Prédios Que Podem Ser Modificados é Inventados Por Brasileiro
Imagine que sempre que você cansasse da vista da sua casa ou então de sees vizinhos você pudesse trocar de moradia? Seria bom… Mas e todos os seus móveis, suas coisas, o jeitinho particular que você deu para sua casa? Não seria ruim largar tudo? Agora imagine que você não precisasse abandonar sua casa – você a levaria junto com você, para onde quer que você fosse! Não seria divertido poder mudar de vizinhança, de cidade ou até de país, sem o incomodo de ter que personalizar sua casa novamente? Pois um brasileiro teve uma idéia revolucionária para resovler esse problema. o arquiteto Felipe Molina, de 28 anos, criou casas “moduláveis”, ou seja, que podem ser ajustadas e facilmente carregadas para outros lugares.
Como é a Casa Criada Pelo Brasileiro
A Portability Housing é uma casa modulável que pode ser transportada para qualquer lugar muito facilmente, e depois pode ser encaixada em um prédio especialmente projetado para recebe-la.
O projeto foi criado para participar de um concurso internacional de arquitetura chamado Arra Céus do Futuro – concurso organizado pela revista Volo. O criador da novidade diz que o projeto não é inteiramente novo, pois foi baseado em um conceito já existente, de casas pré fabricadas. A grande novidade foi o edifício especial para abrigar tais casas, o que possibilita que o modelo das casas unitárias pode ser utilizado.
Cada casa possui 32 metros quadrados, mas pode ser dobrada para diminuir de tamanho e ocupar quase metade do espaço apenas. O feito é conseguido porque o banheiro e o quarto podem ser fechados sobre a sala e a cozinha, sem causar prejuizo nenhum à estrutura da casa, e diminuindo seu tamanho para 17 metros quadrados apenas – quase duas vezes menos oo tamanho original.
Materiais Utilizados na Construção
Para conseguir criar uma casa tão maleável, o arquiteto utilizou materiais como compensando de madeira (ODB), aço para refornçar a estrutura e as paredes são formadas por plantas – elas são cultivadas em nichos externos da parede e são responsáveis por ajudar a manter o conforto e a estabilidade térmica e também acustica. A vantagem da utilização desses materiais pode ser observada até no consumo de energia, já que a climatização proporcionada pelas plantas reduz o consumo de energia para mantê-la aquecida. A utilização desses materiais também garantem a rapidez na confecção das casas, e também que todas elas serão uniformes – o que é importante pois o edifício que as abrigará deve possuir um tamanho padrão.
A casa ainda possui partes feitas em material reciclado, outras partes que podem ser recicladas e ainda um sistema para reaproveitar a água. Depois de colocar os módulos nos edifícios planejados através de rampas, o morador só teria que decorá-la. No entanto, é apenas um projeto, e algumas questões como o abastecimento de água deve ser pensando antes que possa ser utilizado efetivamente.
Andressa Silva.