?> Bosque Tropical: da Beleza do Mundo à Devastação - Clima - Vegetação | Imóveis Cultura Mix

Bosque Tropical: da Beleza do Mundo à Devastação

Uma formação vegetativa que, embora comum, devido a sua apresentação hoje já se encontra em grave estágio de devastação. O bosque tropical, como o termo define, é característico das regiões de clima tropical e podem se apresentar em três tipos: seco, estacional semi-perene ou luvioso.

Bosque

Bosque Tropical Seco

Com a necessidade de se adaptar ao clima árido, com altos índices de evaporação da água do solo e chuva escassa, a vegetação mais comum na formação dos bosques secos é a xerófila. Caracteriza-se, portanto, por plantas de raízes longas e folhas pequenas – essa vegetação vive mais embaixo do solo do que acima dele para que consiga sobreviver aos períodos de pouca água. Com essa identificação, as folhas das árvores caem durante a maior parte do ano, tornando a crescer nos curtos períodos de umidade, quando todo o bosque se reestrutura para nova temporada de estiagem.

Temporada

Bosque Tropical Estacional Semi-Perene

Domina a maior parte da Ásia tropical e representa uma vegetação adaptada às variações de níveis de umidade, com capacidade de resistir a temporadas de escassez de água alternadas com períodos de chuva constante. As árvores do bosque estacional costumam perder as folhas durante o período de seca, retornando a forma quando volta a chover. Devido ao clima misto, que intercala verões de umidade excessiva e invernos secos, o bosque estacional concentra grande riqueza vegetal e animal.

Bosque Tropical Pluvioso

O bosque tropical pluvioso se apresenta em regiões onde não há períodos sem chuva por mais de um ou dois meses. A região torna-se ambiente ideal para insetos, apresentando clima úmido e quente.
Além disso, a diversidade de plantas nesse tipo de bosque tropical é bem maior do que nos demais. Centenas de espécies já foram catalogadas nas regiões pluviosas, incluindo as famílias das Piperaceae, Annonaceae, Verbenaceae, Leguminoseae e tantas outras. É também nessa categoria que encontramos maior diversidade de aves e répteis. A vegetação pluvial é a mais exuberante, com árvores bastante altas e plantas verdes de pontas alongadas – que facilitam o escoamento da água.

Pluvioso

A Devastação do maior Bosque Tropical do Planeta

A Amazônia é a representação máxima da devastação ambiental do mundo. Considerado o maior bosque tropical da Terra, o pulmão do mundo anda falhando. São mais de 30 mil incêndios por ano provocados por agricultores e criadores de gado da região. As queimadas provocadas pelo homem já formaram um enorme buraco no meio da floresta que corresponde a mais de 20% de todo o território verde. Tudo isso, aliado a falta de controle na retirada de madeira da região acelera o desmatamento em proporções assustadoras e o efeito disso já sabemos: desequilíbrio na fauna e na flora tropical em todo o mundo. Segundo estudiosos do caso, a eterna briga para solucionar o problema da devastação da Floresta Amazônica coloca as questões ambientais em choque com os interesses econômicos do país e do mundo, batalha essa que se mostra cada vez mais difícil de ganhar.

Por Vivian Fiorio

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *