Como Colar Vidro Em Madeira Mdf

Objetos de diferentes materiais tem tomado conta das decorações de todos os tipos, desde as mais simples até as mais sofisticadas. A maioria delas contam com artesanatos feitos com muitos detalhes e tudo feito muito personalizado.

O ato de decorar sempre foi muito importante para as pessoas, desde quando eles tinham um lugar pra chamar de seu, ou seja, quando se tornaram sedentários. Assim as pessoas queriam que o local tivesse sua cara, com detalhes que as fizessem se sentir bem, confortáveis e principalmente em casa.

Os decoradores hoje em dia recebem muito bem para conseguir harmonizar e aproveitar todo o espaço disponível, pois hoje em dia muitas pessoas vivem em apartamentos bem pequenos que comporta apenas o essencial. Também existe aqueles decoradores de região externa, que seria os paisagistas, que deixam a natureza bastante presente e bem fácil de cuidar.

Para as pessoas que não possuem dinheiro para pagar um decorador, ou então acham que é melhor simplesmente elas mesmo decorarem precisam lembrar que além de gostar de um produto, ela tem que ver se o conjunto dos objetos desejados para um determinado cômodo está totalmente adequado e combinando. Pois escolher isoladamente não será a escolha certa.

Sabendo que existem pessoas que fazem seus próprios artesanatos sabemos que muitos deles tem sido com materiais recicláveis, algo que é muito bom para que ajude o meio-ambiente. Outros materiais já são bem antigos, como a madeira e o vidro.

Colar Vidro Em Madeira Mdf

Colar Vidro Em Madeira Mdf

Alguns derivados de madeira vem ganhando bastante espaço ultimamente é o MDF que vem de uma sigla inglesa “Medium-Density Fiberboard”, sendo placas de média densidade feitas com as fibras da madeira, não possui nós, são totalmente uniforme, planos e denso.

Por não tão rígido, não é indicado para móveis que precisem de maior resistência, para aguentar maior peso. São feitas das fibras de madeira, unidas por uma resina sintética e outros aditivos. O processo de fabricação do MDF é complexo, começando com a madeira desfibrada, que é cozida no vapor e na pressão, com isso é possível ficar só com a fibras e ligá-las com o calor e prensagem.

É um produto um tanto novo no mercado lançado na Europa na década de setenta, chegando no Brasil somente no começo do século XXI, desde então vem tomando forma e ganhando espaço, é muito útil não só para móveis, mas para decoração em geral por ter características muito importante que facilita a pintura, a colagem de diversos materiais e também o corte para diversas formas.

Tudo  isso acontece devido às suas características mecânicas que eram bem parecidas com as de uma cortiça. Isso que ajuda na estabilidade e na adsorção de tinta Também consegue ser envernizado e aplicado outros produtos.

A fabricação do MDF podem ser feitas de diferentes tipos dependendo da necessidade, existem as normais,as que precisam de resistência ao fogo ou então à água. Alguns modelos que precisam de resistência a choques e à flexão são produzidas com algumas substâncias plásticas para ajudar. Essas chapas podem ter de três até sessenta milímetros de espessura. Para as móveis são as mais grossas e as mais finas são para as decorações.

Podem ser chapas cruas que são usadas para fazer acabamentos, chapas com revestimento finish foil que possuem já uma película de papel de fotografia, ou seja, já é um produto acabado e chapas com revestimento laminado de baixa pressão que ainda podem sofrer um acabamento em uma das faces.

Vidro 

Outro material muito utilizado é o vidro, substância descoberta por acaso há dezenas de anos atrás e que hoje em dia é produzida de forma industrializada e sintética. É obtida pela fusão uma massa líquida à base de sílica que é resfriada até uma temperatura em que endurecerá no ponto em que conhecemos habitualmente. Explicando melhor o vidro é um óxido metálico, que consegue obter formas singulares com superfícies lisas e impermeáveis, porém é muito frágil, quebrando muito fácil.

Como Colar Vidro Em Madeira MDF 

Para colar o vidro em madeira é necessário uma cola que seja boa e que não faça bagunça no processo. Para isso é importante que deixe ela a postos para não deixar secar a cola antes de colar o vidro. Para isso normalmente são usadas as colas de silicone, pois elas são altamente poderosas e conseguem fazer um bom trabalho. Por ser tão pesada é recomendado a utilização de luvas de proteção e máscaras faciais caso o cheiro chegue a boca e as narinas.

Não esqueça de limpar as superfícies, principalmente a do vidro com limpa vidros normais. E um pano úmido e simples na madeira. Na maioria das vezes o silicone precisa de um aplicador que parece uma pistola, isso facilita muito na quantidade que será aplicada, fazendo com que seja de forma homogênea. Outra cola que pode ser utilizada é a cola-quente, porém ela não é tão resistente para materiais muito grandes ou pesados.

A cola pode ser tirada com lâminas de barbear, no entanto é pedido que não deixe ela endurecer totalmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *