Como Criar Mais Espaço Usando Espelhos

Os espelhos são usados como saídas eficientes para a decoração quando se precisa usar e também reduzir o ambiente. Saber usar corretamente o espelho na sua casa vai ajudar muito na hora de decorar. Aqui vamos dar algumas dicas sobre como você pode criar mais espaço em sua casa posicionando corretamente os espelhos nas paredes do seu ambiente.

Espelhos para Melhorar a Iluminação do Ambiente

Um ambiente quando não tem muita luz ele dá a impressão de ser um pouco menor, por isso a indicação de muitos designers de interiores em usar sempre cores claras para ambientes menores. Em alguns casos também, o dono da casa não tem como deixar a iluminação de sua sala ou quarto perfeita devido a posição das lâmpadas. Então quando isso acontecer você pode usar corretamente o espelho deixando o ambiente mais claro e consequentemente, maior.

Para deixar um ambiente maior usando espelhos juntamente com a iluminação do ambiente, você precisa apenas posicionar um espelho único ou algumas peças em um local que favoreça o ambiente. Isto pode ser feita de uma forma bem simples. O segredo é você colocar o espelho sempre em uma parede que fique em posição oposta à da lâmpada que mais ilumina seu ambiente ou oposta à janela que mais entra luz.

Se a sua peça for grande, você pode posicionar em um ambiente que reflita também a porta da entrada de um local. Dessa forma sempre que alguém chegar ao seu ambiente, terá a sensação de profundidade e de um cômodo com mais espaço. Uma dica maravilhosa também é colocar o espelho entre uma janela ou outra, ocupando todo esse espaço. Isso vai dar a sensação que existe uma terceira janela e ainda reflete a luz que entra na sua sala, quarto ou cozinha, deixando-os mais iluminado.

Melhorando o Espaço do Banheiro com Espelhos

Os banheiros de casas e apartamentos mais modernos são geralmente muito pequenos e para quem gosta de uma decoração mais elaborada, usar espelhos nesses ambientes é uma saída muito eficiente para deixá-los visualmente maior. Ao mesmo tempo em que um espelho vai deixar o local maior, ele pode reduzir e causar também desconforto se não for posicionado corretamente.

Naturalmente você vai colocar pelo menos um espelho em seu banheiro porque é onde fazemos nossa higiene em diversas formas. Os espelhos tradicionais para espelho são os quadrados em tamanho mediano que ficam presos na parede logo acima pia. Caso você queira manter somente esse espelho, mas quer inovar no tamanho, use espelhos ovais que dão também uma noção de profundidade maior.

Caso queira usar um espelho maior e se tiver um espaço para colocar você ainda pode usar a peça em uma parede inteira, mas nesse caso veja se ele obedece algumas regras. Primeiro o espelho deve preferencialmente ficar de frente para a porta do seu banheiro. Lembra-se da regra que falamos logo acima? Eles darão impressão de que o local é mais “profundo” quando as suas visitas abrirem a porta. Outra regra que deve ser seguida, é não usar espelhos muito grandes em banheiros onde a parede que ele reflete esteja muito perto. Então se o banheiro da sua casa for aqueles do tipo corredor, dê preferência aos modelos tradicionais.

Aumentando o Tamanho do Jardim com Espelhos

Essa dica é bem importante principalmente para aquelas pessoas que moram em apartamento ou estão construindo um jardim dentro de casa. Muitas vezes nós não temos aquele espaço para plantar todas as espécies que nós  ostaríamos decorar e ter aquele jardim que encanta qualquer pessoa. Se o seu problema for a falta de espaço, você pode causar uma ilusão de ótica para seus visitantes e fazer com que seu jardim pareça maior do que ele realmente é.

Para isso, basta localizar os espelhos nas paredes traseiras do seu jardim, no fundo de todas as plantas. O mais ideal é usar espelhos sem moldura e que cubram toda a parede para dar mais profundidade ainda. Se o seu jardim for de inverno, o efeito ainda pode ser melhorado, usando espelhos em todas as paredes que cercam as suas plantas. Caso o local for aberto e tiver uma frequência de vento muito forte,  busque um suporte seguro para evitar problemas.

Dicas Importantes

Mesmo com as dicas que acabamos de citar, ainda existem alguns detalhes que devem ser atentados para deixar o seu ambiente com espelhos sempre bonitos. Vejamos alguns casos.

  • A limpeza é um fator extremamente importante para qualquer ambiente em que você usa o espelho para deixá-lo mais amplo. Eles devem estar sempre limpos, em boas condições e se tiver molduras, procure deixá-las com a aparência de novas. Para limpar o espelho é preciso apenas água e sabão, ou água e álcool e aplicar usando um tecido de algodão que não largue pelo. Faça essa limpeza pelo menos 1 (uma) vez por semana.
  • Caso aconteça algum acidente e o espelho fique rachado ou trincado, troque a peça imediatamente. Não deixe-o quebrado na sua sala, quarto, ou qualquer outro ambiente que ele esteja porque além de prejudicar a aparência do cômodo, ainda vai evitar acidentes. O espelho trincado fica muito mais vulnerável a quebrar por aquecimento ou até mesmo atrito.
  • Não use espelhos trabalhados para causar esse efeito de profundidade em um ambiente. Os espelhos trabalhados ou mais opacos são lindos, mas são peças decorativas utilizadas com outra finalidade.
  • Quando for comprar a peça de espelho para colocar na sua casa, veja a resistência dele e leve em conta o tipo de acesso que ele terá, caso tenha crianças e animais em casa. Existem espelhos de todo tipo de delicadeza no mercado e você deve comprar o melhor e que não corra o risco de trincar ou quebrar com tanta facilidade, causando um acidente maior. Muitas vezes é mais vantajoso você pagar mais pela peça e ter uma decoração mais segura.
  • A parede que vai ficar o seu espelho, você pode pintar em uma tonalidade mais escura ou com menos destaque. Isso faz com que ele reflita muito mais a luz do ambiente e cause uma profundidade ainda maior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *