?> Casas Pequenas - Plantas e Fachadas | Imóveis Cultura Mix

Casas Pequenas

O padrão de vida das grandes cidades envolve uma série de adaptações. A segurança dos condomínios fechados, a economia dos projetos residenciais geminados, a falta de espaço e a supervalorização dos terrenos leva a maioria das pessoas a optar por viver em casas cada vez menores. Tudo bem que, muitas vezes, morar em locais pequenos não é uma questão de escolha, mas a verdade é que hoje muitas empresas se especializaram em transformar os famosos “apertamentos” em espaços bonitos e práticos que eliminam o desconforto de viver em poucos metros quadrados. Assim, o que antes era um incômodo, passa a ser uma opção até mesmo agradável.

Casas Pequenas

A Resposta Está na Praticidade

Uma das soluções mais utilizadas para resolver o problema de espaços apertados é a cozinha no estilo americano, que elimina uma parede, transormando-a em bancada. A área antes isolada, passa então a conjugar a sala que também sai ganhando com essa técnica. O resultado é o aumento da visibilidade geral da planta que promove a sensação de amplitude do espaço. Para alimentar essa ideia, a iluminação também cumpre um importante papel. Decoradores e especialistas em projetos menores abusam das luzes indiretas em salas de estar e de televisão, pois além de dar a impressão de que o espaço está maior, deixa os cômodos com um ar bastante aconchegante e refinado.

Plantas

Atenção na Hora de Comprar

Para quem adquire um imóvel em construção ou está construindo, é importante analisar a planta e observar a viabilidade de ampliar os espaços eliminando algumas paredes. Os arquitetos modernos são os primeiros a defender essa nova proposta de moradia, com maior circulação e menor peso para a definição dos cômodos, ao contrário das construções mais antigas. Esse caminho aponta para uma mudança cultural da concepção de moradia, afinal salas separadas, corredores, área de serviço, hall e outros cômodos já não exigem seu espaço reservado e convivem muito bem em projetos integrados.

Fachada

Menos é Mais

Algumas empreendedoras atualmente investem totalmente nesse conceito, oferecendo apartamentos na planta sem paredes internas com diversas sugestões de uma composição que se aproxima da ideia de um flat: banheiro e quarto isolados e o restante completamente integrado. A proposta também coloca na planta janelas grandes para que o aproveitamento da luz natural seja maior, detalhe que também colabora com a sensação de amplitude do imóvel.

Portanto, acima disso tudo, é fundamental que a planta seja pensada sempre para o melhor aproveitamento de todos os espaços. Aqui entram os ângulos diferenciados, encaixes e demais soluções imediatas que podem fazer um imóvel de 50m² se transformar em 70m². Truques de decoração e organização também colaboram para conduzir um ambiente mais espaçoso, livre de bloqueios e ocupações desnecessárias. E se esse tema lhe parece familiar, fica a dica dos profissionais da área: menos obstáculos, mais espaço para você.

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *