Modelos de Fogões Para Cozinha

O fogão é um exemplo de eletrodoméstico que todo mundo tem, e não como se fugir dele, pois é necessário usá-lo todos os dias e várias vezes ao dia, diga-se de passagem. Mas como saber qual o modelo ideal para minha casa, minha realidade e meu tipo de cozinha. Logo abaixo vamos apontar quais os tipos de fogão mais comuns e aqueles que devem ser usados, de acordo com a necessidade de cada pessoa ou de cada família.

A Escolha do Fogão Ideal

Escolher o fogão certo não é uma coisa tão simples de ser feita, como parece. É bastante complicado de se mostrar resistência às inúmeras variedades de materiais e de recursos que estão a disposição, especialmente nos modelos de fogão de piso. Porém, quem tem o sonho de ter uma cozinha com móveis planejados, logo de cara já se encanta com os fogões que têm de modelo de embutir e, além deles, os mais modernos se deixam ainda seduzir pela maravilhosa sofisticação dos modelos cooktops.

A Compra de Acordo com o Ambiente

Quando o fogão vai ser adquirido para ser colocado em uma casa de campo ou de praia, ainda há duas questões que devem ser avaliadas é preciso sabem se os modelos são resistentes, como aqueles industriais e ainda a maravilha e saudade que nos remete o fogão a lenha. Para saber qual deles comprar é necessário ter o mesmo cuidado dedicado ao preparo das receitas.

Opte Pela Praticidade

O tradicional e comum fogão de piso é o mais usado pelas famílias brasileiras, pois alia a funcionalidade de ser a gás, que pode ser comprado em qualquer lugar e, além disso, já possui junto o forno. Alguns tipos de fogões de piso possuem a facilidade de dois fornos e ainda aliados a outros recursos, como grill no forno e timer sonoro, que facilita bastante na hora de cozinhar.

Além de serem bem práticos, ainda são bastante fáceis de instalar, sem maiores problemas nesse quesito. Outra vantagem é que podem ser levados de um local a outro sem esforço e podem ser arrastados para se fazer uma limpeza melhor do lugar.

Os fogões de piso têm diversas opções de números de bocas ou fogareiro, sendo que são 4, 5 ou 6 bocas, o que ajuda bastante, podendo comprar com mais bocas quando a família for maior. Enquanto que a preparação de refeições básicas para menos pessoas pode ser feito bem em fogões com 04 bocas normais.

O que chama mais a atenção do fogão de embutir é a beleza de seu design, mas pensando em funcionalidade, ele oferece os recursos iguais ao do fogão de piso. A maior diferença está concentrada no fato dele não possui pés e ter sido montado justamente para embutir, sendo ideal para cozinhas planejadas.

Como o próprio nome já indica, podem ser acoplado em bancadas, cabendo nos espaços certos, sempre economizando espaço e tornando a cozinha mais bonita. Agora, como tudo na vida tem seu lado negro, a parte ruim é que depois de serem instalados não podem ser removidos trocados de lugar sem que toda a extensão da cozinha tenha de passar por uma reforma.

Escolha a Sofisticação

Embora não tenham muita diferença de recursos entre os cooktops e os fogões de piso os primeiros ainda são considerados os mais modernos disponíveis no mercado. Tudo começa a partir de sua aparência bastante sofisticada que é capaz de mudar qualquer ambiente.

Os modelos de cooktop mudam conforme o tipo de aquecimento, eletricidade, a gás, ou por indução; eles podem ter apenas uma boca ou ainda combinar o número de queimadores conforme a necessidade do usuário, mas esse projeto esta disponível nos cooktops dominó, que colocados através de módulos podendo ser efetuada uma extensa combinação.

Geralmente o modelo cooktop é confeccionado para que seja embutido em bancadas. Porém, há ainda disponíveis no mercado as versões portáteis, que até podem ser levados para lá e para cá, com a finalidade de manter os alimentos sempre quentinhos durante a refeição, e ainda alguns diferentes que são próprios para a preparação de churrascos. O ponto ruim desse fogão é a falta do forno, porém, este problema pode ser facilmente resolvido com a colocação de um forno elétrico, do tipo embutido também.

 

Opção Pela Maior Resistência

Qual o Melhor

Qual o Melhor

Logo de cara, os fogões que seguem o modelo industrial podem ser tidos como uma opção mais aconselhável para escolas, restaurantes e hospitais, entretanto, sua maior pode também ser uma saída para outro tipo de público. Geralmente, o fogão industrial já sai de fábrica pronto para ser usado com o botijão de gás comum o GLP, porém, alguns modelos podem mudar para serem usados com o gás encanado.

 Mesmo que esse tipo de fogão não ofereça os mesmos recursos que os fogões de piso e muito menos a sofisticação e o design dos cooktops, ele pode ser uma escolha excelente para casas de campo ou praia, pois passam mais muito tempo fechadas e precisam de produtos mais resistentes e robustos.

A Escolha e o Prazer

Só que já teve a grata satisfação de provar uma refeição feita num autêntico fogão a lenha, bem sabe que toda a espera para a preparação é muito bem recompensada. Para alguns, o cozimento vagaroso e ausência de modernos recursos podem ser olhados como uma grande desvantagem, o especial sabor, aliado ao valor afetivo que remete a nossas memórias mais aconchegantes valem todo o investimento.

Além disso, esse tipo de fogão atua como uma espécie de aquecedor, trazendo um aquecimento maior a todo o ambiente, por isso, é uma opção perfeita para casas no sítio, na serra ou ainda em cidades que apresentem um clima mais frio.

 

Dica Importante

Modelos Diferentes

Modelos Diferentes

Quando for sair para comprar seu fogão, lembre-se de avaliar primeiro o tamanho de sua cozinha, bem como o total de pessoas que normalmente se alimentam em sua casa. Isso, pois, quanto maior o número de bocas, recursos e fornos, mais rápido será a preparação dos alimentos e, da mesma forma, maior o número de possibilidades de variação do cardápio diário.

Agora que você já tem todas essas informações, já pode escolher o modelo que melhor se adapte à sua realidade e necessidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Móveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *