Portas Corta Fogo

Novos e modernos equipamentos de segurança estão a cada dia chegando ao mercado procurando com isso garantir que casas, apartamentos novos possam oferecer mais segurança a seus moradores. Apesar de todas as medidas de segurança exigidas nas construções modernas, especialmente em locais onde a aglomeração humana é comum como em shoppings, edifícios de apartamentos, edifícios comerciais e mesmo nos condomínios mais simples, equipamentos bem cuidados e modernos nunca são demais, pois nunca se sabe quando uma tragédia de grandes proporções está para acontecer e nem onde irá ocorrer se assim fosse não haveria tantas tragédias como as que já temos sido testemunhas e que envolvem grandes incêndios e onde certos equipamentos de segurança muitas vezes fariam grande diferença para salvar muitas vidas. Foi pensando em dar uma maior proteção às vidas humanas em risco quando de incêndios que as Portas Corta Fogo foram inventadas.

Corta Fogo

O que São

Este novo tipo de porta se constitui em mais um equipamento de segurança que pode ser instalado em inúmeros locais que são estratégicos e que por isso mesmo ajudam muito na hora em que incêndios acontecem. Elas podem ser colocadas nas escadas dos edifícios, nas antecâmaras destes, nas entradas de apartamentos e de escritórios, em portas ou mesmo corredores que integram rotas de fuga, podem também ser colocadas em locais onde o acesso é restrito ou naqueles que se comunicam de maneira direta com as rotas de fuga como é o caso das saídas de emergência, lugares onde existe acesso de interligação entre edifícios em que se pode passar de um para outro, em áreas próprias para refúgio. Essas portas também são de grande utilidade para serem usadas nos locais onde é feita a proteção, transformação e medição de energia elétrica, também em paredes que separam ambientes onde há riscos industriais e nestes casos elas somente podem ser usadas para passagem de pessoas.

Segurança

Indicação

Respeitando as normas técnicas existentes e ainda de acordo com a capacidade de resistência ao fogo, estas portas são separadas em classes de acordo com o tempo de resistência que cada uma tem ao fogo sendo que essa resistência é medida em minutos. De acordo com essa classificação que depende do tempo de resistência ao fogo, as Portas Corta Fogo são então indicadas para instalação de acordo com a norma de numero 11.742, da ABNT. Quem faz a indicação de acordo com o calculo de risco existente é o Corpo de Bombeiros de seu estado ou de sua cidade, sendo que a especificação quanto à resistência da porta a ser colocada deve ser determinada por eles. Na pratica estas portas são usadas para saídas de emergência, rotas de fuga ou salas de segurança e servem para retardar, senão impedir que o fogo ou o calor se propague passando rapidamente de um local para o outro.

Incendio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>