Não existe uma fórmula para se ter uma casa ideal. Mas, obviamente, existem motivos que fazem de um lar aquele sonhado e isso é ter o ideal. A casa ideal é a casa que você sonhou, com as coisas que gostaria de ter, mas sem seguir regras. Até porque uma casa reflete a personalidade de cada pessoa e seria impossível encontrar uma regra que atendesse a todos, com tanta diversidade que existe.
A casa ideal não pode ser pensada somente levando em consideração o fator estético, o que as pessoas irão ver, mas principalmente, e isso sim, pode ser uma regra, um lugar que dê conforto para quem vive. Não adianta ter uma casa bonita se no dia a dia não é nada prático e confortável para quem vive nela.
Para se ter uma casa ideal é necessário pensar o que realmente quer e confrontar com o que você precisa e depois chegar até onde as possibilidades financeiras podem te levar.
Engana-se quem pensa que uma casa ideal tem que ser muito grande. Algumas pessoas conseguem transformar pequenos espaços em lares de dar inveja a uma outra que mora em 200 metros quadrados. Porque não basta somente espaço, mas como ele foi pensado e principalmente, ele tem que calor, conforto e praticidade.
Construir, Reformar ou Comprar Imóvel Novo
Quando o assunto da casa ideal é o tamanho e como ela é dividida, obviamente, se você tiver um terreno para construir, as chances de se obter o que quer são muito maiores. O terreno é seu e o desenho será exatamente pensando para você e sua família. Porém, comprar terreno e construir está ficando cada vez mais raro, principalmente, em cidades grandes. As opções acabam sendo comprar um imóvel usado e reformar. Neste caso, para ter a casa ideal é bom imaginar o que se quer e antes de fechar a comprar ter a certeza do seu arquiteto que será possível chegar ao seu desejo.
A última opção é comprar um imóvel novo, na planta, e pode ser ideal, se você achar a planta que sonhou para sua casa. Que medidas e distribuição de cômodos é realmente como você gostaria que fosse.
Outra opção é pensar na casa ideal, levando em consideração as dicas do Feng Shui. Veja a seguir, as dicas!
Dicas Para Comprar a Casa Ideal de Acordo Com o Feng Shui
O Feng Shui é uma antiga disciplina que tem suas raízes no Oriente e segue a temática do fluxo de energia. Segundo esses ancestrais, quando as “regras” do Feng Shui são seguidas, se consegue um ambiente próspero e harmonioso. Nada melhor que isso para se ter uma casa ideal. É um modo de levar para casa fortuna. Um exemplo, dizem os seguidores do Feng Shui é em relação a escolha e proteção, que a casa que tem algo que protege a parte de trás é melhor. Porém, é melhor evitar as que tenham uma montanha no fundo. Basta que seja um outro edifício atrás, por exemplo.
Veja mais dicas:
- O ideal é que a casa tenha um espaço aberto e que dele se tenha uma boa e clara visão. Claro, que nem sempre isso é possível, considerando os apartamentos, por exemplo, neste caso, a varanda ou o quintal, podem ser a solução. Mas, atenção, prefira a varanda que tem a porta da sala para frente.
- É importante que a casa também tenha proteção dos dois lados, podem ser construções que estejam perto e criem essa “barreira”. Por exemplo, as casas que são construídas em topo de colina e montanha, segundo o Feng Shui estão sem proteção. Elas ficam a mercê do sol, do vento, das tempestades. Por isso, voltando para cidade, eles acreditam que não é bom viver nos andares mais altos dos prédios, principalmente, daqueles que estão muito acima dos demais que estão em volta.
- Antes da escolha da casa ideal de acordo com o Feng Shui, é necessário sentir o ambiente e pensar se ele tem uma boa energia. Os orientais dizem que é bem fácil ter ou não essas conexão com o lugar.
- O ideal é que próximo a casa não existam objetos cortantes, muitas antenas, nada que possa prejudicar a energia que chega até o seu lar, como por exemplo, próximo a empresas que trabalham com algum tipo de conexão. O canais de televisão, por exemplo, possuem grandes antenas. Segundo eles, isso tira toda boa energia da casa.
- As árvores são bem-vindas desde que não fiquem muito próximas da porta de entrada da casa, segundo o Feng Shui elas bloqueiam a energia positiva. Outro detalhe importante é observar para que elas não tenham ramos apontados para a casa.
- Se você tiver para escolher uma casa em uma rua que tenha curvas para chegar até ela e a outra opção, seja num lugar que tenha linhas retas, escolha a primeira opção, a de curvas.
- A porta de entrada deve estar sempre com a pintura beem feita e com maçanetas de boa qualidade. Além disso, é bom colocar um tapete na entrada e plantas em ada um dos lados. Dentro da casa também é bom ter um tapete na sala. A entrada deve estar bonita para os deuses da fortuna, diz a lenda oriental.
- Se tiver um jardim escolha plantas e árvores que não percam, no ciclo, folhas no inverno. Ela serve para trazer boa energia para a saúde e a vida.
- É bom que a cozinha ou sala de estar fiquem localizadas na parte da frente da casa e os quartos no fundo.
- Não se aconselha a colocar televisão dentro do quarto ou aparelhos sonoros. Deve ser um lugar de relaxamento. Além disso, os espelhos também não são recomendados, somente dentro do armário. A cama não pode ter tamanho inferior aquele da janela.
- A cozinha do Feng Shui precisa ficar com a porta para o lado da frente da casa e sempre fechada.
- Para completar, a casa deve estar sempre limpa e organizada.
Posts Relacionados
Aproveite para conferir as nossas dicas de como manter a casa mais arejada, afinal essa é uma característica fundamental para o bem estar das pessoas que vivem no imóvel. Veja como manter a entrada da casa limpa, afinal esse é o cartão de visita de uma residência. Por fim, confira as nossas dicas para deixar a sua casa bonita com pouco dinheiro, apenas caprichando na decoração e na disposição dos móveis.
Pingback: Escolhendo o Terreno Certo - Casas e Imóveis | Imóveis - Cultura Mix