?> Cuidados ao Contratar Mão de Obra Para uma Construção | Imóveis Cultura Mix

Cuidados ao Contratar Mão de Obra para uma Construção

Então você resolve fazer uma reforma em sua casa, mas não se preocupa uma série de cuidados que são considerados “secundários”. Isso é bem mais comum do que você imagina, já que a maior preocupação envolve sempre os gastos. A segurança é de extrema importância e saber muito sobre todos os profissionais é indispensável. Então que tal ver alguns pontos que devem ser atentados na próxima vez que você for fazer uma reforma em sua casa? Com certeza a escolha dos profissionais será feitas com muito mais critério.

Referência é Primordial

Imagina contratar um profissional às cegas, sem saber nada sobre  a qualidade de seu serviço? Claro que nenhum profissional vai chegar a sua casa e comentar sobre as desvantagens de contratar os serviços dele. As propagandas são sempre positivas. Buscar referência do profissional ou da empresa que você vai contratar é o primeiro passo para qualquer construção por menor que ela seja.

O melhor sempre é buscar ajuda de amigos e familiares. Todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que já tenha feito reforma em casa então esse tipo de indicação vale muito a pena. Caso esteja contratando uma empresa e não teve referências desse trabalho, peça para visitar uma obra que no momento está em andamento para saber como os funcionários trabalham.

Monte um Projeto

A falta de um projeto no papel faz com que muitas obras apresentem erros, por menor que eles sejam e nós sabemos, que erros em obras são perigoso, mesmo os menores. Então não tenha receio na hora de começar a construir, lápis e papel em mãos e comece a projetar! Primeiro escreva tudo o que deseja que a sua reforma tenha e depois tente fazer um desenho que projete isso, por mais simples que ele pareça.

Quando você faz esse projeto, tanto facilita o trabalho dos operários como também vai deixar o resultado bem mais próximo do que você desejou. Esse projeto também vai evitar que você fique a toda hora dando orientações sobre como deseja isso ou aquilo na sua construção, já que tudo estará ali no papel. Além desses detalhes, você ainda pode ter uma noção ou controle maior dos gastos com tal reforma.

Prazos

Trabalhar em cima de prazos é importante porque evita que os operários gastem tempo com ações desnecessárias, faltem, se atrases para a chegada, entre outros detalhes. Deixe sempre muito claro sobre a necessidade de cumprir todos os prazos combinados. Se a sua construção for feita por uma empresa, combine com o encarregado esse detalhe e observe todas as orientações quanto a isso que tal vai passar para os operários.

Se a sua construção será feita por profissionais liberais, não deixe de cobrar isso também. Uma boa dica é que você projete a sua construção por um tempo X e peça um prazo de alguns poucos dias a menos para o profissional, dessa forma dará o desconto de prováveis atrasos que acontecem sempre em qualquer construção.

Contrato de Trabalho

Quando existe um acordo firmado em papel, o trabalho ganha com certeza diversas garantia e muita seriedade. O quão completo vai ser o seu contrato depende muito de você, da empresa ou profissional que você vai contratar e principalmente, do tipo de reforma que será feita. Ter um contrato em mãos é indicado mesmo que seja aquela reforminha onde você só muda a tinta das paredes da sua casa.

Com um contrato em mãos você tem uma garantia de que os prazos serão cumpridos, o trabalho que foi ofertado será de fato oferecido, multa em casos de desistências, prejuízos ou outros fatores e quaisquer outros pontos que você deseja colocar no papel.

Lembre-se que nenhum contrato tem valor legal se ele não estiver com registro em cartório e firma reconhecida. Então faça isso sempre! É também muito importante lembrar que do mesmo jeito que os contratos lhe darão segurança de que tudo será cumprido, também darão aos trabalhadores a segurança de que o que você oferta para eles deve ser dado.

Cuidados, Entulhos, etc

Você já teve que passar por uma reforma perto de sua casa? Daquelas que fica areia voando, resto de cimento, tijolo e tudo mais pela rua e atrapalhando a circulação das pessoas? Com certeza já e com mais certeza ainda você se incomodou com isso. Então da mesma forma que você não gosta, as outras pessoas também não e fazer isso com a sua construção seria um retrocesso social muito grande.

Muitas vezes ter um cuidado e atenção maior com esses detalhes é deixado de lado e muitos donos de casa procuram tratar do entulho deixado pela sua construção somente depois que ela acaba. O ideal é você já fazer um pacote só e ver se existe a possibilidade da empresa que você contratou para fazer a reforma, oferecer um serviço de frete para retirar todo o entulho do local. Caso não tenha como, veja isso com outro profissional mas com uma certa regularidade para não deixar muito lixo espalhado pela rua.

Entenda a Sua Reforma

Tudo bem que você não precisa saber tudo sobre construção civil, mas saber o que vai ser feito, como vai ser feito e principalmente, porque vai ser feito, é muito importante para você saber se o trabalho está ou não sendo feito corretamente. Então antes de começar a sua construção, veja com o profissional contratado tudo o que ele vai fazer em sua casa e tente entender toda as metodologias que serão aplicadas e pergunte. Pergunta faz você entender e evitar ter dores de cabeça no futuro.

Terminou? Vamos Conferir!

Digamos que a sua reforma termina e você paga o profissional, depois vai olhar e percebe que uma pintura foi mal feita ou que um azulejo está fora do lugar, entre outros detalhes. Isso pode acabar gerando uma grande dor de cabeça para você. Então quando terminar a sua reforma, confira se todo o trabalho foi feito como realmente tinha sido combinado e não tenha receio em reclamar com moderação caso encontre algo que não foi feito corretamente.

É bom sempre lembrar que esse é um processo muito delicado e você estará criticando o trabalho do próximo então sempre tenha cautela com as palavras utilizadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *