, as de bronze, alumínio etc. que possuem material frágil a riscos e manchas ou que podem perder seus revestimentos. Lembrando sempre que a esponja não deve ser abrasiva e, para cada modelo de panela, um tipo mais duro ou mais mole é recomendado. É importante que, após esquentar a água, tome-se cuidado com as panelas esmaltadas em relação à mudança brusca de temperatura, não as colocando debaixo da água fria diretamente após serem levadas ao fogo.
- Quando a gordura teima em não sair, dando aspecto de sujeira e oleosidade à panela, utilize limão para complementar a limpeza. Corte um pedaço do limão e, após passar a esponja com sabão na panela, de modo que faça bastante espuma, passe a parte aberta por toda a superfície suja. Enxague normalmente em água corrente.
- Se a gordura queimou e ficou grudada no fundo da panela, uma maneira de limpá-la sem muito esforço é utilizar sal de cozinha comum. Cubra toda a gordura que ficou grudada com água limpa, jogue o sal e leve ao fogo por aproximadamente cinco minutos. Dessa maneira a gordura toda irá soltar e será só passar a esponja para terminar de limpar sua panela.
Como Limpar Cada Tipo De Panela
Para facilitar esta tarefa, selecionamos dicas sobre como limpar cada tipo de panela de acordo com o material de fabricação.
Panelas De Ferro Fundido
Preparo da panela antes do primeiro uso: Este tipo de panela não necessita de preparo antes do primeiro uso.
Uso no dia a dia: Use exclusivamente colheres, conchas e espátulas de nylon e plástico para mexer alimentos que estiverem sendo preparados nestas panelas, pois objetos cortantes, como facas e colheres de metal riscam o revestimento e com isso a propriedade antiaderente fica comprometida.
Como Lavar Panelas De Ferro Fundido:
Não use objetos cortantes ou de metal para raspar o que grudou na panela; Apenas encha-a com água quente e um pouco de sabão e deixe os resíduos amolecerem por algum tempo; Lave com sabão neutro, de preferência em barra, para evitar que os poros da superfície de ferro retenham resíduos de detergente; Após a lavagem, coloque a panela de ferro para secar ao fogo por alguns instantes até que a umidade evapore.
O Que Não Usar:
Evite o uso de esponjas abrasivas, pois retiram a camada protetora da panela.
Dicas Importantes:
Não espere o surgimento da ferrugem em sua panela, logo após a lavagem, unte-a com papel toalha embebido em óleo de cozinha. Você estará renovando a camada protetora de sua panela e impedindo que o ferro fique em contato direto com a umidade do ar;
Ao longo do tempo a camada protetora que foi aplicada na fabricação será substituída por outra, formada naturalmente na superfície de ferro após o uso do utensílio, principalmente para fritura;
Armazenar alimentos nessas panelas pode acelerar o aparecimento de ferrugem, já que em contato por várias horas com a água dos alimentos o ferro vai começar o processo de oxidação, que poderá causar alterações na aparência de alguns alimentos.
Panelas De Alumínio
Preparo da panela antes do primeiro uso: Este tipo de panela não necessita de preparo antes do primeiro uso.
Uso no dia a dia: Use exclusivamente colheres, conchas e espátulas de nylon e plástico para mexer alimentos que estiverem sendo preparados nestas panelas, pois objetos cortantes, como facas e colheres de metal riscam o revestimento e com isso a propriedade antiaderente ficará comprometida.
Como Lavar Panelas De Alumínio
Não use objetos cortantes ou de metal para raspar o que grudou na panela; Apenas encha-a com água quente e um pouco de sabão ou detergente e deixe os resíduos amolecerem por algum tempo; Lave com esponja dura, mas não abrasiva, detergente líquido ou sabão em barra; Seque imediatamente para prevenir manchas.
O Que Não Usar:
Evite o uso de materiais abrasivos, como saponáceos e palhas de aço, nas partes polidas de suas panelas de alumínio, assim você vai manter o seu brilho;
Você não deve arear essas panelas.
Panelas De Aço Inox
Preparo da panela antes do primeiro uso: Este tipo de panela não necessita de preparo antes do primeiro uso.
Uso no dia a dia: Use exclusivamente colheres, conchas e espátulas de nylon e plástico para mexer alimentos que estiverem sendo preparados nestas panelas, pois objetos cortantes, como facas e colheres de metal riscam o revestimento e com isso, a propriedade antiaderente ficará comprometida.
Como Lavar Panelas De Aço Inox:
Não use objetos cortantes ou de metal para raspar o que grudou na panela; Apenas encha-a com água quente e um pouco de sabão e deixe os resíduos amolecerem por algum tempo; Para que as panelas de aço inox fiquem sempre bonitas basta lavá-las com detergente e esponja firme não abrasiva; Sempre que possível enxague-as com água quente e seque imediatamente para que o brilho natural do material seja mantido.
Mas eu acho que também a escolha da panela é importante também por isso, na hora de limpar as panelas antiaderentes por exemplo, são mais fáceis além de fazer menos sujeira na cozinha. Esse site aqui http://panelastramontina.com.br/cacarolas/ da umas dicas pra escolher panelas, e é legal porque tem dicas até para caçarolas tramontina 😉 Adorei o post!!