As Fazendas
Quem não gosta de passar um final de semana junto com os amigos, a família ou com alguém especial, apreciando a natureza e curtindo o belo clima de tranqüilidade que as fazendas proporcionam? Com certeza, a maioria das pessoas tem como destino de final de semana ou de alguma comemoração especial as fazendas, que são lugares nos quais é possível desfrutar das mais belas paisagens, além da paz e da calma que ela transmite.
O Brasil é um país muito privilegiado, com belezas naturais e locais maravilhosos e perfeito para descanso. Especialmente em cidades históricas, nas quais os locais remetem a um clima histórico, sendo cultivada as raízes culturais. E quando falamos em cidades históricas é impossível não fazer menção às cidades mineiras, tão conhecidas e lembradas devido aos grandes acontecimentos que marcaram a história do nosso país.
Os grandes líderes que por ela passaram, os grandes patrimônios deixados ali e as grandes monumentos construídos exaltam de maneira gloriosa as cidades mineiras. De grande importância e tão marcante quando se fala em cultura, as fazendas até hoje são um marco registrado nas cidades mineiras, além das grandes recordações e histórias que fazem de Minas um grande berço das fazendas que sobreviveram ao tempo.
Uma História que Resiste ao Tempo
As fazendas mineiras têm por si só um grande trunfo e ótimos motivos para serem tão exaltadas e preservadas. As fazendas mineiras cultivam séculos de história e até hoje permanecem vivas no cultivo e produção de café, arroz, milho, dentre outros e também pela criação de animais. São alguns séculos de muito trabalho e muita dedicação por parte dos fazendeiros e proprietários da fazenda, que antigamente utilizavam do trabalho para o consumo da própria família, pois o alimento eram eles mesmo que produziam, ou seja, não precisavam recorrer a ninguém.
Já no século XIX, as fazendas foram adaptadas para atendimento á cafeicultura. Algumas das fazendas eram utilizadas como ponto de comércio, na parte de baixo eram instaladas as vendas e na parte de cima a residência da família. Outro ponto relevante a ser destacado são as arquiteturas das fazendas, muito bem elaboradas e muito sucintas, com ar rural e ao mesmo tempo tão expressivas.
Circuito Villas e Fazendas
Dessa maneira, Minas Gerais possui uma história tão rica fundada nas raízes de seus habitantes e de seus patrimônios, que sobreviveram ao tempo e as mudanças. Devido às grandes riquezas e uma cultura tão bem difundida, Minas Gerais incentiva e investe em projetos que visam uma aproximação dos turistas para conhecimento da bela história e dos grandes acontecimentos que marcaram esse estado.
Exemplo disso é o Circuito Villas e Fazendas, nome dado pela imensa quantidade de fazendas coloniais que até hoje são símbolos presentes na história mineira. Assim, Minas Gerais difunde suas belezas e patrimônios através de projetos que incentivam o turismo regional, confirmando a tradição mineira.
Por: Renata Reis