Modelos de Cubas para Banheiro

Ornamentar a casa tem sido cada vez mais prazeroso, e diferenciar na escolha do tipo de piso, o modelo da janela, a posição dos móveis são pedidas que estão em alta no mundo da decoração de ambientes. E não há nenhuma areada casa que fique de fora desse contexto de preocupação estético, até o banheiro que para muitos é uma área desvalorizada, está recebendo uma atenção especial. A novidade para decorar o banheiro se chama: Design de Cubas, e já está fazendo a cabeça de muitas pessoas que adoram redecorar suas casas.

E você Sabe o que é?

Bem, esse nome estranho se refere nada mais, nada menos que um item já conhecido por nós, mas por outro termo: lavatório. Ou para os menos interados do assunto, as conhecem como pia.

Cubas para Banheiro

Cubas para Banheiro

A questão é que a cuba não é um simples lavatório de banheiro, diferentemente do que costumamos ver disponível a venda em lojas de construção populares as cubas podem ser encontradas em diversos tamanhos (grandes, médias, pequenas), formatos (redondas, ovais, quadradas, tipo prato fundo, etc.) e tipos de materiais (inox, vidro, granito, mármore, louça, barro, poliéster entre outros) e pode ser usada de diversas formas (mas é sempre colocada a baixo do tampo ou de algum outro suporte).

Cuba para Banheiro

A cuba é um artigo elegante e se adapta a diversos ambientes, a grande dificuldade ao se escolher uma cuba se refere ao desenho dela (pois existe uma infinidade de modelos).

Antes de Comprar Atente para as Seguintes Marcações

1) A bancada de apoio que deverá suportar a cuba precisa ser mais baixa do que a que é feita para os modelos de embutir, é preciso observar também que a torneira deve ficar idealmente 25 cm acima da borda da pia.

2) A Torneira e a pia devem ser pensadas como um conjunto e escolhidas ao mesmo tempo para garantir a unidade de estilo e que a água caia diretamente sobre o ralo, evitando possíveis arrependimentos pós compra;

3) Depois da instalação é mais fácil substituir a cuba de apoio que a de embutir. Isso te dá uma opção de mudanças de visual pro seu banheiro.

4) Opte por sifões (dispositivo para transportar um líquido de uma altura para outra mais baixa) normais do tipo flexível que se adaptam a todos os modelos de cuba evitando trocá-los.

Tipos de Cubas para Banheiro

Como dito anteriormente existe uma enorme variedade de tamanhos e formas de cubas. Altas baixas, estreitas ou largas, mas quando falamos em termos de limpeza as arredondadas são mais práticas que as retas, afinal elas não acumulam sujeira nos cantinhos.

Alguns modelos podem vir com furos para torneira e suporte para toalhas na própria peça. As diferentes nomenclaturas vêm do tipo de instalação das cubas. Conheça melhor cada uma delas:

Modelo de Embutir 

É o tipo mais comum, conhecido também como cuba de encaixe e popular, por ser o modelo mais econômico e oferecer um visual simples ao ambiente. É colado por baixo da bancada e essa por sua vez precisa ser feita com um recorte na medida exata da cuba.

São diferentes das cubas de sobrepor apenas pelo fato desse modelo se encontrar totalmente encaixado no tampo da sua superfície, e o mesmo tampando as bordas da cuba, como se ela tivesse sido encaixada na parte de baixo da superfície.

Imagem de Amostra do You Tube

Por ser um modelo totalmente encaixado, demanda mais espaço e seu design totalmente clássico deixa a questão pendente: é provável que não fique bem em ambientes com características modernas e despojadas.

Este tipo de cuba, também pode ser chamada de invisível, afinal ela fica escondida de nossos olhos.

Modelo Montada

São as cubas que são feitas no mesmo material que a bancada, Dando a impressão visual de uma peça única. Algumas possibilitam ainda o efeito improvisado de fazer o ralo desaparecer, para isso é preciso deixar a base em forma de rampa, com um espaço distanciando a lateral da base do fundo e da parede da bancada.

Esse modelo sai em preço mais econômico que peça pronta e que possuem o mesmo mecanismo.

Cubas Montadas

Cubas Montadas

Modelo de Apoio

Esses modelos costumam ter design moderno e despojado. Essas são as peças que necessitando apenas do furo para escoamento da água, pois elas são colocadas inteiramente sobre a bancada. Prefira os modelos arredondados ou ovulados, pois os quadrados, nem sempre têm uma boa qualidade de escoamento;

As torneiras para este modelo de cuba devem ser de parede ou então mais altas do que a cuba utilizada.

Lembre-se sempre que esse tipo de cuba demanda um pouco mais de espaço, por isso, para ambientes que possuem pouco espaço esse modelo não é a melhor opção.

Modelo de Sobreor

Diferentemente do modelo anterior, essas resgatam um design clássico ao ambiente e são pedidas quando a intenção é dar destaque à cuba, deixando-a mais robusta.

Elas são embutidas pelo lado de cima da bancada, deixando uma moldura aparente. E Também exigem que a bancada seja recortada precisamente na forma da cuba. Exatamente por elas ficarem um pouco para fora, demandam menos espaço no interior da sua superfície.

Elas se adaptam com perfeição a qualquer ambiente, especialmente em banheiros pequenos.

Modelo de Semi-Encaixe

Elas são mais delicadas, modernas e podem vir a conter diferenciais funcionais. Elas ficam com a parte frontal suspensa (para fora da área da bancada) e são ideais para situações em que a bancada tenha pouca profundidade.

É importante lembrar que não são encontradas somente em modelos retos, então procure as que tenham os cantos mais arredondados, para não ter problemas com o escoamento.

Esse modelo se encaixada como as de sobrepor, mas ainda está fica em evidência, como as de apoio.

Imagem de Amostra do You Tube

Modelo de Parede

Assim como as cubas anteriores, essas podem ser utilizadas quando as bancadas tiverem pouca profundidade, mas trazem a vantagem de poder dispensar o uso da bancada, já que ficam afixadas diretamente na parede.

Essas são ideais para utilização com bancadas de vidro ou outros materiais delicados que não suportem o peso de uma cuba convencional.

Agora que você já viu os modelos diferentes que encontramos de cubas, pode criar novos designs para o seu banheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>