?> Como Proteger a Casa da Temporada de Chuva | Imóveis Cultura Mix

Como Proteger a Casa da Temporada de Chuva

Passado aquele sol maravilho de verão, todo mundo já começa a se preparar para o inverno, que em algumas partes do nosso país é bem rigoroso. Saber se cuidar nessa temporada onde as chuvas são mais intensas e a temperatura é mais baixa, é muito importante para o corpo, pois evita com que fiquemos doentes com mais facilidade. Acontece que muitas vezes focamos tanto na nossa saúde e nos esquecemos de outros parênteses que também são muito importantes.

Saber como proteger a casa no período de chuva, faz com que você não tenha problemas durante esses meses, principalmente se na sua cidade elas são bem intensas. Além de cuidar da sua casa, você também previne de adquirir alguma doença. Então o que acha de algumas dicas que ajude você exatamente nesses momentos? Separamos algumas ótimas para você! Agora não tem mais desculpa para ficar com a sua casa estragada ou com problemas depois daquela chuva forte que pegou todo mundo de surpresa.

Telhas

Telhas sem cuidados implicam no problema que mais incomoda em época de chuvas: as goteiras. Com chuvas muito intensas, suas telhas podem quebrar ou sair do lugar, principalmente se as casas forem mais velhas, pois as telhas ficam muito mais frágeis.

A primeira medida é verificar as suas telhas, para comprovar se elas estão inteiras e encaixadas, se não existe abertura que possa causar alguma goteira e caso exista, vedar tudo bem certo. Se você não for um profissional da construção civil e principalmente se você não conhecer nada sobre o assunto, evite mexer e jamais antes por cima do seu telhado. Isso além de deixar você vulnerável a um acidente, como cair do telhado ou cortar alguma parte do corpo em metais e até mesmo na telha, ainda pode acabar tirando de fato alguma dessas telhas do lugar e danificando o seu telhado.

O indicado é você contratar um profissional ou chamar algum de sua confiança e que possa fazer essa vistoria no seu telhado.

Raios e Trovões

Se as chuvas da sua região forem aquelas onde as chuvas são mais intensas, existe a grande possibilidade de surgirem raios e trovões no céu. Apesar dos trovões fazerem mais barulho e assustarem muito, são os raios que levam uma pessoa ao perigo. Certifique-se de instalar um aparelho de pára-raios no telhado da sua casa para deixar a sua residência mais segura.

Ralos

Se você não se preocupa com os ralos da sua casa, no período de chuva eles podem acarretar o alagamento da sua casa. Isso acontece porque quando as chuvas são muito fortes e a rede de esgotos está com um volume muito grande de água escorrendo, a água que você usa em casa pode fazer o movimento de retrocesso e inundar a sua casa ou parte dela.

A melhor solução para esse caso é supervisionar sempre todos os ralos para se certificar que eles não estão entupidos e mesmo que não estejam, faça uma limpeza temporária para evitar que sujeira se acumule nos seus ralos. Se você tiver uma mangueira em casa, basta tirar a tampinha dos seus ralos e deixar a mangueira ligada em volume alto fazendo com que a sujeira escorra e não se acumule.

O que geralmente deixa os ralos entupidos são folhas que caem de árvores, linhas de costura, poeiras acumuladas, cabelo, entre outros.

Infiltrações no Teto

O problema dos tetos é diferente das telhas. No caso dos tetos, o que mais acomete esses pedaços da sua casa quando há chuvas, são as infiltrações nas paredes. Se você não cuida desses problemas pode chegar até a cair um pedaço da parede ou o teto com o reboco inteiro.

Para evitar esse problema, vistoriar sempre todas as tubulações antes do período da chuva para ter certeza que elas estão perfeitas e sua casa protegida de problemas. Se por um acaso as infiltrações aparecerem, espere o local danificado secar e com uma pá de construção ou uma lixa, raspe o lugar e retire todas as partes escuras, que são geralmente as que se localizam mesmo no foco da infiltração. Com um pouco de massa corrida, passe sobre a área raspada e lixe para que a sua parede volte a ficar limpa novamente. Pinte com tinta acrílica e brilhos de acordo com a cor da sua parede e do teto.

Essa ação só irá evitar que o problema se agrave durante a temporada de chuva. Quando essa época passar, o ideal é que você procure um profissional de construção civil para sanar o problema e evitar que você tenha futuras infiltrações nesse local ou em outros da sua casa.

Infiltrações no Piso

Agora você pode estar se questionando sobre o que fazer em caso de infiltração no piso, porque isso também acontece. Para identificar basta olhar a altura da parede molhada. Geralmente as infiltrações oriundas dos pisos se localizam no final das paredes.

A solução para as infiltrações no piso é fazer o mesmo procedimento acima citado, lixando o local exatamente onde a tintura está com manchas mais escuras e no lugar de passar massa corrida branca, você vai passar uma mistura de cimento, areia e água para fazer o reboco. Para suspender ainda mais a infiltração, você pode acrescentar uma camada de impermeabilizante à sua massa para evitar que a infiltração aumente ou reapareça. Depois desse procedimento que você passa a tinta acrílica na parede.

Pisos

Outro problema comum em piso, é a falta de caimento ideal para que ajude a água da chuva escorrer até o ralo. Isso faz com que a água se acumule em poças em cantos e cause diversos problemas. Você pode escorregar, cair e sofrer algum ferimento ou até quebrar alguma parte do corpo. A água acumulada pode ainda facilitar o aparecimento de infiltrações ou outros problemas como mofo.

Para resolver esse problema, o ideal é você nivelar o seu piso todo. Se não for o primeiro piso da casa, talvez o problema seja exatamente esse, não ter sido feito nenhum nivelamento durante a troca. O nivelamento pode ser feito com cimento para que o fluxo de água escoe corretamente para o ralo do cômodo. Pode ainda dar um retoque no rejunte para fortalecer a vedação e evitar vazamentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *