?> Aprenda a Observar os Detalhes Para Comprar um Imóvel Usado | Imóveis Cultura Mix

O Que Observar ao Comprar um Imóvel Usado?

Quando se vai adquirir um imóvel usado, é normal que se tenha inúmeras dúvidas, tais como: Será que vale a pena comprar um apartamento já antigo? Onde devo adquirir o imóvel?       Então para que ninguém fique perdido na hora da compra, é necessário ficar atento a determinadas situações que são capazes de influenciar durante a avaliação do imóvel. Por isso, confira as dicas abaixo, que foram sugeridas por especialistas, para informar o que os compradores devem observar no imóvel usado, para não ter dores de cabeça depois e acabar comprando gato por lebre.

O que Observar Durante a Aquisição de um Imóvel Usado

1 – Atente-se especialmente para a localização do mesmo, observe a vizinhança e ainda os meios de transporte que há disponível nas redondezas. Da mesma forma veja o comércio, os serviços públicos, hospitais, bancos, padarias, supermercados, todos esses são pontos importantes que não podem ser esquecidos. Da mesma forma se, por perto tiver casas noturnas, muitos bares e feiras livres, também pode vir a atrapalhar.

2 – Observe a construção do prédio, veja se tem infiltrações ou rachaduras. Veja como é feita a manutenção das áreas comuns e a limpeza local.

3 – Peça para ver como vai a saúde financeira do condomínio para não ter surpresas com despesas extras, obras e inadimplência. Uma coisa fundamental que deve ser observada é se o prédio ou condomínio está passando por reforma. Se estiver, procure para saber de quanto tempo ela será.

4 – Em algumas cidades, a posição dos imóveis construídos de forma que estejam voltados para o sol da tarde é uma situação que vem a desvalorizar o mesmo, em razão do calor intenso que chega até os cômodos. Em contrapartida, há o excesso de ventilação e iluminação direta que chega até os banheiros. Por isso, faça visitas em diferentes horários no local para poder observar como a luz e o calor se comportam, e ainda para observar como é o fluxo de veículos na rua da frente do imóvel.

5 – Fique de olho nas portas e no piso: caso haja acúmulo de pó, especialmente de madeira, é sinal de que no lugar há cupim. Determinadas regiões são bem mais afetadas com as pragas, portanto, é fundamental que seja realizada uma dedetização de tempos em tempos.

6 – Observe a caixa de disjuntores, interruptores e tomadas. Olhe se há resíduos de manchas escuras, superaquecimento, fios que estejam retorcidos ou ainda com o isolamento estragado. Imóveis que sejam antigos podem não ter preparação suficiente para receber grande quantidade de aparelhos eletroeletrônicos que são usados atualmente. Se quiser, peça uma vista de um profissional de confiança para que faça a avaliação da parte elétrica.

7– Abra os chuveiros, torneiras, e válvulas do lugar para ver se o funcionamento do encanamento está adequado. Caso apresente coloração turva ou avermelhada, é sinal de tubulação antiga ou até mesmo de falta de manutenção no depósito de água.

8 – As infiltrações podem ser facilmente detectadas pela coloração escura que surge no teto e nas paredes.

9– Quanto mais seguro o imóvel, melhor. Quando for fazer a visita, veja a maneira como sofreu a abordagem na portaria, e ainda qual a facilidade que teve em adentrar no edifício. Um prédio que tenha portaria física de 24 horas, câmera de segurança e sistema de vigilância que seja monitorada proporcionará maior proteção e tranquilidade aos moradores.

Quando o Imóvel for Novo

10- Para não adquirir gato por lebre, peça para dar uma olhada no memorial descritivo da obra e observe se a marca dos materiais usados no acabamento são os mesmos que foram usados na construção do imóvel.

11- Só firme o contrato de compra e venda depois de fazer a leitura atenta das condições de pagamento, bem como dos índices de reajuste das parcelas, e ainda da cota referente a entrega das chaves.

12- Veja se no contrato há alguma cláusula que informe que, se a construtora deverá pagar algum tipo de multa caso não entregue a obra dentro do prazo estabelecido. Caso não tenha isso no documento, é possível solicitar a inclusão.

Investigações Importantes

Não se esqueça de pedir no cartório ao qual o imóvel pertence a Certidão Vintenária com negativa de ônus que esteja atualizada. O documento é entregue pelo Cartório de Registro de Imóveis que seja competente e traz a informação de acordo com os últimos 20 anos do imóvel, ou seja, informe se há ou houve alguma pendência judicial, hipoteca, a titularidade e tudo o mais.

Além de requisitar a Certidão Vintenária, é fundamental que o comprador também tire as  certidões referentes ao vendedor do imóvel, para verificar se o mesmo não contraiu nenhuma dívida que interfira na venda. As certidões pertinentes são:

Certidão negativa referente aos últimos dez anos: Informa se o dono do imóvel possui algum título que seja protestado nos cartórios da cidade onde mora. Quem fornece: o Cartório de Distribuição de Protestos

Certidão negativa referente aos últimos dez anos: Aponta se o dono do imóvel possui alguma ação criminal ou judicial em andamento ou terminada, como disputa de bens, divórcio, dentre outras. Ela é fornecida pelo Fórum da cidade onde o vendedor reside, ou àquele ao qual a região pertence.

Certidão negativa dos últimos dez anos: Mostra se o vendedor possui ações criminais, civis e fiscais junto à Justiça Federal. É fornecido pela Justiça Federal

Certidões negativas de débito relativo ao IPTU: Essa certidão pode ser conseguida junto à prefeitura ou subprefeitura onde o imóvel em questão está cadastrado, conforme a metragem e informações constantes no carnê.

  • Caso haja financiamento sobre o bem que se pretende adquirir observe as condições de transferência ou liberação do mesmo.
  • Informe-se quanto a inexistência de projeto de desapropriação para o local ou redondezas.
  • Solicite a declaração negativa de divida junto ao síndico, responsável pelo condomínio.
  • Solicite declaração de não condição de empregador e de que o imóvel não se encontre abrangido por alguma restrição, tais como a da Lei Orgânica da Previdência Social, bem como a do Funrural, referente aos imóveis urbanos.

Cerque-se de todos os cuidados possíveis, pois a aquisição de um imóvel compreende um custo bastante alto e de longo prazo, por isso, qualquer passo em falso pode significar uma perda financeira bastante grande.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *