?> Conserve Suas Panelas | Imóveis Cultura Mix

Conserve Suas Panelas

Cozinhar é uma verdadeira arte e como toda arte possui os seus “instrumentos” necessários. Além de escolher sempre os melhores ingredientes, é necessário que se tenha o cuidado de escolher as melhores panelas para o preparo de cada refeição. Porém, depois de algum tempo é natural que até mesmo as melhores panelas comecem a ficar desgastadas.

Para evitar que as suas melhores panelas fiquem desgastadas e percam aquele “quê” mágico que torna os seus pratos mais especiais, separamos algumas dicas de como conservar as mesmas. Pequenos cuidados no dia a dia podem fazer toda a diferença para deixar as suas panelas cheias de estilo e ajudando você a chegar naquele sabor mágico.

Conserve Suas Panelas

Conserve Suas Panelas

Dicas Para Cada Tipo de Panela

Quem cozinha sabe que existe uma grande variedade de estilos de panelas e cada uma tem uma forma diferente de ser conservada. Independente de qual é o seu tipo de panela favorito, você pode conservá-las. Confira abaixo cada um dos principais materiais.

Panelas de Alumínio

As panelas de alumínio, com certeza, estão entre as mais usadas na cozinha dos brasileiros, pois além de mais baratas, permitem uma melhor distribuição do calor. Porém, exigem alguns cuidados importantes para a sua conservação.

Um dos principais cuidados com esse tipo de panela consiste em não raspar a mesma e nem mesmo utilizar alguma coisa que cause atrito, pois quando o alumínio é danificado, passa a liberar alguns metais tóxicos que podem contaminar os seus alimentos.

Para evitar que esses danos ocorram, a dica é utilizar utensílio de pau, plástico ou silicone quando precisar mexer os alimentos. Um tipo de alimento que deve passar longe das panelas de alumínio é o molho de tomate, pois como se trata de um alimento com bastante acidez, pode reagir com o material da panela. Na hora de lavar a panela de alumínio é necessário utilizar uma esponja bem macia para evitar que o material seja desgastado.

Panelas de Inox

Todo mundo deveria ter uma panela de inox na sua cozinha, pois dentre todas é a mais resistente. Trata-se de uma panela versátil que resiste bem às variações bruscas de temperatura e ainda não libera nenhum tipo de substância tóxica nos alimentos.

Esse tipo de panela distribui de forma igualitária o calor, porém, não se recomenda que seja utilizada para frituras, pois o óleo pode aquecer muito. Além disso, quando se utiliza esse tipo de panela para cozimento de alimentos é possível que se passe do ponto. Tem que ficar de olho.

Um cuidado importante com a panela de inox é não utilizar esponja de aço para lavar a mesma. Esse tipo de panela contém uma camada protetora de óxido que evita que os metais entrem em contato com os alimentos. Quando utilizamos esponja de aço, podemos acabar removendo sem querer essa camada.

Conserve  Panelas

Conserve Panelas

Panelas de Ferro

As panelas de ferro estão ficando cada vez mais raras, porém, muitas pessoas ainda valorizam o fato de esse tipo de material não se deformar com o calor e também que ele ajuda a manter a temperatura dos alimentos.

Porém, devemos alertar que as panelas de ferro reagem durante o cozimento de alimentos, liberando ferro para os alimentos. Quanto mais velha for a panela em questão, mais ferro ela irá liberar.

Uma dica bem importante é evitar guardar alimentos que já estejam prontos dentro de uma panela de ferro para evitar a oxidação. Quando for lavar a sua panela, não utilize esponjas de aço e para secar use a chama do fogão.

Panelas Antiaderentes

Ter uma panela antiaderente pode significar ter uma comida mais saudável na sua mesa, pois como ela possui um revestimento que impede que os alimentos grudem no fundo, não é necessário utilizar muita gordura para cozinhar os alimentos. Esse tipo de panela ainda possui Teflon, que impede a passagem de metais para os alimentos e facilita a limpeza.

Para evitar que esse revestimento seja retirado durante a limpeza da sua panela antiaderente é muito importante dar prioridade para os utensílios de pau, silicone ou plástico. Além disso, evite usar esponja de aço, pois ela também acaba por remover essa camada protetora.

Panelas de Barro

Com certeza, dentre todas as panelas citadas até aqui essa é a mais antiga e, por isso mesmo, necessita de cuidados especiais. Na hora de lavar uma panela de barro é necessário utilizar apenas uma esponja macia e detergente. Quando as panelas de barros começaram a ser usadas não existiam os produtos modernos e, por isso mesmo, elas não são preparadas para eles.

Além disso, depois que se utiliza uma panela de barro (superfície quente) não se pode colocá-la numa superfície fria. Essa saída repentina do quente e contato com o frio pode causar rachaduras. No caso desse tipo de panela, uma rachadura não tem conserto.

Panelas Esmaltadas, de Cobre e Vidro

Apesar desse tipo de panela ser menos comum, é importante conhecer alguns cuidados dispensados a elas. Assim como alguns outros tipos de panelas é importante evitar a todo custo que esses materiais sejam arranhados.

Além de utilizar uma esponja macia na hora de lavar esses tipos de panelas, é importante evitar que elas saiam de uma temperatura muito quente para outra muito fria de repente. Acontece o mesmo com as panelas de barro, ou seja, podem sofrer rachaduras que não terão conserto.

Porque Conservar as Panelas?

É muito importante que deixemos claro que a conservação das panelas vai muito além de apenas ter utensílios bonitos na sua cozinha. Como pudemos observar lendo os cuidados até aqui, alguns tipo de panelas liberam substâncias nos alimentos que estão dentro delas.

Como Lavar uma Panela

Por isso mesmo, é tão importante evitar que isso aconteça, infelizmente não temos como controlar 100% esse tipo de situação, mas podemos ajudar para que ela aconteça com menos frequência. Fique atento para o fato de cada panela tem um tamanho e um perfil de uso diferente, tome cuidado para não utilizar de forma inadequada as suas panelas.

Como lavar panela Inox

Saiba também que panelas mal lavadas podem liberar substâncias e gosto nos seus pratos. Ninguém quer isso, não é mesmo? Apenas preserve bem as suas panelas e evite esse tipo de transtorno.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *