?> Kit Caseiro De Primeiros Socorros | Imóveis Cultura Mix

Kit Caseiro De Primeiros Socorros

Por mais que achemos nossas casas seguras, elas oferecem alguns riscos e por isso é bom se prevenir de alguma forma. Além dos riscos naturais de sofremos no lar, costumeiramente guardamos medicamentos contra algumas emergências que aparecem como dores de cabeça, febre, cortes entre outros problemas relacionados à saúde. Acontece que do mesmo jeito que adquirimos o habito de manter alguns medicamentos em casa, não nos preocupamos da forma correta de armazená-los e de outros cuidados indispensáveis, como também, quais os medicamentos ideais para certos casos. O resultado? Gavetas e mais gavetas de comprimidos e xaropes que ficam em sua maioria, sem utilidade nenhuma para nós.

Saber montar um kit de primeiros socorros em casa é importante porque você vai eliminar esse acúmulo de remédio dispensável e ter exatamente o que você vai precisar para as mais variadas situações e sempre, medicamentos muito eficientes e destinados para a família inteira. Mais abaixo você vai aprender a montar um kit de primeiros socorros e algumas noções básicas sobre como agir em determinados momentos de urgência.

Kit Caseiro De Primeiros Socorros

Kit Caseiro De Primeiros Socorros

Como Armazenar

Vamos começar a falar sobre como armazenar, porque é tão importante saber guardar bem a sua caixa com o kit de primeiros socorros, como saber utilizar na hora que precisa. Se você não guarda bem. os medicamentos podem estragar e perder a utilidade, sendo assim, quando você mais precisar é que eles não terão funcionalidade nenhuma.

Então mantenha a sua caixa de primeiros socorros sempre em um local sem umidade, com ventilação e em temperatura ambiente, evitando deixar o kit em locais quentes demais ou frios demais. Mantenha-a sempre fechada para evitar a entrada de qualquer inseto ou outro tipo de animal pequeno. Você hoje já consegue encontrar no mercado, maletinhas especiais que são fabricadas com todas as questões de segurança ideais para você guardar os seus medicamentos, mas caso tenha alguma caixa ou embalagem de plástico que caiba todos os itens que vamos citar mais abaixo e com os quesitos de segurança que citamos mais acima, você pode utilizar sem nenhum problema.

É mais que importante também, você manter o seu kit de primeiros socorros longe do alcance de crianças, independente de tê-las em casa ou não. Lembre-se que medicamentos foram feitos para curar, mas usados de forma errada podem levar a complicações e até mesmo morte. Guarde de preferência na parte alta do armário, mas deixe sempre visível, pois em caso de emergência, ela deve ser facilmente encontrada.

Você deve manter uma listinha com as informações de todos os itens que está dentro da sua caixinha de primeiros socorros, juntamente com a quantidade e a data de validade. Isso vai ajudar você a controlar esses medicamentos e evitar que eles faltem. Em caso de querer guardar frascos ou cartelas de comprimidos sem a caixa, é bom deixar sempre rotulado para que serve, assim como indicar na lista, a forma correta de uso.

Vamos então agora, conhecer uma lista de um kit de primeiros socorros que você pode comprar e manter em casa. Lembrando que essa lista é opcional, mas todos os materiais são indispensáveis para os cuidados do dia a dia.

Como Armazenar

Como Armazenar

Instrumentos

Por mais que você não se preocupe tanto em separar alguns instrumentos apenas para serem utilizados em caso de emergência, esse detalhe é importante sim. Isso porque você não deve, por exemplo, usar uma tesoura que utiliza nas suas atividades normais do dia a dia, para cortar uma gaze ou curativos.  Você também não vai precisar de um kit completo de instrumentos, pois você raramente vai precisar e o que indicamos mais abaixo, supre todas as suas necessidades de primeiros socorros.

Só tenha outros tipos de instrumentos além desses logo abaixo citados, se você tiver conhecimento técnico em como utilizá-los.

Os Instrumentos Ideais São:

  • tesoura de ponta redonda
  • pinça
  • termômetro

Materiais Curativos

Esses materiais abaixo são talvez, os mais utilizados de um kit de primeiros socorros, principalmente se você tiver crianças e adolescentes em casa. Isso porque costumeiramente nos acidentamos levemente e precisamos fazer pequenos curativos. Como eles são sempre utilizados, consequentemente eles são também os que acabam mais rápido, então atente-se sempre para a reposição desses itens.

Você Deve Ter Em Seu Kit De Primeiros Socorros:

  • gaze esterilizada. O ideal é que você compre essas gazes em pacotes separados, do que aqueles rolos imensos.
  • curativos adesivados de várias dimensões. Esses curativos são do tipo “Band Aid”
  • ataduras de crepe de pelo menos três tamanhos diferentes
  • esparadrapo e/ou qualquer outra fita adesiva

Antissépticos Líquidos e Outras Soluções

Já esses itens são tão importantes quanto os itens acima citados. Isso porque você não conseguirá fazer um curativo sem esse conjunto. Os antissépticos são indispensáveis para a limpeza do local acidentado e devem ser utilizados sem exceção.

Você Vai Precisar De:

  • solução iodada ou qualquer outra solução dessa composição
  • vaselina estéril
  • soro fisiológico. Esse tipo de soro muitas vezes é guardado dentro da geladeira, inclusive essa é a melhor indicação. Então mantenha-o sempre em um ambiente limpo e evite deixar o recipiente do seu soro em contato com alimentos, frutas, verduras ou qualquer outro item que você também guarda na geladeira.

Itens De Emergência Preventiva

Esses itens são mais uma forma de manter a segurança física do que emergencial na verdade. Eles são extremamente úteis na hora de uma emergência mais preventiva e não de contenção de acidente como é o caso dos objetos acima citados.

Os Itens De Prevenção São:

  • bolsa de água quente ou gelada
  • Cotonetes
  • repelente de insetos
  • luvas de látex

Contatos

Por mais que o kit de primeiros socorros seja uma forma de conter sangramentos, dores, arranhões e qualquer outro acidente menor, é importante guardar alguns telefones e endereços em caso da situação se agravar e você precisar fazer uso de socorro mais profissional.

Você pode manter esses contatos em uma agendinha e guardá-la dentro da sua maleta de primeiros socorros, ou deixar esses contatos ao alcance de todos, inclusive de crianças e adolescentes. É importante também que você os oriente para alguns números de emergência para que, em caso de necessidade, eles saibam como agir.

Então Você Deve Ter:

  • endereço e/ou telefone de algum parente ou amigo próximo.
  • endereço e/ou telefone do médico da família.
  • telefone do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. Esses números na maioria dos estados brasileiro são, respectivamente, 192 e 193
http://www.youtube.com/watch?v=TGGNWV1_xHQ
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *