Os Tipos de Lustres para cada Ambiente

Os lustres são a cereja do bolo de uma decoração. Depois de moveis perfeitamente escolhidos e colocados, tons de parede verificados e objetos, chega a hora de escolher a iluminação ideal para cada tipo de ambiente. Neste ponto a decoração se torna mais importante ainda, pois uma luz errada pode desvalorizar o espaço e os objetos usados. O lustre vem para complementar à decoração e finalizar a busca pela iluminação perfeita.

Imagem de Amostra do You Tube

O segredo da luz correta é que tipo de iluminação você deseja. Para ambientes voltados a leitura, quanto mais claro melhor. É preciso uma luz direta, dura e de cima para baixo. Este tipo de iluminação deve estar presente em escritórios, salas e terraços para se aproveitar ao máximo a lâmpada usada. Quanto mais clara ela for, melhor, por isso recomenda-se usar o tom branco de luz, ótimo para leitura noturna. Luzes amarelas cansam mais rapidamente a vista, por isso não são indicadas para serem usadas no escritório.

Lustres para cada Ambiente

Lustres para cada Ambiente

Caso você opte por um ambiente mais calmo, com uma sensação de aconchego, opte por luzes difusas, indo do teto para o piso. Este é o caso de quartos de crianças e bebês, quartos de casais e banheiros, ambientes considerados estressantes e que precisam de uma forcinha a mais para o relaxamento.

Por que usar Lustres?

 

 Você poderia usar tranquilamente apenas a lâmpada em seu bocal. Mas por que perder uma oportunidade de dar um visual mais sofisticado a sua casa? O produto vem sendo usado há séculos e sobreviveu até aos tetos rebaixados e iluminação pontual em cantos de paredes, em ambientes pequenos e vem ficando cada vez mais compacto, mas sem perder a graça. Desde os tempos da invenção da energia elétrica ele começa a ser usado como um artigo de decoração clássico e sofisticado, recebendo apenas mudanças para se adaptar aos modismos.

Os antigos lustres eram usados como referencia na decoração de ambientes. Teatros antigos como o Teatro Santa Isabel de Recife, com mais de 100 anos, mostram lindos lustres em suas salas de espera em vidro e ferro trabalhado. Alguns são encontrados em bronze em museus antigos, mostrando o quanto sofisticado pode ser o artigo.

Lustres dão mais graça aos tetos. Esta parte da casa costuma ser desprezada por não possuir muitos atrativos visuais. Mas quantas vezes você não admirou na casa de alguém uma linda luminária de teto? Pense no assunto se a ideia lhe agrada e quem sabe você pode montar uma linda decoração sem muito esforço. Lustres podem não custar caro e a ainda oferecerem conforto por ajudarem bastante na visualização do ambiente.

 Escolha Lustres de Acordo com seu Estilo

Lustres

Lustres

Cada decoração segue uma linha de estilo, e seu lustre deve navegar nela. Em lojas de produtos para decorar casa você vai encontrar uma infinidade de modelos e materiais diferente, mas tente manter a uniformidade do estilo em primeiro lugar. Se seus moveis são em estilo colonial, lustres de ferro com itens de vidro são uma ótima ideia. São modelos mais antigos, largos e pesados, que precisam de uma instalação complexa, mas com alto valor decorativo. Eles devem ser posicionados no centro do ambiente, em cima de uma mesa ou ponto central da sala, entre o estofado e a estante ou raque.

Modelos clássicos podem ser encontrados no melhor estilo vintage. Já pensou em reaproveitar lustres antigos e enviar para restauração? Procure brechós em suas cidades ou pessoas que estejam vendendo artigos de suas garagens. Quanto mais antigo for seu lustre, mais clássico ele será. Cuidado apenas que os lustres com vidros ou cristais pendurados precisam de um alto custo de restauração para ficarem igual ao modelo original.

Se sua decoração segue o estilo mais moderno, lustres em vidro são os mais bacanas. São modelos menores, transparentes, rentes com o teto em que a lâmpada é encaixada no meio do item. Combinam mais com moveis em MDF em tons preto com branco, branco ou marfim, ainda usando em algumas casas. Opte por modelos mais simples mesmo se sua casa é simples. O segredo é manter o mesmo estilo: nada de um lustre clássico demais se sua casa é moderna.

Se seus moveis possuem corte retos, e seu ambiente é pequeno, lustres quadrados são uma ótima pedida. Você pode optar por formato de caixa, com uma lâmpada central. Opte pelos difusores na sala para criar um ambiente modernista e tranquilo, aconchegante.

Lustres de cristal são produtos eternamente em moda, e uma boa dica para salas de jantar, corredores e salas de estar. O porte do produto será determinado por seu espaço. Em tetos altos, escolha lustres maiores, sendo o inverno em tetos baixos ou com roda teto para o visual não brigar um com outro.

Imagem de Amostra do You Tube

Para os quartos você pode brincar bastante na escolha do produto. Opte por lustres divertidos para quartos de crianças, como aqueles que criam figuras animadas nas paredes. Há modelos em vidros simples, baratos, que criam efeitos visuais como sombras de super heróis na parede ou figuras do sistema solar. Você pode usar lustres ainda que tocam musicas e criam um ambiente aconchegante para quartos de bebe, com iluminação divertida e colorida para animar a garotada e fazê-la perder o medo do escuro.

Com louças modernas, opte por lustres simples para o banheiro. Uma dica é usar o mesmo material que seu box e mesmo tipo de vidro trabalhado no lustre para manter a unidade na decoração. Este ambiente não precisa de muito requinte, mas pode-se optar por um lustre mais robustos como modelos em preto e branco se sua louça seguir este estilo, ou modelos mais simples, com a lâmpada descoberta mesmo.

Na cozinha você pode usar o estilo simplista também. Opte por lustres baixos, curtos, que não atrapalhem o visual do ambiente. Ele precisa manter o ambiente completamente iluminado, por isso os modelos curtos e abertos para difundir a iluminação são os mais indicados para este tipo de ambiente. Em quintal e área de serviço opte por lustres pequenos também mas com boa difusão da luz para aproveitar o máximo do cômodo da casa.

Um comentário

  1. Prado,

    Tudo bem? Gostaria de publicar uns posts seus no meu blog. O que vc acha? Aguardo o seu contato para conversarmos melhor.

    Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>