Como Eliminar Insetos de Casa

Os insetos se proliferam durante o verão e dependendo da quantidade começam a ser considerados como praga urbana, como é o caso da barata, que não só aumenta durante essa época do ano, como pode transmitir doenças.

Como os insetos aparecem mesmo, não tem jeito, o melhor a fazer é aprender a combatê-los. Veja algumas dicas para eliminá-los!

Os Hábitos dos Insetos

Durante o verão muitos insetos podem aparecer com mais frequência na sua casa, alguns deles têm hábitos noturnos, como é o caso da barata, outros, já aparecem a qualquer hora do dia, como as formigas.

Normalmente, os insetos ficam sempre bem escondidos e prontos para atacar, nas frestas, nos muros, fora da casa, sob as pedras e até mesmo em esgotos. Apesar de fazer a limpeza, dedetizar e está sempre controlando, pode ser que de vez em quando você se depare com alguns insetos no verão.

Pode parecer muito normal a presença dos insetos em casa, porém, não considere o problema dessa forma. Alguns deles podem causar grandes malefícios, além de não ser nada higiênico tê-los circulando pela casa. Ninguém está querendo se deparar com formigas e baratas em cima de uma comida ou alimento.

De todos os insetos, um dos considerados mais comum é a barata, que normalmente, causa muito nojo em que a vê. E ela não é só feia e causa nojo é um inseto que representa perigos à saúde. Sem falar no cheiro ruim que a barata deixa pela casa, ela pode transmitir várias doenças. As baratas podem carregar com elas bactérias que transmitem problemas de saúde como poliomielite, tuberculose, lepra, furunculose, diarreia.

Ainda falando das baratas, existem várias espécies domésticas, mais ou menos 20. A grande maioria dessas baratas possuem hábitos silvestres. Das que são mais vistas nas casas são as francesinhas e mais, a periplaneta americana, blatella germânica e a barata de esgoto.

Para se ter uma ideia, a barata de esgoto se não eliminada consegue viverm em média 4 anos, já a francesinha não supera um ano de vida. Todas elas gostam de ficar escondidas em fendas e frestas, boa parte do seu dia, 75%, elas ficam nesses esconderijos.

Como Prevenir os Insetos em Casa

Melhor prevenir do que ter que combater, veja as dicas:

  • Mantenha os alimentos guardados e de preferência em potes fechados. Não deixe alimentos que atraem insetos pela pia ou em cima do fogão.
  • Conserve os armários e dispensas limpos, sem resíduos de alimentos, além de conservá-los fechados sempre.
  • Observar cantos de armários, frestas e paredes pelo menos a cada 15 dias para verificar se os insetos não fizeram esconderijos nestes lugares.
  • Quando descobrir um esconderijo de insetos elimine-o imediatamente.
  • Todos os espaços úmidos e pequenos, assim como frestas devem ser vedados.
  • Não acumule restos de comida e detritos sobre a pia.
  • O piso da cozinha deve ficar sempre limpo.
  • O lixo deve ser colocado sempre em recipientes fechados, mas o ideal é descartá-los o quanto antes e não deixá-los muito tempo dentro de casa.
  • Não amontoe os jornais, as caixas de papelão, o lixo, revistas em lugares que não são apropriados. Remova logo, descarte em lugar apropriado.
  • As galerias e as caixas de gordura devem ficar vedadas e limpas com frequência.
  • Os ralos das áreas que podem ser lavadas devem mantidos com tampas.
  • É recomendado colocar borracha de vedação na parte externa e inferior das portas para dificultar a entrada dos insetos.
  • As junções dos pisos de dos revestimentos de parede devem ser mantidas bem calafetadas.
  • Os tetos rebaixados também podem se tornar refúgio de insetos, fique de olho para evitar.
  • Painéis e quadros devem ser limpos na sua parte superior.
  • Quando encontrar ovos de insetos, como os de baratas, por exemplo, destrua e remova tudo.
  • Não faça lanche fora da mesa de jantar ou da cozinha, as migalhas que ficam caídas e você nem percebem podem atrair os insetos. Também proteja os teclados dos computadores, não é recomendado comer quando estiver trabalhando.
  • Também é necessário vedar ou selar: vasos, fendas, frestas e rachaduras. Todos servem como esconderijo para os insetos.
  • É importante manter a casa limpa e no caso da cozinha tenha atenção redobrada com os fogões, o piso, os maquinários, as coifas e se livre da gordura.

Aprenda Truques Caseiros Para Eliminar os Insetos

  1. As folhas de louro podem ser usadas para eliminar os insetos. O cheiro forte do tempero pode afastar alguns insetos, como as baratas, por exemplo. Para que a forma de eliminar funcione, distribua as folhas nos lugares que os insetos gostam de se esconder. Normalmente, as principais características desses locais são serem úmidos, quentes e escuros.
  2. Alecrim e eucalipto são outras plantas que também servem para manter bem longe os insetos ou afastá-los. Neste caso, você deve usar a solução de um ou de outro pingando em algodão e em seguida, espalhar nos lugares frequentados pelos insetos.
  3. Água e sabão também servem para eliminar os insetos. O detergente também serve para substituir o sabão e o método é sempre jogar no lugar que eles se escondem. No caso das baratas, o sabão impedi que elas consigam respirar e o inseto morre, porém, atenção, depois será necessário fazer a limpeza para jogá-las fora.
  4. Bicarbonato de sódio também pode ser usado para eliminar os insetos, use misturando com açúcar e espalhe pela casa empotinhos, pode ser tampa de garrafa. O açúcar atrairá os insetos que ao comê-la serão envenenados pelo bicarbonato de sódio.

Uma Receita Para Eliminar Baratas de Casa

Se quiser você mesmo fazer um veneno para eliminar as baratas, anote a receita:

  • 100 gramas de ácido bórico (pode ser comprado em farmácias)
  • 1 cebola picada em pedaços minúsculos
  • 1 colher (de sopa) de farinha de trigo

Basta misturar bem os três ingredientes e fazer bolinhas e colocá-las pela casa, onde as baratas gostam de ficar. Ao consumir a mistura, as baratas vão morrer. Mas, se você tiver animais domésticos, não é aconselhável fazer.

Outra sugestão, é misturar gesso com açúcar e distribuir pela casa em tampinhas de plástico, coloque nos lugares que podem ser frequentados pelas baratas. Elas não conseguirão se reproduzir por terem consumido o gesso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *