Uma tendência que tem aparecido forte no que diz respeito a decoração de casas é a volta ao estilo rural, do campo. O fogão a lenha além de aconchego pode ser uma ideia legal para dar um toque mais cool para a sua decoração. Em geral as pessoas que escolhem ter um fogão desses em casa estão em busca de sensações que tinham na casa dos avós ou mesmo tentando ter uma vivência mais rústica que não faz parte do seu dia a dia.
Quando se fala nesse tipo de fogão não dá para não pensar nas serpentinas, o acessório que permite a você aproveitar o calor do seu fogão para entre outras coisas esquentar água. Saiba mais sobre projetos de fogão a lenha e sobre o uso das serpentinas.
O Que é e Para Que Serve as Serpentinas?
As serpentinas são tubulações feitas em geral de alumínio e que tem grande uso pela população rural que não tinha acesso a energia elétrica. Uma forma de armazenar calor para realizar tarefas como aquecer a água, por exemplo. Essa tubulação sai de um reservatório (que pode ser a caixa d’água) e passa por dentro do seu fogão a lenha. Em geral no uso desse tipo de aquecedor o fogão fica aceso o dia todo para esquentar a água do reservatório.
A água aquecida pode ser utilizada para lavar louças ou mesmo para tomar banho. Água quentinha gastando bem menos energia. Talvez muitos dos leitores já tenham tido a experiência de usar água aquecida pela serpentina na casa dos avós. Como já dissemos esse é um sistema bastante usado no meio rural, hoje já nem tanto.
Serpentinas na Vida Real
Grande parte dos internautas podem estar pensando que não se tem uma utilidade muito prática na vida real para as serpentinas haja vista que é difícil ter um fogão a lenha em casa (mesmo quem deseja uma decoração mais rústica). Saiba que essa tubulação pode ser usada para aproveitar o calor do fogão a lenha, churrasqueira ou da lareira.
O objetivo dessa tubulação é aproveitar o calor gerado por essas instalações para fazer o aquecimento da água de maneira a diminuir o gasto com gás ou energia elétrica. Basicamente se você tem uma dessas instalações que geral calor pode investir em serpentinas para usar esse calor para aquecer a água, muito mais economia.
Vantagens das Serpentinas
Dentre as vantagens de usar as serpentinas está o combustível de baixo custo como carvão ou lenha; o fato de não consumir energia elétrica e ainda aproveitar o aquecimento dos fogões, churrasqueiras e afins para aquecer a água.
Questões Técnicas
Para ter as serpentinas é necessário ter um sistema a lenha, esse sistema é composto por quatro componentes que são: a fonte térmica (que pode ser o fogão a lenha, churrasqueira ou lareira); tubulação de cobre, serpentina e o boiler que é o reservatório térmico.
Como Funciona
O princípio básico de funcionamento desse sistema de serpentinas tem como base a diferença de densidade entre a água fria e a água quente. Nesse sistema a serpentina é instalada junto as paredes da câmara que é responsável pela queima. Sendo assim recebe o calor que resulta da queima da lenha.
O calor é então transferido para a água que está no reservatório. Acontece então um fenômeno que recebe o nome de termosifão no qual a água que foi aquecida fica mais leve e então se eleva de forma natural enquanto a água fria fica mais pesada e vai até o fundo da serpentina. Essa alteração de densidade da água que acontece devido ao aquecimento é o que causa a circulação natural do líquido.
Observação – O reservatório ou boiler térmico tem como objetivo acumular e manter a água quente até que ela seja usada.
Construção da Serpentina
Para que se possa contar com esse sistema de aquecimento da água que citamos acima é necessário construir uma serpentina feita de uma tubulação de cobre com um diâmetro interno de 20 ou 25 mm. A serpentina deve ser instalada junto as paredes da câmara de queima para que haja o aquecimento.
Para que se consiga fazer o aproveitamento máximo da energia térmica da combustão é interessante que a tubulação de subida da água quente (que vai da serpentina ao boiler) passe pela chaminé em que a temperatura é mais alta.
Dificuldades
Uma das principais dificuldades que se pode ter com um sistema desses é a variação de comprimento da serpentina. Por exemplo, serpentinas que sejam muito longas tem uma circulação natural reduzida com uma área que recebe calor maior. Já no caso de uma serpentina muito curta pode até não ter problemas para a circulação natural, mas existe uma diminuição da capacidade do recebimento do calor uma vez que se reduz a área de contato com o fogo. Com isso se tem um tempo maior para que a água seja aquecida.
Para que se tenha uma circulação natural a dica é posicionar o reservatório térmico acima da fonte de calor (fogão, churrasqueira ou lareira) e abaixo da caixa d’água. Fique atento ainda a necessidade de respeitar as distâncias mínimas. Quando o boiler for instalado fixo na parede ou então sob a lage é necessário que sejam usados chumbadores que consigam suportar o peso do mesmo.
https://www.youtube.com/watch?v=DrzGv4CXe70
Cuidados
Chaminé: É essencial que antes que você comece a usar o sistema verifique se a chaminé está desobstruída. Saiba que é bem comum que nesse local tenham ninhos de passarinhos, abelhas ou outros empecilhos para que a fumaça saia, resolva isso antes de usar o sistema.
Tubulação: Fique atento para que a tubulação de cobre não fique sem água no interior da câmara de queima.
Lenha: A lenha que você irá usar deve estar bem seca, pois se a lenha estiver molhada acabará causando muita fumaça e assim não formará a brasa. Quem puder deve guardar a lenha de um ano para outro. Guarde a sua lenha num lugar que seja coberto e bem ventilado. Nunca utilize nó de pinho em fogão a lenha, pois ele tem um elevado poder calorífico que causa danos a chapa do fogão e com isso pode causar rachaduras.
Posts Relacionados
Aproveite para conferir nosso post sobre como fazer um fogão de lenha e tenha um pouco do campo na sua casa. Conheça alguns modelos de acessórios para fogão de lenha e veja quais são necessários para o seu. Saiba mais sobre um modelo bastante tradicional, o forno à lenha de ferro, que tem aquele visual de fazenda.
OLÁ, DESEJO SABER O PREÇO DE UMA SERPENTINA PARA FOGÃO A LENHA, SEU TAMANHO DEVE SER DE: 30CM/15CM NA BITOLA DE 1/2″ EM COBRE SUA ESPESSURA DEVE SUPORTAR O CALOR DO FOGO TENDO NAS PONTAS ENTRADA E SAIDA CONEXÕES SLODADAS OU ANILHADAS PAR RECEBER TUBULAÇÃO EM COBRE DA MESMA BITOLA ATÉ O BOILER. GRATO AGUARDO RESPOSTA. ABRAÇOS
Por favor me informar o valor da serpentina de cobre para fogao a lenha; informar tambem qual o valor do frete para Sao Paulo – capital.
Grato,
Antonio
011 9511-9073
quero uma serpentina para fogao á lenha
como vou pagar se nao tenho cartao de credito?
gostaria de saber o preço de serpentina de cobre pra fogao a lenha,e quanto custa o frete pra araraquara,sp cep 14805262,telefone (16)33314671 oucelelar(16)97279927 ficarei aguardando sua resosta obrigado
boa tarde.para aplicar serpentina cobre num tubo redondo e devitar vinte kw,que altura de serpentina,altura de chamine e preço
quero saber mais detalhes sobre serpentina e cursos e representar…
preciso saber urgente o preço de uma serpentina completa. minha situação é a seguinte
tenho uma casa de recuperação preciso fazer um fogao de lenha e instalar uma serpentina talvez voces me deem sugestoes de como eu devo agir e nao se esqueça dos preços lembrando que tenho uma certa urgencia
gostaria de saber o valor da serpentina n:13 para o cep 25840-000 tres rios
quero saber o preço da serpentina de cobre e de inox
Boa tarde, gostaria de saber o valor da serpentina completa. como funciona? vocês enviam? cep> 30692190…
BH- MG. Grato.
Olá,
Gostaria de colocar um kit para aquecer agua em meu fogao a lenha de ferro fundido marca 3d numero 1 ,..Voces vendem este produto?
obrigado
eduardo
Boa tarde Sou o criador do modelo de serpentinas para fogão a lenha em aço inox. A cultura mx usou dois modelos meus.Tenho outros modelos muito interessantes e eficientes. Caso tenha interesse em saber mais entre em contato pelo insta @serpentinapfl, será um prazer apresentar meus produtos e os detalhes da criação de cada um deles.