Dicas Para Manter a Cozinha Longe Das Bactérias

Limpar a cozinha é uma das tarefas mais importantes que se pode fazer para a sua casa e sua família. Você pode não ver nada, mas saiba que há diversas bactérias perigosas com poder de contaminar copos, vasilhas, o balcão, talheres e até as tábuas de corte de carne. É crucial manter esta área de sua casa limpa para evitar a presença de germes para prejudicar sua família.

Dicas Para Manter a Cozinha Longe Das Bactérias

Dicas Para Manter a Cozinha Longe Das Bactérias

A cozinha, infelizmente, pode ser um grande foco de contaminação, pois por lá cruzam pessoas e alimentos e os germes vão se espalhando de diversas formas. Enquanto temos bastante cuidado e exigimos de restaurantes a segurança alimentar e áreas limpas, muitas vezes, essas mesmas expectativas não são seguidas em casa.

Doenças transmitidas por alimentos são um dos maiores desafios para o combate. Por quê? Porque muitas vezes as pessoas são mais relaxadas em casa no ato de cozinhar refeições. Contaminação na cozinha provoca doenças da família que poderiam ter sido evitadas simplesmente com o ato simples de limpar a cozinha durante o preparo da refeição e depois das refeições. Para quem quer ter mais cuidado com este cômodo, confira algumas dicas a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=b19xPsiBApM

O Balcão Exige Bastante Cuidado Na Limpeza

Apenas limpando o balcão com a esponja de cozinha ou toalhas de papel nem sempre mata os germes e bactérias nocivas. O ideal é o uso de uma solução de limpeza feita em casa e bem simples: uma colher de sopa de água sanitária com um balde de água para higienizar a superfícies da cozinha como armários, eletrodomésticos e utensílios que ficam guardados expostos. Esta é uma maneira de ter uma cozinha limpa sem gastar uma fortuna.

O Balcão Exige Bastante Cuidado Na Limpeza

O Balcão Exige Bastante Cuidado Na Limpeza

Outra dica bacana é o uso de um frasco de desinfetante enquanto faz a limpeza da cozinha para reduz o número de germes que se acumulam em superfícies. Será que alguém jamais tossiu ou espirrou na sua cozinha? Quantas vezes o gato da família saltou sobre o balcão para dar uma ‘voltinha’? Germes prosperaram em superfícies duras e secas com estes pequenos atos. A cozinha pode parecer limpa, mas as bactérias andam por lá sempre. Você pode se surpreender com o quão sujo e insalubres são os objetos neste espaço.

Falando ainda em balcão de cozinha, todas as vezes que for preparar um alimento lave o balcão. Mesmo que tenha lavada mais cedo, lave novamente com esponja e sabão para garantir a limpeza do lugar. Todo cuidado é pouco quando se fala no preparo de alimentos, principalmente se você costuma colocar os alimentos em cima do balcão para cozinhar.

Use Esponjas Ensaboados Para Limpar a Cozinha

Um pano limpo embebido em água quente e sabão é excelente para a limpeza de superfícies ao cozinhar. Use um pano limpo novo para cada refeição ou preparação de alimentos.

Lave Os Panos Usados Na Cozinha Separados Das Demais Roupas

Não leve os germes para suas roupas, principalmente os pessoais. Lave os panos em sua máquina de lavar ou na mão mesmo separadamente das demais roupas, principalmente a lingerie. Use água quente se possível para ajudar ainda mais no processo de desinfetação. É um hábito fácil de colocar na sua rotina e vai fazer a sua cozinha mais limpa digna de ser um restaurante de luxo.

Mantenha As Tábuas De Corte Limpas

Nunca use uma tábua de corte suja ou rachada, pois as bactérias que estão nas fendas alojadas e quanto você usa este produto com defeito ele tende a levar as bactérias para os alimentos. Logo, caso comece a notar rachaduras, troque sua tábua de carne de pronto. E não compartilhe o item com todos os produtos culinários da casa. Use tábuas de corte separadas para carnes, vegetais e frutas.

Depois de cortar os alimentos, já coloque a tábua para secar. Uma boa dica são as feitas em vidro, juntam menos micro-organismos e assim não mais bacanas para a alimentação. Também duram mais e tendem a fazer apenas riscos e não rachaduras profundas na tábua com o seu uso. São mais caras, mas o investimento vale a pena.

Limpe As Paredes Da Cozinha Com Frequência

Ao menos uma vez a cada semana dê uma lava nas paredes da cozinha. Não precisa de muito: uma esponja com sabão e água sanitária vou impedir bactérias de se proliferarem. Uma boa dica pode ser usar um borrifador com água sanitária enquanto passa uma esponja, que não deve ser a mesma de lavar os pratos. Faça este processo constantemente para eliminar não apenas gorduras como garantir a limpeza do espaço.

Limpe Dentro Dos Armários

Você não tem ideia do quanto os ácaros curtes os armários que não são limpos com frequência. Se você deixar sua casa fechada por uma semana já vai notar traças, baratas e aranhas se unindo ao espaço. Nem dá para perceber como eles entram, simplesmente entram e começam a morar.

Ao menos a cada 15 dias tire todas as vasilhas e panelas e faça uma limpeza geral. Limpe tudo, e não esqueça de manter o mesmo hábito antes de usar cada vasilha. Sempre limpe com esponja e água corrente antes de usar seja para colocar na geladeira ou fora dela. Todo cuidado é pouco com insetos e ácaros, grandes transmissores de doenças.

Troque Os Panos De Prato

Este é um hábito que muitos donos de casa e donas não possuem. Muitos apenas deixam o pano enxugar e colocam de novo no uso. Jamais faça isso. Ao menos a cada dois dias, ou até mesmo um ao dia, é o recomendado. Os panos de prato ficam expostos e isso faz com que insetos passem pelo local, deixando bactérias e tais micro-organismo nocivos vão entrar em contato direto com o consumidor.

O mesmo vale para esponja de lavar prato. Ao menos a cada sete dias devem ser trocadas. Se possível guarde-as em local seguro e não deixe exposta a sua esponja no balcão. Pode ser uma caixinha de sabonete mesmo, apenas para proteger de insetos noturnos. E jamais diga que sua casa não possui insetos: é natural, eles vêm do esgoto e e mesmo a mais limpa das casas pode se deparar com uma aranha aventualmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *