?> Evite Assaltos a Seu Condomínio | Imóveis Cultura Mix

Regras para Evitar Assaltos a Condomínios

Em tempos atuais, o que mais preocupa a população, seja de classe abastada ou não é o nível crescente da violência que permeia todos os cantos das cidades. Foi-se o tempo que quem morava no interior não sofria dos dissabores da insegurança.

As grandes e pequenas cidades vêm-se desnorteadas com tanto assalto, furto, roubo, assassinato e estupro e nada vem sendo feito para coibir a ação desses marginais, que fazem com que pessoas do bem fiquem trancadas em casa, enquanto os verdadeiros culpados ficam soltos pela rua a espera de sua próxima vitima.

Ocorre que, como pessoas conscientes, temos que buscar resolver os conflitos de maneira ordeira, por isso, cada um deve buscar estar seguro onde mora, por isso, vamos falar sobre como aumentar a Segurança em Condomínios, já que os mesmos têm sido frequentemente alvo de ladrões e assassinos.

Como Evitar os Assaltos a Condomínios

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o número de roubos e furtos na cidade de São Paulo subiu de um ano para o outro, por isso, todo o cuidado é pouco diante de tanta violência. Somente o efetivo de policial não dá conta de estar a todos os lugares para acompanhar a segurança, por isso, os moradores e também os próprios funcionários de condomínios podem ajudar a prevenir que os assaltos e roubos aconteçam. Conheça algumas importantes dicas para diminuir o problema no condomínio que você mora.

Dicas Importantes de Segurança

-Os porteiros são os personagens principais quando o quesito é a segurança de condomínios, já que são os primeiros a terem contato com quem entre e com quem sai dosa lugares. Por isso, eles precisam ter atenção redobrada ao permitir a entrada de todos no local. Segundo especialistas, as falhas humanas são as primeiras a causarem a liberdade dos bandidos, e isso começa logo na entrada dos edifícios.

O porteiro não pode somente fazer a identificação do veículo, como também saber quem se encontra dentro dele. Caso surja a menor dúvida, o melhor é não permitir que o veículo adentre o condomínio. É recomendado ainda aos porteiros, que fiquem sempre atentos às novas manobras criadas pelos ladrões, especialmente aquelas que envolvem entregas de produtos e instalações de equipamentos.

-O que nunca deve ser deixado de lado são as normas definidas para o condomínio, estas devem sempre ser cumpridas a risca. As mesmas valem a partir do momento que são decidas em reuniões e não podem ser burladas pelos moradores, pois os mesmos colocarão em risco os demais. Elas devem valer também para os funcionários dos prédios, e, caso não sejam cumpridas, todos os esforços de instalação de câmeras, cercas eletrificadas e tudo o mais escorre por água abaixo.

-É importante exigir que o condomínio possua equipamentos de segurança nas áreas externas, como também nas internas. Pontos de iluminação são bastante importantes e ainda as câmeras têm sempre de estar espalhadas por todo o complexo, inclusive nas torres e nas áreas comuns, como quadras, academias, playground e salões de festas.

-Outro ponto importante é colocar vidros espelhados ou escuros nas cabines da portaria. Ainda é também muito importante que não haja nada obstruindo a visão do funcionário responsável, como postes, decorações ou jardins. Isso pode dificultar a visualização e acabar permitindo que um ladrão entre no condomínio.

-A todos os apartamentos é aconselhável que se tenha olho mágico e ainda um interfone que esteja diretamente ligado com a equipe de segurança do condomínio. Quando um suspeito for identificado ou ainda pessoas estranhas no hall, todo morador deve buscar ajuda sem precisar se retirar de sua residência. Um alarme visual ou sono deve ser instalado de maneira que ainda os prédios vizinhos possam perceber as movimentações, especialmente nos casos de haverem funcionários rendidos pelos ladrões.

-É aconselhável que se observe primeiro a movimentação da rua e somente depois entre no condomínio. Na grande maioria, as pessoas não possuem o costume de observar o circuito interno de TV para sair de casa, mas uma simples olhadela nas câmeras pode vir a evitar muitos problemas, especialmente se for observado o trânsito de pessoas estranhas no lado de fora.

-Todos os empregados domésticos dos moradores do condomínio devem sempre se identificar junto à portaria do local, para que seja feita uma criteriosa identificação. É importante que os moradores saibam bem quem estão contratando para o serviço doméstico, para que não sejam introduzidos na rotina do condomínio pessoas de má índole.

-O mais aconselhável é permitir que os funcionários fiquem com apenas uma chave da residência, que dê entrada somente a uma pequena parte. Pois, pode acontecer de o empregado ser rendido e, com isso, seja obrigado a adentrar a residência e o ladrão possa vasculhar todos os cômodos.

-Todas as encomendas que chegarem ao condomínio devem sempre ser entregues na portaria, sem o porteiro tenha necessidade de sair de sua cabine e o entregador não passe daquele ponto do local. Muitos prédios têm uma passagem certa, por onde passam pacotes sem que haja o contato humano durante o procedimento. Nunca deve ser autorizado que o entregador suba até um determinado apartamento e, além disso, caso não seja esperada a encomenda é importante negar o atendimento logo já na portaria.

-Em ocasiões festivas, seja no salão de festas do local ou mesmo no apartamento, procure fazer uma lista de convidados e disponibilize-a na portaria do condomínio. Portanto, quem não estiver relacionado, não poderá adentrar o local sem a autorização do morador, que é o responsável pelo evento.

Lembre-se que a observação dessas simples regras pode ser o divisor de águas entre estar seguro e estar a mercê de ladrões e bandidos. Burlar as normas de segurança é colocar em risco a própria vida e também a vida de todas as pessoas que moram no mesmo condomínio, por isso, seja sempre cauteloso e previna-se!

Somente agindo dessa forma você poderá dormir tranquilo e saberá que você e sua família estão potencialmente protegidos de todas as atrocidades que ocorrem da lado de fora das casas em todo nosso país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *