Receita de Massa de Vidraceiro

Quem está reformando ou construindo sabe o quanto é importante contar com uma boa massa de vidraceiro tanto para prender vidros em janelas como para fazer nivelamento, isolar e tapar eventuais fendas. Embora se chame massa de vidraceiro é um ingrediente com diversas aplicações possuindo excelente elasticidade e capacidade de promover preenchimento. Para quem utiliza com frequência essa massa vamos explicar como fabricá-la em casa reduzindo significativamente os seus custos.

Receita de Massa de Vidraceiro

Materiais Necessários

  • 125 gramas de alvaiade em pó
  • 500 gramas de branco de meudon
  • Óleo de linhaça o quanto baste

Como Fazer

Os ingredientes deverão ser misturados num almofariz sendo que o óleo deve ser adicionado aos poucos até chegar a consistência de pasta amolecida.

Dica – Algumas pessoas produzem sua massa de vidraceiro a partir da mistura de gesso seco com óleo de linhaça. Faça essa combinação até chegar a consistência esperada.

Como Aplicar Massa de Vidraceiro?

Ao colocar o vidro numa janela é necessário fazer o acabamento usando a massa de vidraceiro. No caso de janelas que possuem caixilhos de madeira recomenda-se o uso da massa convencional feita a base de óleo de linhaça. Já quando se trata de caixilhos de metal é necessário usar massa de vidraceiro específica ou massa acrílica que também poderá ser utilizada para caixilhos de madeira.

Antes de aplicar você deverá amassar a massa de vidraceiro para que ela fique mais maleável, em seguida comprima-a no rebaixo dos caixilhos. O vidro deverá então ser colocado em seu lugar com alguma pressão sendo feita para que fique assentado. Coloque pregos sem cabeça usando a parte lateral de um formão ou no caso de caixilhos de metal utilize molas de metal, o objetivo é segurar o vidro. Os pregos devem ser adicionados com distância média de 25 cm e de forma que se sobressaiam 5 mm do caixilho.

Como Fazer a Renovação de Massa de Vidraceiro Antiga?

Para fazer uma nova aplicação de massa será necessário remover a antiga usando um formão ou uma chave de fenda que já não utilize. Observe com atenção para substituir os pregos e/ou as molas que por acaso tenham sido danificadas nesse processo de remoção da massa. Usando uma escova faça a renovação com uma escova dando uma primeira demão de maneira a poder aplicar a massa sobre o vidro.

Dica

Quando estiver fazendo a aplicação de massa de vidraceiro é interessante manter as mãos molhadas evitando que o produto grude. Essa dica é válida também para os casos em que a massa grudar na espátula que está sendo usada para a aplicação. A água contribui para que a massa solte das superfícies.

Massa de Vidraceiro com Óleo de Cozinha Usado

É interessante registrar que algumas fabricantes de massa de vidraceiro tem utilizado óleo de cozinha como base para esse produto. Trata-se de uma forma sustentável de produzir um item que permanece por anos em nossas janelas, argumento que tem sido utilizado para justificar essa forma de ‘reciclagem’. Nesse caso vale a pena comprar a massa pronta já que é preciso saber como fazer o correto reuso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *