Como Manter o Piso Branco Limpo

O piso branco fica bem interessante quando usado na cozinha ou no banheiro, por exemplo, até mesmo no quarto. Porém, uma coisa que aflige em relação a essa cor de piso é como mantê-lo sempre limpo. Tudo o que é branco acaba denotando muito mais qualquer pequena sujeira.

Para te ajudar nessa tarefa vamos te dar algumas dicas de como fazer uma limpeza eficiente nos principais tipos de pisos cerâmicos, porcelanatos e pedras. Com essas dicas com certeza o seu piso branco continuará branco por um bom tempo. Nada como a boa apresentação do piso da casa para que toda a decoração sobressaia.

A Limpeza do Piso Branco

Quando uma pessoa está pensando na decoração da sua casa geralmente tem o seu foco somente no resultado visual que as peças e materiais darão. Escolher um piso branco pode ser uma boa opção para deixar os ambientes mais iluminados e com um visual mais dinâmico.

Porém, na hora de fazer a limpeza desse piso branco pode começar a aparecer algumas dores de cabeça, como, por exemplo, a forma correta de limpar cada material. Os materiais mais utilizados nos pisos de casa são as cerâmicas, pedras e porcelanatos. Saber como limpá-los da forma correta, sem agredi-los é muito importante para garantir que o material dure mais tempo.

Os Produtos Proibidos Para a Limpeza

Nesse ponto é fundamental esclarecer que não vale tudo para tirar manchas de pisos brancos, pois dependendo do material a forma escolhida para fazer a limpeza pode acabar sendo muito agressiva estragando o material. A melhor solução para a questão nem sempre é aquela que está ao alcance das mãos naquele momento. Nada de ácidos, cloro ou água sanitária, pois isso tira o brilho dos pisos.

Outro produto que é muito usado para limpar pisos brancos, mas que deve ser excluído de vez da faxina é o limpa-pedras. Como esse produto contém ácido muriático é indicado apenas para áreas que estejam muito sujas. Também não é indicada a limpeza com álcool e com desinfetantes comuns.

Transferência de Pigmentos de Cor

O álcool ser um solvente pode acabar fazendo a transferência de pigmentos de outras superfícies para o seu piso branco como, por exemplo, os pigmentos de cor do pano de limpeza. As manchas que são causadas dessa forma são bem difíceis de remover. Se você tiver cuidado e utilizar um aplicador limpo pode usar o álcool para remover manchas pontuais em cerâmicas, pedras e porcelanatos.

Desinfetantes

Outros produtos que devem passar longe da limpeza da camada superficial dos pisos que são considerados como pisos frios são os desinfetantes, pois eles acabam abrindo os poros do piso que absorve ainda mais sujeira. O piso vai ficando cada vez mais difícil de limpar e com um aspecto de encardido.

Como Limpar?

Depois de ler tanto sobre o NÃO fazer para limpar o seu piso branco você deve estar se perguntando como limpar de forma satisfatória. Saiba que a limpeza correta pode ser bem mais simples do que você imagina com o uso de um rodo e um pano úmido. Porém, fique atento ao fato de que todos os materiais, cada um num determinado tempo, sofrem deterioração quando estão em contato com a água, e por isso a limpeza deve ser feita de forma comedida.

Dicas Para a Limpeza Comum

A limpeza comum é aquela feita como uma rotina e que visa manter o estado num bom estado de limpeza. Consiste na remoção dos resíduos soltos com uma vassoura ou mesmo com o aspirador, também pode ser feita com um pano úmido. As limpezas que são feitas semanal ou quinzenalmente podem ser feitas com a aplicação de uma solução com detergente neutro diluído em água. Para passar essa solução no chão use um rodo e um pano.

Não utilize esponjas, cerdas de aço ou outros materiais de limpeza de metal, pois eles podem riscar os porcelanatos bem como abrir os poros das pedras. Na hora de dosar a quantidade do detergente neutro é importante observar a concentração do agente de limpeza bem como a delicadeza do piso a que será aplicado.

Diluição do Detergente Neutro

Alguns produtos devem ser diluídos de uma parte do detergente em até 150 partes de água. Para os porcelanatos polidos a dica é diluir ainda mais para evitar que o piso seja agredido. Depois de limpar o piso é importante ter certeza de ter removido completamente a solução com água. A superfície deverá ser seca com a ajuda de um pano macio.

Ceras Líquidas

Quem gosta de usar ceras líquidas para a limpeza de pisos de pedras e cerâmicas pode continuar fazendo isso, pois se trata de um produto permitido com exceção do porcelanato. Observe o rótulo da embalagem para saber se é indicado para o piso em questão. Uma boa dica é fazer uma impermeabilização prévia para proteger a pedra de manchas que são causadas por líquidos. Cuidado com produtos que podem alterar a cor da pedra.

Limpeza dos Rejuntes

Outra questão fundamental de quando pensamos em como manter o piso branco bem branco é o cuidado com os rejuntes. O tipo de limpeza vai depender bastante do tipo de material e também da causa da sujeira. Existem dois tipos de rejuntes: o epóxi que é bem impermeável e o aquele que é de base cimentícia que é um dos mais utilizados.

No caso do epóxi é importante ter cuidado na aplicação pelo fato de que depois da aplicação o material endurece e qualquer sujeira pode se misturar a sua massa. Depois que endurece é bem fácil fazer a sua manutenção de limpeza. Apesar de o rejunte de base cimentícia ser mais fácil de aplicar pode acabar ficando com mais sujeira agregada com o passar do tempo.

Para garantir menos trabalho com a limpeza futura dos rejuntes é interessante que eles sejam aplicados com a obra limpa após a retirada daquele excesso de poeira e gesso. Depois que estiver aplicado use um material específico para limpar os rejuntes e assim garantir a sua completa limpeza. Com poucos cuidados é possível manter o piso branco sempre branco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muto boas as informações , foram muito úteis obrgd

    milte 12 de outubro de 2014 12:50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *