Pia com Fogão

A cozinha é um dos ambientes mais usados de uma casa, nela costumam ficar todos seus moradores e mais ainda as visitas. Esse cômodo da residência tende a ficar mais próximo da sala e tem ganhado também um cunho de status social, não sendo somente funcional, mas ainda elegante e requintado.

Pia com Fogão

Pia com Fogão

Para deixar sua cozinha ainda mais linda, moderna e versátil, nada melhor que juntar diversos itens num só, como se fosse um combo, no caso, aliando numa mesma bancada a Pia e Fogão. Já pensou o quanto você economizaria de tempo e na praticidade de ter bem próximos esses dois itens. Você lavaria os alimentos na pia e já poderia levá-lo imediatamente ao fogão, um pertinho do outro.

Tipos de Pia-Fogão

Em se tratando do sistema de pia-fogão, há inúmeros modelos e tipos disponíveis no mercado e grande parte deles é feita em inox ou granito, sendo mais fácil a limpeza e o trato com a bancada. Os fogões implantados na bancada podem ser de duas ou quatro bocas e serem a gás ou elétricos, do tipo cooktop.

Há inúmeras marcas desses produtos, como a Tramontina, por exemplo, que apresenta em média quatro modelos distintos e podem ser observados diretamente no site da fabricante. Nele você pode acessar os detalhes e especificações de cada produto e os mesmos são confeccionados em inox.

Além da Tramontina, há outras marcas disponíveis no mercado que também confeccionam esse tipo de produto, como a Ghelplus. Todas as marcas citadas e ainda outras, podem ser encontradas em sites que vendem materiais para construção, como a Leroy Merlin, a Telha Norte, dentre outras.

Como Deixar Cozinha Mais Funcional

Antes de construir ou reformar sua casa deve-se pensar na posição que a mesma ocupará na planta e ainda em detalhes que podem fazer toda a diferença quanto à funcionalidade, como ventilação e iluminação. Procedimentos que tendem a evitar dores de cabeça e contribuir com um maior conforto e uma melhor qualidade de vida.

Vejas nossas dicas para não errar em seu planejamento!

Imagem de Amostra do You Tube

Posição Que a Cozinha Ocupará na Planta

Quando se vai construir o melhor é dividir os ambientes em setores, serviço, social e privado. Quase sempre a cozinha está inserida como serviço, porem de acordo com sua utilização, se integrada com a sala de jantar, acaba se tornando social, determinando estética e organização adequada para sua finalidade: receber os amigos, familiares, dentre outros.

A cozinha tende a ter ligação coma lavanderia, já que inúmeros produtos usados numa, são ainda utilizados na outra: vassoura, produtos de limpeza, rodo, e demais. Além disso, a cozinha deve estar perto também da sala de jantar, para facilitar o transporte de utensílios, panelas, travessa, ou seja, aqueles que serão usados durante as refeições.

Se a cozinha for fechada o melhor é que a mesma tenha acesso pelos quartos, contando com área de circulação diversa daquela usada pela sala, para que não se torne preciso entrar por esta região para ir até a cozinha. Outro detalhe importante é não construir degraus entre a sala de jantar e a cozinha, já que os acidentes podem se tornar mais frequentes, especialmente quando se carrega pratos e travessas de um lado a outro.

A Importância do Piso Certo

Ao optar por este ou aquele piso é melhor levantar em consideração a segurança e ainda escolher aqueles que tenham pouca porosidade, para evitar acúmulo de gordura e sujeira. Além disso, o mesmo precisa ser totalmente resistente à água, e antiderrapante, para evitar os acidentes.

Opte por materiais que tenham um menor rejunte, diminuindo assim a região permeável, onde ocorre o acumulo de  sujeiras e manchas. Os pisos de porcelanato, por exemplo, possuem tamanhos maiores e pedem um rejunte com ao menos 50% da largura da cerâmica.

Em se tratando de opções de cores, os pisos que trazem uma tonalidade mais clara são os ideais, para transmitirem impressão de limpeza. Mas, tenha maior cuidado com aqueles pisos muito brancos, pois com o passar do tempo acumularão sujeira no rejunte e acabarão se tornando encardidos e feios.

Imagem de Amostra do You Tube

Melhorando a Iluminação

A cozinha precisa contar com uma iluminação direta externa. Dê preferência pela iluminação natural, que além de ser sustentável ainda é econômica, contando com uma excelente qualidade de luz para o trabalho diário, sendo bastante confortável para os olhos, influenciando de maneira positiva na forma de se portar das pessoas.

Para colaborar com a iluminação, a janela precisa ter uma área boa para permitir que haja a passagem de ventilação e de luz, precisando contar com uma área mínima 1/8 do tamanho da cozinha.

Iluminação Artificial: Como vai ser necessário usar a iluminação artificial, saiba que as  lâmpadas fluorescentes transmitem uma luz adequada para que sejam feitas as tarefas do cotidiano, e ainda promovem a redução no consumo de energia. No caso das lâmpadas dicroicas, elas têm grande eficiência e podem ser usadas para trazer foco em pontos predeterminados e ainda facilitam a tarefa realizada na bancada, pois a luz emitida faz com que haja uma reprodução correta das cores.

Ventilação

Abusando da Ventilação Natural: como na cozinha lidamos o tempo todo com odores e vapores, a mesma precisa estar sempre muito bem ventilada e ainda possuir um tamanho mínimo de 1/16 da área completa da casa.

Imagem de Amostra do You Tube

Os Pontos Elétricos e Suas Facilidades

Nada pior do que ficar levando o utensílio de um lado para outro em busca de uma tomada disponível, por isso, antes de construir ou reformar, planeje uma tomada de acordo com cada um dos eletrodomésticos usados, por exemplo: coifa, fogão, forno elétrico, micro-ondas, freezer, geladeira, lava-louças e tudo o mais. Sem esquecer daqueles menores como liquidificador, batedeira, sanduicheira, por isso, tenha sempre de sobra mais uma duas tomadas próximas da bancada.

Trace todo esse planejamento, para apenas depois por em prática os revestimentos de parede, assim não haverá um posterior quebra-quebra.

Opte pelo tipo de fogão que irá usar antes, assim saberá onde o mesmo será colocado e que ali deverá ter uma tomada. Se o modelo for daqueles embutidos, é recomendado que o ponto de energia fique colocado ao lado do fogão e não atrás dele.

Procure não usar o “T”, também chamado de “benjamim” para que vários equipamentos sejam ligados em somente uma tomada, isso poderá ocasionar uma sobrecarga. 

Posts Relacionados

Aproveite e confira as nossas dicas de fogão cooktop e saiba escolher a melhor opção. Além deles, existem outros modelos de fogões para cozinha e é interessante conhecer todos antes de se decidir. Para finalizar, confira algumas formas práticas de limpar o fogão e ganhe tempo.

3 comentários

  1. Gostaria de saber onde encontrar Pia Balcão para Fogão Pia 100% MDF com três gavetas e duas portas.

  2. Gostaria de saber onde comprar a mini cozinha compacta conjugada, urgentemente!

  3. Bom dia!
    Estou querendo comprar mini cozinha, ou seja.. balcão com pia e fogão juntos.
    Onde comprar?
    Att, Thelma

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>