Organizar a Cozinha Sem Armários: Ideias e Dicas

Dizem que para todo problema existe uma solução, e claro, é bem verdade. A questão é encontrar a solução justa, ou melhor, aquela que esteja ao nosso alcance. Esse é um impasse quando queremos fazer alguma coisa e o nosso orçamento está mais do que estourado.

Muitas vezes, uma pessoa acaba de mudar de casa e descobre que não tem mais dinheiro para comprar os tão desejados móveis. O que fazer? Se faltaram os armários da cozinha, dá sim para esperar, porque é possível organizar esse ambiente sem esses móveis, com a ajuda da criatividade. Conheça as ideias!

Organizar a Cozinha Sem Armários: Ideias e Dicas

Organizar a Cozinha Sem Armários: Ideias e Dicas

Reaproveitar Os Móveis Velhos

Antes de sair jogando tudo fora, pense no que pode ser útil e reciclado. A cozinha é um ambiente que precisa de muito espaço para guardar os utensílios e qualquer móvel antigo pode se transformar em prateleiras. Então, transforme um móvel velho em novo, usando a parte que serve para a cozinha, pinte-o com uma cor alegre e pronto.

Imagem de Amostra do You Tube

Use e Abuse Das Prateleiras

Se tem um item que pode substituir muito bem qualquer armário de cozinha, ele se chama prateleira. Você pode encher a sua cozinha delas e se você é uma daquelas pessoas que adora utensílios bonitos e modernos, melhor ainda, eles estarão sempre as mãos e farão parte da decoração do ambiente.

Use e Abuse Das Prateleiras

Use e Abuse Das Prateleiras

Cortinas De Tecido Para Esconder Os Objetos

Para qualquer tipo de solução que você encontre para substituir os armários, os utensílios estarão sempre à vista. Porém, existe um modo bem charmoso de escondê-los, usando cortinas de tecido. Escolha uma estampa que combine com a sua casa e crie cortinas versáteis com amarraduras diferentes para dar um toque ainda mais especial para sua decoração.

Aproveitando Os Espaços Da Cozinha

Algumas cozinhas possuem alguns pequenos espaços que podem ser transformados em armários, bastando colocar prateleiras e fechando com uma cortina. Uma outra dica, para quem tem uma coluna no centro do ambiente é pregar as prateleiras somente nela, pintado-a de uma cor marcante que contraste com o tom da madeira.

Imagem de Amostra do You Tube

Os Ganchos Como Solução

Uma outra ótima solução para compensar a falta de armários é o uso de ganchos. Escolha utensílios modernos e bonitos para ficarem à mostra e fazer parte da decoração. Sem falar que é bem mais prático pegar uma coisa presa em um gancho do que ficar procurando na gaveta.

Estrutura De Aço Com Furos

Essa pode ser tanto uma solução para receber os ganchos, como pode ser um modo divertido de colocar panelas. Sempre com os ganchos, pintada de uma cor marcante, que ajude decorar a cozinha, você poderá pendurar as suas panelas nessa estrutura de aço.

Suportes e Mais Suportes

Em cima da pia você poderá manter um suporte para os utensílios, como concha e outros objetos. Além disso, você poderá incrementar esse suporte com prateleiras de aço (apropriadas para esse tipo de produto), que servirão para guardar pequenos objetos de uso diário da cozinha, como o saleiro, por exemplo.

Estrutura De Alumínio Com Prateleiras

É uma solução moderna para sua cozinha. Sobre ela poderão ser guardadas panelas e outros utensílios pendurados, sempre aproveitando os ganchos.

Explore Ao Máximo As Paredes

Se não tem armário, as paredes podem ser aproveitadas ao máximo, e não só com prateleiras, mas também com porta talheres, porta copos, etc. Existe uma série de produtos para cozinha feita para ser fixada na parede, que no caso de um ambiente com armários não são possíveis usar. O importante é ser muito organizado para aproveitar cada espaço sem dar a impressão de uma bagunça generalizada.

Cestos e Cestinhos

Os cestos em palha combinam com uma cozinha mais rústica e podem ser a solução para compensar a falta de armários. Você pode colocá-los em um dos cantos do ambiente, como se não fizessem mais nada do que decorar e claro, e dentro guardar o faqueiro por exemplo ou pequenas tigelas de plástico.

Geladeira Que Não Funciona

Se você não tem armários na cozinha, então está sobrando espaço. Então, ao invés de jogar aquela geladeira velha que não funciona mais fora, porque não colocá-la para fazer parte da decoração e de quebra ganhar espaço para guardar pratos e talheres. O vintage está em alta, não só na moda, mas também no setor da decoração. Pegue a geladeira velha, transforme-a, deixe bem divertida e coloque-a na cozinha.

Caixotes De Madeira

Essa é uma solução muito boa para quem procura uma decoração rústica. Não combina de jeito nenhum com uma cozinha moderna, mas pode dar muito charme para quem quer criar um clima country. Os caixotes de madeira que estamos pensando são esses mesmos que vocês estão imaginando, aqueles usados para carregar as frutas na feira. Basta pegá-los, deixá-los bem limpinhos e criar um “armário”, colocando um por cima do outro.

Escada De Madeira Velha

Se você está querendo organizar a sua cozinha sem armário e tem uma escada de madeira velha, nem pense em jogá-la fora. Escolha uma cor que combine com a decoração da sua cozinha, pinte a escada, coloque-a aberta em um dos cantos e pronto. Sobre os degraus da escada você poderá guardar objetos da cozinha.

Suportes Sobre a Pia

Se você não tem armários na cozinha não pode abrir mão para deixá-la bem organizada dos suportes. Comece pelo escorredor de pratos, que servirá também para deixar as louças sempre guardadas nele. Uma outra boa solução são os suportes para facas ou ainda para todos os talheres. E não para por aí, é fácil encontrar também suporte para xícaras e os seus respectivos pratinhos.

Fruteira

Se você precisa comprar uma fruteira, escolha aquela que tem um pequeno armário embaixo ou na lateral. São os chamados móveis multiuso, que são muito úteis, principalmente para quem tem pouco espaço.

Medidas Extremas

Mostramos que existe mil e uma maneiras de organizar uma cozinha sem armários, e todas elas podem ser feitas de modo que o ambiente fique bonito e bem decorado, porém, podemos falar também de “medidas extremas”. São aquelas soluções que nos ajudam sim, mas não são as mais recomendadas. Como por exemplo, guardar panelas dentro do forno. É um bom jeito de eliminar o problema armário, mas cada vez que você pensar em assar alguma coisa, terá que retirar tudo o que tem dentro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>