Posso Jogar Água na Churrasqueira?

As Churrasqueiras – Panorama Geral

No nosso país, churrasco é praticamente um sinônimo de interação, comemoração e coisas positivas, como confraternização, por exemplo. E isso é uma das coisas que mais diferem de outros países, já que fora daqui, o churrasco é apenas uma maneira diferente de se preparar carnes. Aqui no Brasil é totalmente normal que o churrasco como um evento, dure bastante tempo, muitas vezes até mesmo o dia todo, e na grande maioria das vezes ele é feito visando comemorar algo especial.

É exatamente por esses motivos que muitas pessoas sonham e tem o desejo de ter uma churrasqueira em casa, já que isso facilita demais a realização desses eventos. Essa é uma questão que não tem dificuldades para ser solucionada, já que existem diversos tipos de churrasqueira, que acabam por ser compatíveis com as necessidades de várias pessoas, seja em questão de preço, tamanho, meio como será liberada a fumaça, entre outras coisas.

Também existem pessoas que não só desejam ter uma churrasqueira, mas desejam ter uma área completa de churrasco, e isso é mais benéfico ainda, pois quando se tem um espaço reservado para esse fim, evita-se coisas como bagunças em outras áreas da casa, além de a fumaça também não se espalhar por todos os lugares, deixando o cheiro concentrado somente onde realmente deve estar.

Além de tudo isso que já foi citado, quando se possui um ambiente assim, todos os eventos de integração ficam mais propícios, já que atinge-se o fim esperado, de que todas as pessoas fiquem reunidas confortavelmente. Com tudo isso é possível observar o porque as casas que possuem varanda e / ou áreas delimitadas para o churrascos tendem a ser ainda mais valorizadas no mercado.

Porém, existe um pequeno problema. Para se construir uma churrasqueira de alvenaria, que é a mais comum e tradicional, pode ser necessário gastar uma quantidade bem significativa de dinheiro, e além disso, ela também é um dos tipos de churrasqueira que mais demanda espaço, pois tem um tamanho bastante considerável. Abaixo serão apresentadas algumas alternativas a essa churrasqueira, que podem acabar solucionando essas questões que foram apresentadas.

Tipos Diferentes de Churrasqueiras

– Churrasqueira a Carvão:

Essa é uma das churrasqueiras mais tradicionais e consequentemente mais utilizadas, pois é exatamente o carvão que confere o gosto defumado e marcante do churrasco e é por isso que ela é tão famosa. Porém, esse também é um dos tipos de churrasqueira que mais produz fumaça, então se torna indispensável pensar e planejar um projeto muito bom de um sistema de escoamento, com um duto totalmente pensado para que essa fumaça tenha uma exaustão correta e adequada.

Churrasqueira a Carvão

Churrasqueira a Carvão

– Churrasqueira a Bafo:

Esse tipo de churrasqueira é famoso principalmente em filmes e séries estadunidenses, e ela pode ser encontrada em duas principais formas: a com acendimento a base de carvão, e a com acendimento de forma elétrica. Isso faz dela uma churrasqueira um tanto quanto versátil, já que ela pode ser usada tanto em ambientes internos, quanto externos, até mesmo a base de carvão, já que a tampa que esse tipo de churrasqueira possui, faz com que a fumaça produzida fique abafada e consequentemente potencializando ainda mais o sabor defumado típico de um churrasco.

Churrasqueira Pequena a Bafo

Churrasqueira Pequena a Bafo

– Churrasqueira Pré Moldada

Esse tipo de churrasqueira, como o nome sugere, já vem basicamente pronta e só necessita ser instalada. Isso agrada fortemente as pessoas que desejam montar um espaço para churrasco. Outro fator que atua como um ponto muito positivo dessa churrasqueira, é que elas podem economizar espaço, desde que antes da compra sejam feitas todas as medidas e tudo seja dimensionado adequadamente, tirando assim todas as possibilidades de equívocos.

Uma cosia que deve se atentar bastante é a saída da fumaça, já que caso ela fique voltada para algum local inadequado, como a própria casa, ou a casa de um vizinho, ou se a fumaça ficar inundando todo o espaço, pode acarretar muitos problemas, deixando ela até mesmo inutilizável.

Além dessa churrasqueira já vir pronta, a instalação necessária para a mesma é bastante simples, pois todos os seu módulos já são fabricados visando um encaixe fácil e perfeito. Por isso é possível que se estipule uma altura ideal e vários outros fatores dimensionais para a churrasqueira. Todas as peças que a constituem são feitas de concreto, e sua instalação pode ser feita tanto sobre uma cobertura, quanto ao ar livre, lembrando sempre de se ponderar o escoamento da fumaça sem gerar nenhum prejuízo.

Churrasqueira Pré Moldada

Churrasqueira Pré Moldada

Posso Jogar Água na Churrasqueira?

Muitas pessoa acreditam que jogar água na churrasqueira é a melhor alternativa para quando são formadas labaredas no momento em que a gordura da carne cai no fundo da churrasqueira – obviamente nos casos em que a churrasqueira não é elétrica – porém, essa não é a solução ideal, pois a água acaba fazendo que a churrasqueira como um todo perca o seu calor, e isso acaba comprometendo o ponto ideal da carne.

Acontece que essa informação também não é uma unanimidade entre os churrasqueiros, sendo que, tem alguns que afirmam que uma pequena quantidade de água – aproximadamente um terço de um copo do tipo americano – gera ótimos resultados, sem levantar fumaça.

Assim sendo, vale a pena fazer o teste e analisar se água é ou não um ponto positivo na hora de se preparar as carnes.

Cuidados ao Jogar Água na Churrasqueira

Cuidados ao Jogar Água na Churrasqueira

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *