Soluções para Deixar a Casa Fresca no Verão

O verão brasileiro costuma ser bem quente e para algumas pessoas é difícil ficar dentro de casa por um longo período de tempo. Pensando em te ajudar a ter mais conforto dentro de casa vamos dar dicas de como usar truques caseiros para se refrescar e deixar o seu ambiente mais fresco. Pode ser uma boa opção para passar ileso ao verão sempre tórrido do nosso país.

Dicas Para Deixar a Casa Mais Fresca no Verão

Troque as Lâmpadas

Uma das maneiras de passar com tranquilidade pelo verão é evitar que as temperaturas fiquem ainda mais altas dentro de casa. Observe que as lâmpadas incandescentes (como seu nome já revela) produzem calor para que possam produzir luz. Sendo assim você pode deixar a sua casa mais fresquinha trocando as mesmas por lâmpadas fluorescentes ou de LED. Essas lâmpadas são mais caras, no entanto, consomem menos energia e duram um bom tempo.

Prefira Tecidos Leves

Passar os dias mais quentes de verão num sofá com revestimento de veludo ou de couro, por exemplo, não é nada fácil. Uma dica para esses casos é cobrir o sofá durante a estação mais quente do ano com uma capa ou manta que seja feita de tecido mais leve e com um toque mais agradável como a seda ou o algodão, por exemplo.

Ambiente Branco

Pintar as paredes de branco e usar cortinas brancas também pode ajudar. A cor branca mais reflete do que absorve luz de maneira que não refresca o ambiente sozinha, mas também evita que ele fique ainda mais quente.

Barrando a Luz

Se para você é importante barrar a entrada de luz, mas também quer receber a brisa do fim de tarde a dica é escolher cortinas que sejam leves e vazadas. Para os cômodos em que o sol incide diretamente a dica é optar por um blecaute. A parte externa do blecaute deve ser branca, pois assim a luz não é absorvida como calor.

Outra forma de resolver esse problema é usar uma película reflexiva no vidro como aquelas que são usadas em carros. Com isso o sol bate e volta.

Já para os cômodos que não recebem a luz do sol diretamente a dica é deixar que o vento externo fique mais fresco. Fazer isso é fácil prendendo um lençol claro e úmido na sua janela enquanto a deixa aberta. Quando o ar quente passar pelo lençol ele será imediatamente refrescado. 

Ventiladores

É interessante esclarecer o mito em relação aos ventiladores, eles não esfriam um ambiente, contudo, fazem com que o ar circule por ele. Uma dica para refrescar os ambientes ao anoitecer (momento em que a temperatura externa é menor do que a interna) é dispor o aparelho de frente para a janela com a sua parte da frente virada para ao lado de fora. Com isso o ar quente será jogado para fora e o ar frio será trazido para dentro.

Quem não tem ar-condicionado em caso pode encontrar uma maneira de potencializar o seu ventilador. Para isso deixe o aparelho virado para as pessoas e coloque uma tigela com gelo ou mesmo uma garrafa de água na sua frente. O vento irá propagar o ar gelado, mas preste atenção para que o gelo não entre em contato com o fio do seu ventilador. 

Bacias de Água

Sabia que aquele truque de espalhar bacias de água pela casa funciona, mesmo? Isso porque a água evapora e assim faz com que o ar fique mais úmido, muito bom para quem problemas respiratórios. Essas bacias podem ser colocadas debaixo da cama para que ninguém tropece nelas. Faça a troca da água todos os dias para evitar que se tornem focos do mosquito da dengue.

Se você gostou da dica da água, mas, deseja uma opção mais bonita a dica é escolher fontes. Boa parte delas funciona com eletricidade e não exigem instalação, ou seja, você compra e liga. O uso de pequenas fontes de água ajudam a refrescar o ambiente criando um microclima bastante agradável. Essas fontes ainda podem te ajudar a relaxar. 

Use Óleos Essenciais

Os óleos essenciais podem ajudar pelo fato de que alguns aromas trazem a sensação de frescor. Dentre os melhores estão os óleos de menta, eucalipto e limão. Porém, fique atento que não pode colocar óleo essencial na fonte porque isso pode travar a bomba. Contudo, se pode acrescentar algumas gotas desses óleos a água. Você ainda pode optar por passar um pano úmido no chão de casa. Se quiser pode ainda misturar os óleos a água e colocar num recipiente com spray como aqueles que são usados para passar roupas. Borrife no ar quando achar necessário. 

Verde – Que te Quero Verde!

Ter um espaço verde dentro de caso pode ser uma boa maneira de reduzir a temperatura. Regue as suas plantas sempre, pois quando realizam a fotossíntese as plantas transpiram o excesso de água para o ambiente. Dessa forma quando tiveram várias plantas juntas o ambiente ficará mais refrescado.

Esse cantinho verde pode funcionar com vasos espalhados pela casa ou mesmo juntos num mesmo espaço. Observe que dependendo do lugar que você escolhe para ter a suas plantas precisará de um determinado tipo de planta. Basicamente para ter plantas perto da janela você precisará de plantas que gostem de luz como orquídeas, filodendro, lírio da paz, dracena entre outras.

Também é possível optar por plantas que sobrevivem somente com água, sem o uso de terá, como o singônio. Você pode preencher o vaso com pedrinhas como ametista, por exemplo. Deixe o visual ainda mais bonito usando gel especial para jardinagem, tem opções de várias cores. Esse gel torna possível que a água evapore e ainda impedem que se criem criadouros de mosquitos da dengue. 

Cama Refrescante

Para deixar a sua cama mais fresquinha a dica é escolher roupa de cama (lençóis e fronhas) que sejam 100% algodão. Não use truques como se cobrir com uma toalha molhada porque você pode acabar pegando um resfriado. Uma dica é congelar uma porção de arroz por duas horas dentro de uma meia de algodão, depois coloque entre os seus lençóis. O arroz consegue reter o frio por mais tempo e não molha o seu colchão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *