?> Conceitos Básicos De Hidráulica: Conheça | Imóveis Cultura Mix

Conceitos Básicos De Hidráulica

Se você está pensado em construir ou reformar e já conversou com os profissionais que irão trabalhar no seu projeto, já deve ter percebido o quanto a parte hidráulica é importante. Podemos dizer que o Projeto Hidráulico é um dos que deve receber maior atenção. Quando aquilo que tem que ser feito não é executado de modo correto, o resultado é perda de tempo e pior ainda, de dinheiro. Se você consegue fazer um projeto levando em consideração todos os passos importantes e com a atenção aos detalhes, o tempo de execução será dentro do prazo e o funcionamento será por feito por muitos e muitos anos.

Conceitos Básicos De Hidráulica

Conceitos Básicos De Hidráulica

Como Se Inicia Um Projeto De Hidráulico e Os Conceitos Básicos

Antes de pensar no projeto da hidráulica é necessário ter em mãos a base, que é o desenho do imóvel, nele terá, aquela planta super importante, a planta hidráulica. E nela, você encontrará todos os detalhes, as especificações da canalização. Isto é, onde passa cada tubo e qual a função de cada um deles. Caso, essa planta tenha sido perdida, você mesmo, pode fazer durante a fase da construção o seu desenho, detalhando onde está passando as tubulações em cada uma das paredes. Esses desenhos são de extrema importância para qualquer tipo de reforma no futuro, por isso é bom conservá-los a salvo e bem guardados.

Como Se Inicia Um Projeto De Hidráulico e Os Conceitos Básicos

Como Se Inicia Um Projeto De Hidráulico e Os Conceitos Básicos

Para Conhecer Os Conceitos Básicos De Hidráulica é Necessário Saber Como é Uma Planta Geral

Não é possível pensar nos conceitos básicos de hidráulica se você não tem ideia de como é uma planta geral de instalação hidráulica, vale a pena repetir, a mais importante dessa parte do projeto. Nela você encontra o conjunto de ramificações do encanamento e onde cada tubo está passando, assim como o tamanho de cada um deles e outros detalhes.

Numa reforma, por exemplo, onde você quer trocar de lugar uma parede, criar uma porta nova ou até mesmo colocar uma prateleira, é de extrema importância verificar a planta hidráulica para evitar de furar um tubo importante e criar um grande problema.

Veja 3 Conceitos Básicos Que Devem Ser Pensados Quando Pensamos Em Hidráulica e Reforma:

  • É necessário saber com exatidão quais os canos que passam e onde eles passam.
  • É necessário saber exatamente qual o registro para fechar a água ou se for necessário desconectá-lo, a que caixa ele a tubulação está ligada.
  • Quais as ramificações (cômodos) ficarão sem água, se banheiro, cozinha.

Levando em consideração esses fatores, você vai evitar surpresas desagradáveis no caso de uma reforma com todo mundo em casa. Mesmo que seja um reparo rapidinho, não se inicia nada, antes de observar os 3 itens acima, esse é um conceito básico para quem se interessa por hidráulica.

Um bom planejamento serve para qualquer tipo de projeto e não poderia ser diferente com aquele hidráulico.

Agora veja um passo a passo para realizar a base de um projeto hidráulico, os passos mais simples, com o utilizo dos materiais corretos e tem em mente, o quanto é importante a instalação hidráulica.

  1. Para ter ideia de como realizar um projeto hidráulico é necessário conhecer detalhes, que chamamos de conceitos básicos, e um deles é: saber qual é o cavalete usado na ligação da instalação entre a empresa que fornece água com a sua residência. A empresa concessionária de água é aquela que conhecemos, via boleto de pagamento, que nos fornece água e mede o consumo através de um relógio medidor.
  2. Uma vez que você sabe qual é o cavalete que liga a sua instalação da empresa fornecedora de água e a sua casa é necessário partir para o segundo passo base: realizar as conexões desse cavalete com a caixa d’água da sua casa.
  3. A caixa d’água, obviamente, é a parte mais importante, será nela que a água ficará armazenada. Por isso, o terceiro passo é fazer a instalação da mesma e o detalhe mais importante, a parte básica dessa etapa é saber que: a caixa d’água deve ser colocada na parte mais alta da casa ou da construção.Atenção com caixas d’água colocadas sobre lajes para que não criem vazamento que passe o teto e molhe dentro de casa. Neste caso, um profissional saberá orientar o melhor modo de evitar este e o problema da água da chuva que pode acumular sob a caixa d’água e também causar a infiltração.
  4. Uma vez que a caixa d’água está devidamente instalada, com atenção a todos os detalhes, o trabalho não está terminado. Chegou a hora da quarta etapa base dessa instalação que é: aquela de instalar dentro da caixa d’água uma boia com registro. Essa boia serve para o enchimento de água da caixa.
  5. Será necessária outras instalações além da boia, por isso, passamos para o passo 5: você deverá instalar uma tubulação que tem o nome de “ladrão”. Essa tubulação será a responsável pelo escoamento da água, caso aconteça um transbordamento. Não ignore essa passagem porque se trata de uma medida preventiva não, leve em consideração que ela é importante tanto quanto as outras e enfrentar um transbordamento sem um escoamento correto pode causar muitos danos, sem falar na dor de cabeça.
  6. O último passo deixa de ser um conceito básico e parte para os detalhes da instalação hidráulica. Uma vez realizado todo o passo a passo, do 1 ao 5, é hora de fazer o restante da instalação, chegamos a etapa de número 6: agora será a hora de levar a instalação para todos os pontos necessários da casa, isto é, criar toda a tubulação que abasteça banheiro, área de serviço e cozinha.

Como dá para perceber a instalação hidráulica não é tão simples, é necessário experiência e se aventurar em fazer uma sem a presença de um profissional pode ser um verdadeiro desastre. Por outro lado, não é um projeto impossível de levar até o fim, é necessário ter o material correto.

Outro ponto importante é em relação aos materiais utilizados. Não se deve nunca economizar na tubulação. Pense o trabalho que dá para trocar um cano furado, quebrar paredes e refazer a instalação. É melhor gastar mais e ter a garantia de que vai durar por muitos anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *