Paisagismo é definido e conhecido também como a arquitetura da paisagem. Pode-se dizer que paisagismo é a arte desenvolver em algum projeto, plano ou espaço livre uma paisagem (ambiente) agradável. Hoje o paisagismo é conhecido como a arte técnica e estética de se projetar um lugar bonito, com plantas e outros elementos decorativos. Mas, mais do que isso, paisagismo influencia desde a funcionalidade e privacidade dos ambientes até a segurança e conforto do local. E, o paisagista não é apenas um engenheiro ou arquiteto comum, mas é preciso que ele tenha bom senso, bom gosto, técnica e muita criatividade.
Utilizações lógicas
Existem muitas ocasiões em que se é útil o uso de plantas, mas abaixo vão algumas da muitas informações lógicas, que são usadas por paisagistas:
* Atenuação da luz solar direta: um grande fator que interfere na comodidade das donas de casa é a luz solar que bate diretamente em seus móveis, devido a uma má projeção da localização da(s) janela(s). Se um móvel “toma sol” durante um dia pela luz do sol que entra pela janela, qual a solução mais usada? Fechá-la. Porém, manter a casa fechada é um grande incômodo para algumas pessoas. É aí que entra o paisagista: ao invés de fechar a janela, ou remover o móvel, basta colocar uma planta em frente a janela para suavizar os raios solares. Não se deve esquecer que no caso, seria necessário o conhecimento das plantas, para se utilizar a mais adequada.
* Redução da temperatura de ambientes: mesmo sem uma comprovação concreta e sem tanto conhecimento disso. Tudo indica que as plantas reduzem sim a temperatura em ambientes, quando esses possuem uma temperatura elevada. Isso ocorre devido ao processo de evaporação de água pelas folhas. Além das árvores, que quando em jardins ou lugares abertos, projetam (além do processo citado acima) sombras.
* Privacidade: alguns lugares perdem parte de seus valores, devido a falta de privacidade do lugar. Plantas também são muito úteis nisso: na privação de locais muito “abertos”. O caso mais conhecido e mais usado por todos é quando há uma casa que possui portão e grades do muro daqueles divididos em ferros. Nesse caso, qualquer um avista o interior do ambiente. Algumas pessoas nessas condições colocam arbustos, com o objetivo de tampar o local, fazendo este ultimo tomar o valor de cerca – viva.
IBRAP – Instituto Brasileiro de Paisagismo – http://www.ibrappaisagismo.com.br/
Acesse o site do “IBRAP Paisagismo” para mais informações sobre paisagismo com plantas. O site contem alguns sub-tópicos, os mais informativos quanto ao tema:
* O que é Paisagismo
* Mercado crescente
* História do Paisagismo
* Perfil do paisagista
Além disso, o IBRAP disponibiliza em seu portal curso técnico, curso livre e à distância.
Samuel Castro
isso , e mais pura realidade de nossas, vidas.